5 TED Talks para designers de jogos

Você é designer de jogos e está procurando inspirações? Confira 5 TED Talks que você deveria assistir!

TED Talks (Tecnologia, Entretenimento e Design) são vídeos de conferência realizados em diversos países. Em geral, são falas curtas, de até 18 minutos, que têm como principal objetivo propagar ideias que valem a pena divulgar e introduzir novos pontos de vista em determinados assuntos.

Há 20 anos, o tema de muitas reportagens têm sido o video game e seu impacto na sociedade. Os palestrantes incluem desenvolvedores renomados e outros representantes da indústria. Nesse artigo, selecionamos 5 TED Talks que todo profissional da área de game design deveria assistir! Continue lendo e saiba quais são eles.

Leia também: Design: dicas para ter criatividade

Shimpei Takahashi: jogue este jogo para ter ideias originais

Nesse TED, Takahashi fala sobre a técnica de Shiritori que despertou sua imaginação. Shiritori é um jogo no qual você cria cadeias de palavras, onde cada nova palavra começa com a última letra da anterior e todas as palavras que vêm à mente estão associadas ao tópico e à ideia em que você está trabalhando.

Usando esse método, Shimpei Takahashi criou alguns brinquedos muito populares, entre eles: uma escova de dentes na forma de uma guitarra elétrica e um filme aéreo que você pode estourar infinitamente.

Tom Hulme: o que podemos aprender com os atalhos?

“A empatia pelo que seus clientes desejam é provavelmente o maior indicador de sucesso nos negócios”, diz o designer Tom Hulme. Nesta curta palestra, ele apresenta três exemplos perspicazes da interseção de design e experiência do usuário, onde as pessoas desenvolveram seus próprios caminhos de desejo por necessidade. 

Segundo ele, depois de saber como identificá-los, você começará a notá-los em todos os lugares. Como exemplo, ele pega os “caminhos populares” – caminhos esses que as pessoas trilham para pegar um atalho. Tom traz histórias de “trilhas folclóricas” de diferentes partes do mundo: Brasília e Boston, a University of California e o American Institute of Health, o aeroporto e os acessos ao estádio de futebol.

Yves Morieux: seis regras para simplificar a crescente complexidade profissional

Por que as pessoas se sentem tão infelizes e descomprometidas com o ambiente de trabalho? A resposta é que, hoje em dia, a complexidade dos negócios é cada vez maior e mais estonteante. Além disso, os pilares tradicionais da gestão estão obsoletos, de acordo com Yves Morieux. 

Com isso, ele afirma que cabe aos funcionários se desdobram para dar conta das interdependências. Nesta palestra dinâmica, Morieux apresenta as seis regras da “simplicidade inteligente”. 

Amy Green: um videogame para lidar com a dor

Em 2010, Joel, o terceiro filho de Amy, foi diagnosticado com um tumor cerebral de crescimento rápido. A quimioterapia não ajudou, e os médicos previram vários meses de vida para o menino. Então Amy veio com uma história sobre o bravo cavaleiro Joel, que lutou com o dragão chamado Câncer. 

Ela contava essa história aos filhos mais velhos ao colocá-los na cama e, todas as noites, ela contava a continuação das aventuras de Joel. A lenda não precisava terminar com a derrota do cavaleiro – o tratamento paliativo deu a Joel vários anos de vida. Então Amy e seu marido decidiram traduzir a experiência da família em um videogame – e contar como eles se sentem.

David Perry: sobre Design 

Primeiro, David conta com muito humor como decidiu fazer jogos – na atmosfera da guerra civil na Irlanda. Em seguida, o designer de jogos compartilha as estatísticas da indústria de videogames: por exemplo, homens e mulheres têm quase o mesmo interesse em jogos, a idade média de um jogador em 2005 é de 30 anos, entretanto, os jogos são comprados por pessoas que já passaram dos 37.

Na segunda parte de sua palestra, David se dirige a um colega, Michael que gravou um vídeo emocionante sobre por que ele se considera viciado em jogos, por que não tem medo desse vício e por que os jogos se tornarão uma grande área de arte e propaganda em um futuro próximo.

Esperamos que esse compilado de TED Talks possam te ajudar a dar um upgrade na sua carreira e lembre-se: essas palestras valem o “play” e a hora de ingressar em uma carreira de sucesso é aqui e agora.

Escrevemos sobre conceitos e notícias do mundo do design, programação, desenvolvimento de jogos, educação, desenvolvimento pessoal, carreira e negócios.
Inscreva-se em nosso blog

Não te mandaremos spam!
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments