“A área de UX & UI Design está melhor do que nunca”

Confira a entrevista com Andrey Knabbenn, product designer na Simples Dental e criador do perfil @andreyknabbenn, referência em UX & UI Design

Conversamos com Andrey Knabbenn, product designer na Simples Dental e criador do perfil @andreyknabbenn no Instagram, referência em UX & UI Design. 

Ele compartilhou sua trajetória na indústria de design, dicas para quem está começando e conselhos sobre como se destacar em entrevistas de emprego e no mercado de trabalho.

Quer saber mais? Leia a entrevista exclusiva abaixo:

Nos conte um pouco sobre sua trajetória profissional.  

Bem antes de começar minha carreira, eu sempre tinha em mente uma coisa: eu quero trabalhar com algo que seja no computador. 

Aos 13 anos, eu já “brincava” no photoshop manipulando imagens e me encantei ainda mais quando descobri que dava pra ganhar dinheiro com isso. Então, eu criei e vendi um flyer que fiz com o que tinha aprendido fuçando a ferramenta.

Nessa época, eu nem sonhava com o poder do design, ou como eu poderia usar isso como carreira. O meu primeiro emprego foi numa gráfica, onde trabalhava com impressão e fazendo cartões de visita em menos de 5 minutos com o cliente ao lado guiando o meu mouse. 

Foi um emprego que fiquei pouco tempo, mas me ajudou a ter as primeiras noções básicas. 

Noção 1: o design não é para mim, é para o cliente. 

Noção 2: As coisas precisam ter um propósito. 

Noção 3: descobri que na prática eu não gostava tanto assim de design gráfico e isso foi valioso para nortear minha carreira e vida profissional para um rumo a qual me sentia mais realizado.

A partir daí, trabalhei outro tempo em uma agência que ainda fazia materiais gráficos, mas com um “pé” já no digital, e as coisas ficaram melhores ainda no meu terceiro emprego, também numa agência, mais voltada para a criação de sites.

Nesse emprego, desenvolvi MUITO minha habilidade de criação e comunicação, descobri que na verdade, a comunicação é uma das skills mais importantes na área, e isso a faculdade não ensina. 

Ainda nessa época, eu criava sites tendo em mente o propósito do cliente, o objetivo de o site existir, e levando em consideração as regras de usabilidade, mas foi apenas depois daí que eu descobri sobre a área que tanto amo: UI / UX.

Descobri que eu já pensava em User Interface e Experiência do Usuário, mesmo sem saber que existia um estudo gigantesco e em constante crescimento.

A época em que mais desenvolvi essas skills e estudei a fundo a parte de UX em produto, foi quando comecei a trabalhar com produto digital na Organizze.

Muito do meu aprendizado foi através do “conhecimento sob demanda”, eu sempre fui aprendendo conforme lidava com coisas que não conhecia, tudo o que eu não sei, eu pesquisei e aprendi, foi isso que me deu muito aprendizado para seguir por 3 anos no cargo de Product Designer na Organizze, gerando melhorias para o app e criando features que geram valor para o produto, usuários e negócio.

E como estou hoje? Hoje estou em outro desafio: trabalhando para a área odontológica, atuando como Product Designer na Simples Dental, aprendendo cada vez mais sobre essa área que ainda é nova pra mim, e me dedicando a cada dia mais para gerar valor e experiências prazerosas para as pessoas.

Na sua opinião, como está o cenário brasileiro para quem quer trabalhar com UX & UI Design?

Está melhor do que nunca, as empresas estão entendendo cada vez mais sobre a necessidade da nossa área. 

Elas estão aprendendo que o que a gente faz não é apenas deixar as coisas bonitas, mas gerar valor e aumentar a chance de crescimento da empresa com profissionais que entendem sobre como gerar valor e traduzir ideias para os usuários finais.

Quais as suas dicas para quem quer começar uma carreira em UX & UI Design?

Primeiro de tudo, começar com os fundamentos básicos, entender sobre a diferença entre UX e UI e como essas áreas funcionam de “mãos dadas”.

Conhecer os fundamentos básicos de UX & UI Design é fundamental

Diria que também é indispensável estudar sobre metodologias de UX, para pelo menos começar a conhecer e entender como funciona, mas não precisa se preocupar em decorar nada. 

Para a parte de UX também é importante conhecer sobre as regras básicas e Leis de UX. Fica a dica aqui de alguns sites:

Leis de UX: https://lawsofux.com/

Vários links para te auxiliar: https://www.uxlibrary.org/

Blog de UX super útil: https://www.nngroup.com/articles/

E claro, investir em um curso também é uma ótima opção, pois é um bom atalho, já que você conseguirá seguir um “roteiro” para crescer de forma mais linear e guiada.

O seu perfil no Instagram (@andreyknabbenn) é uma referência para muitos profissionais que trabalham ou pretendem trabalhar com UX & UI Design. Como surgiu a ideia para criar o perfil? E de onde vem a inspiração para os temas que você aborda no perfil?

Esse meu perfil surgiu como uma forma de eu documentar meu aprendizado, essa é a ideia original. Eu estudei muito sobre retenção de conhecimento, e vi que uma maneira que facilita o aprendizado é escrever sobre o que se aprende e ensinar outras pessoas. 

Resolvi unir o útil ao agradável.  Com esse perfil eu aprendo e ainda ajudo outras milhares de pessoas a aprenderem também.

Muito da inspiração dos conteúdos que eu produzo vem do meu dia a dia, geralmente eu esbarro em alguma ideia enquanto estou trabalhando, e guardo como um insight para postar no meu instagram posteriormente.

A pandemia intensificou o número de brasileiros que trabalham para empresas de outros países e recebem em moeda estrangeira. É possível trabalhar dessa forma como UX & UI Designer?

Muito, na verdade, esse tem sido até o novo padrão. As empresas estão entendendo que o home-office deu certo. Hoje, o nosso trabalho é muito centrado no computador. 

Conseguimos nos comunicar facilmente com o time por meio de reuniões online, conversar com usuários, fazer testes de usabilidade. Enfim, tudo tem funcionado para que a gente consiga fazer nosso trabalho normalmente de forma remota.

Muitas pessoas também têm migrado de outras áreas para UX & UI Design, pois veem essas profissões como possibilidades de crescimento e impacto. Quais conselhos você daria para a transição de carreira não ser tão estressante?

Levar tudo numa boa e entender que é normal o “medo” de ter que lidar com tanto conteúdo. A nossa área tem um leque gigante de opções e de coisas para aprender, o segredo é ter foco e criar um plano de estudos para descobrir as coisas de forma gradativa.

Eu, por exemplo, aprendi muita coisa sob demanda, conforme fui precisando. 

Outro ponto, é que quando se trata de transição de carreira, é interessante fazer um “test drive” na área, então a dica que dou é ver conteúdos sobre pessoas que já estão trabalhando com isso para entender se você realmente irá se sentir bem com a área no dia a dia.

Isso é o que eu chamo de “transição segura”, o segredo é ir com calma e não se preocupar em saber tudo, eu até hoje vivo descobrindo coisas novas, isso é super normal.

Segundo dados do Fórum Econômico Mundial, habilidades em design estão entre as 15 competências que são consideradas de alta demanda dentro das organizações. Cada vez mais as empresas vêm investindo na contratação de profissionais de Design. Para quem está no processo de entrevistas de emprego, quais as suas dicas para uma entrevista bem sucedida?

Acho que primeiro de tudo é interessante entender o propósito das coisas, o “porquê”. Numa entrevista, por exemplo, se você estiver apresentando o seu case, seja claro sobre o porquê das decisões que tomou. Os avaliadores querem entender o propósito, sua linha de pensamento e sua capacidade de resolver problemas.

Outra regra de ouro é você chegar com um estudo prévio da empresa a qual está fazendo a entrevista, para não cair “de paraquedas”. Isso fala muito sobre você, mostra que você tem um senso de compromisso, quer mesmo fazer parte da empresa, e já tem um conhecimento prévio sobre o porquê de estar ali. 

Isso é o básico: saber o mínimo sobre a empresa. E uma dica  extra (que nem sempre é aberta para todos), é ter noção sobre os produtos/projetos que a empresa já possui atualmente. 

Quer impactar sua carreira? Entre em contato e descubra como podemos te auxiliar.

Escrevemos sobre conceitos e notícias do mundo do design, programação, desenvolvimento de jogos, educação, desenvolvimento pessoal, carreira e negócios.
Inscreva-se em nosso blog

Não te mandaremos spam!
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Diego Gusmão
Diego Gusmão
2 meses atrás

Que ótimo poder ter acesso á esse tipo de conteúdo. Estou a cada dia mais motivado, e ler esse tipo de conteúdo ajuda muito.