Modelagem 3D para iniciantes

Modelagem 3D para você dominar praticamente todo o pipeline de modelagem 3D: da busca por referências a baking maps, texturização e renderização final. No processo você usará ferramentas profissionais como Autodesk Maya, Blender, Substance Painter, Marmoset Toolbag e Adobe Photoshop para pós-produção. Ao final do curso, você terá 5 trabalhos em seu portfólio.

14 módulos

sobre todos os estágios da produção 3D

Portfólio

pronto para freelance

Projeto real

com empresa parceira
Escola online das profissões
mais procuradas

Mais de 40 horas

treino prático
-40%
até 26 de dezembro
Trailer
O nosso mentor do curso contara mais sobre o curso e o que você aprenderá nele.

3D - é uma habilidade versátil que é necessária em todos os lugares hoje: em design gráfico, produção de publicidade, produção de filmes, jogos e animação.

R$ 4.520,00
+1 000
vagas
É a renda média de de um artista 3D nos EUA. Em locais onde a produção de filmes e empresas de TI estão concentradas no país, esse valor é 2 a 2,5 vezes maior
É a estimativa que envolvam habilidades 3D. De acordo com dados de Agosto de 2020 para todos os empregos publicados

Para quem é o curso

Para aqueles que querem fazer gráfico em 3D

Designers gráficos e ilustradores

Não importa onde você quer encontrar sua vocação: no desenvolvimento de jogos, animação, produção de filmes, ou design de interiores — no curso você terá uma boa base para trabalhar com 3D. Você usará técnicas e ferramentas que são usadas em todos os lugares, independentemente do setor.
Você pode complementar seu conjunto de habilidades com uma das mais solicitadas hoje em dia. Você pode implementar qualquer idéia criativa e economizar muito tempo substituindo a renderização manual pela renderização 3D. Com o 3D, seus sites, gráficos publicitários ou ilustrações comerciais brilharão com novas dimensões

Sua experiência prática

Compreendendo o Pipeline

Você entenderá como é o processo de trabalho em uma visualização 3D passo a passo. Você será capaz de alocar tempo de forma eficiente e não fazer movimentos desnecessários.
Você pode criar modelos de complexidade média no Maya. No curso, você vai criar modelos de granada, rádio transmissor e sabre de luz do zero

Modelagem 3D

Você aprenderá uma variedade de técnicas de mapeamento de textura, incluindo mapeamento UVW. Entenda como fazer texturas procedurais e literalmente pintar texturas em um modelo no Substance Painter.

Texturização

Entenda como o editor de material funciona no Maya. Veja como os materiais se comportam na renderização final. Personalize seus materiais na ferramenta Marmoset.

Trabalhando com materiais

Aprenda a criar ambos high-poly e low-poly (mais leve). Essa habilidade é especialmente exigida no desenvolvimento de jogos.

Criação de high-poly e low-poly

Você será capaz de preparar e misturar todos os mapas necessários — para que a renderização final pareça realista e fascinante.

Baking Maps

Você usará a ferramenta para adicionar toques finais às texturas e à imagem final.

Refinamento no Photoshop

Você será capaz de preparar a cena inteira para se transformar em uma bela renderização: ajuste as fontes de luz, aprenda a posicionar a câmera de maneira favorável.

Configuração de cena e renderização

Quais ferramentas você aprenderá

Autodesk Maya

Uma das soluções mais populares do mundo para trabalhos complexos em 3D.

Marmoset Toolbag

Ferramenta de renderização em tempo real com editor de material integrado.

Um software para texturizar objetos 3D, uma característica é uma técnica que permite "pintar" uma textura em cima de um modelo e ver imediatamente o resultado.

Substance Painter

Adobe Photoshop

Pacote gráfico para criação e processamento de imagens.

Blender

O Blender é um software de criação 3D. Esta ferramenta gratuita e de código aberto e oferece funcionalidade completa para modelagem, animação, criação e renderização de conteúdo 3D interativo, renderização e pós-processamento.

Lucas Silva

Lead 3D Artist na Afterverse
Autodesk Maya certified professional
Autodesk Maya certified associate
Com experiência nacional e internacional, já trabalhou em jogos para consoles, cinematics para MMOs, documentários, serious games e simuladores em realidade virtual.
Mentor
CG Award
Featured Artwork
Os trabalhos dos professores
Como está organizado o processo educacional?
Você assiste às aulas on-line
Realiza tarefas
Projetos práticos que irão te preparar para o mercado de trabalho
Recebe comentários dos mentors
Eles corrigem suas tarefas e dão recomendações sobre o seu desenvolvimento
Defende seu projeto de tese
O seu trabalho final será desenvolvido com base em uma demanda real da indústria
Em qualquer dispositivo, em qualquer lugar, em qualquer momento
Este é um curso básico adequado para iniciantes do zero!
Ensinaremos o básico com clareza e facilidade, haverá muita prática, para que suas mãos se lembrem de tudo por você. Após o curso, você terá diversas áreas de atuação nesta área nas quais poderá se desenvolver ainda mais e agregar ao seu portfólio e currículo.
Trabalhos artísticos dos alunos criados durante o curso
Experimente um projeto real e tenha a chance de entrar na indústria!
A VOID STUDIOS fundada em Fevereiro de 2015 e situada na cidade de São Paulo, surgiu com o objetivo de desenvolver jogos de alto nível de diversão, enredo e jogabilidade. A VOID busca desenvolver jogos para os diferentes jogadores, do casual ao hardcore, do clássico ao inovador.

MISSÃO - “Criar, estruturar, desenvolver, distribuir e divertir.”
Parceiro do curso
Programação
Módulo 1 - Introdução a profissão
  • O que é ser um artista 3D?
  • Pipeline de arte 3D para games e suas aplicações possíveis.
  • Importância do portfólio, sites, comunidades, empresas nacionais e internacionais e referências nacionais e internacionais.
Módulo 2 - Introduzindo o Maya
  • Uma introdução ao processo e familiarização com o Autodesk Maya.
  • Explorando os fundamentos da modelagem 3D.
  • Criar a forma básica do futuro modelo de uma granada.
  • Elaborar o material inicial, cor do modelo e brilho.
  • Configurar uma cena e a iluminação.
Módulo 3 - Criando um modelo de uma granada
  • Definir o escopo e busca de referências.
  • Criação de um modelo da granada high poly.
  • Criação de um modelo de uma granada low poly no Maya baseado no modelo de high poly.
  • Mapeamento UV, criar o mapeamento e preparar para texturização.
  • Baking no Substance Painter.
  • Texturização em substance painter.
  • Setup, iluminação e render no Marmoset Toolbag.
Módulo 4 - Introduçao ao Blender
  • Introduçao e interface
  • Montando a granada 2.0
Módulo 5 - Render com eevee e cycles
  • Eevee
  • Cycles
Módulo 6 - Criando um modelo de um rádio transmissor
  • Escopo e busca de referências.
  • Criação de um modelo high poly do rádio no Maya, utilizando técnicas avançadas.
  • Criação de um modelo do rádio low poly.
  • Mapeamento UV com técnicas avançadas.
  • Bake e preparação para texturização.
  • Texturização avançada no Substance Painter.
  • Setup, iluminação e render no Marmoset Toolbag.
Módulo 7 - Criando um sabre de luz high poly
  • Escopo e busca de referências.
  • Blocagem: formas iniciais e silhueta.
  • Modelagem avançada de formas.
  • Detalhes finos.
Módulo 8 - Criando um sabre de luz low poly
  • Retopologia e conceitos de game mesh.
  • Criação de uma versão low poly do modelo.
  • Normais: soft e hard e aplicações.
Módulo 9 - Mapeamento UV
  • O que é mapeamento UV a fundo e sua importância.
  • UV shells e ferramentas avançadas.
  • Texel density e aplicação.
  • Criando o layout final das UVs.
Módulo 10 - Baking e mixing maps
  • Teoria de baking textures e sua importância.
  • Configuração de baking avançado com elementos sobrepostos.
  • Introdução ao photoshop e ferramentas básicas.
  • Como corrigir mapas utilizando o photoshop.
Módulo 11 - Teoria da texturização
  • Introdução a texturização.
  • O que são shaders e texturizadores PBR?
  • Abordagens para texturas PBR e suas aplicações (Spec/Gloss e Metal/Rough)
  • Observação e aplicação artística para criação de texturas.
Módulo 12 - Texturização
  • Introdução da prática de texturização.
  • Dicas e guias para otimizar a texturização.
  • A escolha dos materiais de base. A primeira camada de texturas.
  • Segunda camada de texturas, detalhes médios.
  • Desenvolver os materiais e camadas.
  • Terceira camada de detalhes, detalhes finos, decals.
  • Quarta camada de detalhes, sujeiras, desgastes e ferrugem.
Módulo 13 - Trabalho final com Blender
  • Montando o avião
  • Finalizaçao do projeto
Módulo 14 - Render em Marmoset
  • Importar um modelo.
  • Configurar os materiais.
  • Configurar o cenário e a luz.
Módulo 1 - Introdução a profissão.
  • O que é ser um artista 3D?
  • Pipeline de arte 3D para games e suas aplicações possíveis.
  • Importância do portfólio, sites, comunidades, empresas nacionais e internacionais e referências nacionais e internacionais.
Módulo 2 - Introduzindo o Maya
  • Uma introdução ao processo e familiarização com o Autodesk Maya.
  • Explorando os fundamentos da modelagem 3D.
  • Criar a forma básica do futuro modelo de uma granada.
  • Elaborar o material inicial, cor do modelo e brilho.
  • Configurar uma cena e a iluminação.
Módulo 3 - Criando um modelo de uma granada
  • Definir o escopo e busca de referências.
  • Criação de um modelo da granada high poly.
  • Criação de um modelo de uma granada low poly no Maya baseado no modelo de high poly.
  • Mapeamento UV, criar o mapeamento e preparar para texturização.
  • Baking no Substance Painter.
  • Texturização em substance painter.
  • Setup, iluminação e render no Marmoset Toolbag.
Módulo 4 - Introduçao ao Blender
  • Introduçao e interface
  • Montando a granada 2.0
Módulo 5 - Render com eevee e cycles
  • Eevee
  • Cycles
Módulo 6 - Criando um modelo de um rádio transmissor
  • Escopo e busca de referências.
  • Criação de um modelo high poly do rádio no Maya, utilizando técnicas avançadas.
  • Criação de um modelo do rádio low poly.
  • Mapeamento UV com técnicas avançadas.
  • Bake e preparação para texturização.
  • Texturização avançada no Substance Painter.
  • Setup, iluminação e render no Marmoset Toolbag.
Módulo 7 - Criando um sabre de luz high poly
  • Escopo e busca de referências.
  • Blocagem: formas iniciais e silhueta.
  • Modelagem avançada de formas.
  • Detalhes finos.
Módulo 8 - Criando um sabre de luz low poly
  • Retopologia e conceitos de game mesh.
  • Criação de uma versão low poly do modelo.
  • Normais: soft e hard e aplicações.
Módulo 9 - Mapeamento UV
  • O que é mapeamento UV a fundo e sua importância.
  • UV shells e ferramentas avançadas.
  • Texel density e aplicação.
  • Criando o layout final das UVs.
Módulo 10 - Baking e mixing maps
  • Teoria de baking textures e sua importância.
  • Configuração de baking avançado com elementos sobrepostos.
  • Introdução ao photoshop e ferramentas básicas.
  • Como corrigir mapas utilizando o photoshop.
Módulo 11 - Teoria da texturização
  • Introdução a texturização.
  • O que são shaders e texturizadores PBR?.
  • Abordagens para texturas PBR e suas aplicações (Spec/Gloss e Metal/Rough).
  • Observação e aplicação artística para criação de texturas.
Módulo 12 - Texturização
  • Introdução da prática de texturização.
  • Dicas e guias para otimizar a texturização.
  • A escolha dos materiais de base. A primeira camada de texturas.
  • Segunda camada de texturas, detalhes médios.
  • Desenvolver os materiais e camadas.
  • Terceira camada de detalhes, detalhes finos, decals.
  • Quarta camada de detalhes, sujeiras, desgastes e ferrugem.
Módulo 13 - Trabalho final com Blender
  • Montando o avião
  • Finalizaçao do projeto
Módulo 14 - Render em Marmoset
  • Importar um modelo.
  • Configurar os materiais.
  • Configurar o cenário e a luz.
Resumo do curso
Habilidades profissionais:
3D Artist
Posição
Modelagem 3D no Maya e Blender
Criação de high-poly e low-poly
Texturização no Substance Painter
Trabalhando com mapas UVW
Configuração dos materiais
Baking Maps
Renderização no Marmoset Toolbag
Pós-produção no Photoshop
R$ 5.200,00/mês
Pleno:
Certificado Mentorama
Confirma que você concluiu o curso e se torna um argumento adicional ao se candidatar a um emprego.
(Glassdoor)
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Você pode pagar o curso a vista ou parcelado. Deixe um pedido, o nosso especialista vai entrar em contato e ajudará você a escolher o melhor esquema de pagamento.
Início
26 de dezembro
Restam
12 vagas
de desconto
40%
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R$ 100,00
R$ 2.000,00
Até 12 vezes de
Preço total sem desconto
Preço total a vista
R$ 1.200,00
*Crédito sujeito à aprovação pelo parceiro financeiro com incidência de juros.
Perguntas e respostas
Como está organizado o ensino em grupos?
Todo o curso é conduzido de forma individual. Os professores corrigem as tarefas de casa e dão dicas como melhorar o trabalho. Você também pode fazer qualquer pergunta ao mentor no chat ou conversar com o seu grupo.
É possível pular os módulos?
No final de todo módulo há uma tarefa prática. Ao resolvê-la, você liberará o próximo módulo. Essa metodologia garante que você terá motivação de continuar a estudar e nós garantimos que você cumprirá todas as tarefas necessárias.
Qual o cronograma de treinamento? É possível combinar com o trabalho?
Você pode trabalhar com os materiais do curso a qualquer momento, avançando no programa em seu próprio ritmo. Além disso, todas as aulas estarão disponíveis desde o ínicio seus estudos por 2 anos. Assim, você pode atualizar seu conhecimento sempre que precisar. Todo formato de treinamento é pensado de forma que você possa combiná-lo com o trabalho, o estudo e a vida pessoal.
Quantas horas por semana precisarei dedicar aos estudos?
Tudo depende de você. Em média, os alunos gastam aproximadamente duas horas por semana.
Eu vou poder me comunicar com os mentores?
Dentro do chat, você terá um instrutor, e o instrutor irá comentar os seus deveres de casa e dar dicas. Você terá a chance de aprender mais com a experiências dos nossos mentores – os líderes do mercado da sua área, aproveitar seu conhecimento e lifehacks.
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Programação
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Aprenda com os melhores profissionais do mercado, domine as habilidades aplicadas e aprimore-as em projetos reais. Assuma o controle do seu tempo, estudando quando for conveniente.
88
dos alunos conseguiram emprego após o curso
40
online para estudar
Marketing
%
cursos
Escola online das profissões mais procuradas
Av. Brg. Faria Lima, 2369 - São Paulo -SP
© Mentorama, 2020-2021 | CNPJ: 36.860.664/0001-78