“Cada profissional é um universo em expansão”

Confira nossa entrevista com Henrique Cacique, People Lead da ioasys, que compartilhou sua experiência e dicas sobre o mercado de trabalho

A área de tecnologia e inovação apresenta novas tendências e oportunidades no mercado de trabalho de tempos em tempos. E quer saber um segredo? Os profissionais que estão atualizados sobre essas tendências podem impulsionar suas carreiras.

Pensando nisso, nós conversamos com o Henrique Cacique, People Lead da ioasys. Ele compartilhou sua trajetória, dicas incríveis e as principais tendências de mercado no ramo de tecnologia. 

Quer saber mais? Leia a entrevista exclusiva abaixo:

Henrique, nos conte um pouco sobre a sua trajetória profissional?

Venho de uma família de mulheres fortes e empreendedoras. Eu comecei muito cedo como designer gráfico na minha própria comunidade. Já na Faculdade de Comunicação, me dediquei muito a estudar arte e design, além dos trabalhos ligados à gestão de pessoas e responsabilidade social.

 Tive o privilégio de fazer bons estágios e trabalhar para grandes multinacionais e no final da faculdade decidi empreender em um estúdio de design de móveis. Os produtos eram um sucesso, mas os desafios de gerir uma empresa com grana curta e sem incentivo do governo fizeram o negócio não dar certo. 

O sucesso da marca foi tão grande que logo quando decidi encerrar as atividades em 2019 eu fui convidado pelo Walter Neto, fundador da ioasys, para assumir uma posição no marketing aqui da ioasys e em 2020 me tornei líder dentro do time de People. 

Hoje tenho o prazer de liderar as equipes de Diversidade, Ética, Criação e Operações. Além de ter interface com todas as áreas da empresas por meio das nossas ações de employee experience.    

Compartilha com a gente um pouco mais sobre a ioasys e como ela atua no mercado?

A ioasys faz parte do Grupo Alpargatas, uma empresa centenária, global e inovadora. Caminhando juntos, desenvolvemos soluções de ponta a ponta, promovendo a transformação digital de grandes empresas do mercado nacional e internacional. Nossa caminhada agora é com Havaianas no pé.

Somos especialistas em criar soluções únicas para empresas ousadas. Digitalmente, mas sempre com alma. Para nós inovação, design e tecnologia são meios que utilizamos para trazer o melhor do universo digital para os nossos clientes.

Somos formados por um time diverso e múltiplo que acredita na essência das entregas feitas de pessoas, para pessoas. Transformamos a sociedade em parceria com algumas das maiores empresas do mercado nacional e internacional, como: Banco Inter, Burger King, BASF, VR Benefícios, LATAM Airlines, Pfizer, Localiza, Fleury, DMCard, Fundação Dom Cabral e Suvinil. 

Não somos pensadores, somos realizadores. Seguimos os princípios das abordagens ágil e das entregas centradas nos usuários. Acreditamos no nosso trabalho e carregamos no nosso DNA a certeza de que temos o poder de impactar milhões de vidas com cada projeto que executamos.

A ioasys foi convidada pela Mentorama para elaborar um desafio real para o projeto de conclusão dos alunos de Web Design. Qual é a importância das empresas se envolverem em projetos desse tipo?

Nós acreditamos muito na importância de ajudar a construir um mercado cada vez mais forte para garantir a subsistência de toda a cadeia que envolve o nosso negócio.

Diante disso, faz parte da nossa premissa ajudar a formar os profissionais do futuro, seja por meio das nossas ações de formação interna ou por meio de parcerias como essa. 

Existe um perfil profissional ideal para se destacar no mercado?

De forma nenhuma. Cada profissional é um universo em expansão. Cada um traz sua verdade, suas histórias e desafia o mercado com a sua própria existência. 

O mercado é formado por pessoas e a diversidade dessas pessoas torna as organizações cada vez mais interessantes.  

Quais são as principais hard skills valorizadas pela Ioasys os profissionais da área de tecnologia?

Mais do que ter as hards skills, é importante que esse profissional tenha em mente que a tecnologia, o design e a inovação são meios e não o produto em si.

Hoje, temos um time que está em constante evolução técnica, alinhados com o que a de mais recente em termos de tecnologias e metodologias de trabalho, mas sem dúvida o que nos move é a busca pela inovação de ponta a ponta. 

E as soft skills?

Essa é uma pergunta bem legal. Mesmo considerando que as possibilidades são infinitas o que diz respeito a softs skills. 

Algumas dessas características pessoais se destacam e vem se consagrando no mercado de trabalho, como: pensamento analítico, aprendizado contínuo, capacidade de resolver problemas complexos, pensamento crítico e claro criatividade, originalidade e iniciativa. 

Mas o essencial mesmo é saber contar boas histórias e trazer com você experiências incríveis que com certeza irá construir quem você é. 

Quais são as principais tendências do mercado de tecnologia que os profissionais devem ficar atentos?

Sem dúvida o mercado de tecnologia está cada vez mais centrado na relação das pessoas com os serviços e produtos que elas consomem por meio de experiências digitais. Nesse sentido surgem muitas discussões, como por exemplo o metaverso – que é exemplar no que diz respeito a discussões mais recentes. 

Mas para além dessas discussões, que são temas infinitos e extremamente midiatizados, eu acredito muito que o mercado está voltado para a qualidade dessas interações de consumo por meio da criação de comunidades, fortalecimento de identidades, garantia do acesso a recursos e informações para parte da população mundial, que ainda não era vista pelos grande grupos como integrantes do sistema. 

Para além de dominar uma única tecnologia ou um conjunto de ferramentas, o profissional do futuro precisa ter olhar humanista, que atravesse o comportamento individual e social das pessoas. 

Saber estar atento às tendências de social commerce e usar as ferramentas de tecnologia cada vez mais como meios para impactar e transformar verdadeiramente a vida das pessoas. 

É possível migrar para as áreas do mercado digital em qualquer momento da carreira?

Já é uma grande tendência e é  bem provável que grande parte da indústria, serviços e tudo que consumimos venha a ter sua parcela de estratégia digital. 

Para que isso aconteça, precisam existir profissionais em todos os momentos de carreiras, com experiências distintas, que estejam aptos a realizar esse diálogo com o consumidor por meio das experiências digitais.

 Isso cria uma infinidade de oportunidades para todas as pessoas, cada um com sua visão de mundo e diferentes abordagens. O mercado só tem a ganhar com esse movimento.   

Ao migrar de outras áreas de atuação no mercado, é possível carregar essa bagagem para a nova profissão?

Com certeza. Essa talvez seja minha parte preferida da minha história. Eu adoro contar, por exemplo, sobre o quanto ser um publicitário me ajudou a ser um marceneiro, e por outro lado o quanto ter sido marceneiro empreendedor me ensina hoje sobre gerir pessoas e estar em contato com o digital. 

Nós somos, na verdade, um grande o resultado de todas as nossas experiências somadas e com certeza é isso que torna o mercado tão rico, com profissionais tão diversos. Por isso precisamos sempre respeitar nossa trajetória, nossas raízes e o caminho que levamos para chegar onde estamos. Tudo isso resulta no que somos hoje.  

Quando um profissional decide mudar de área de atuação, quais são as principais dificuldades que ele encontra e como deve superá-las? 

Muitas vezes tensões financeiras, falta de apoio por parte da família e dos amigos e até mesmo dificuldade para dar os primeiros passos dentro do novo mercado. Ser um profissional reconhecido pelo mercado nunca é instantâneo.

Você precisa ser paciente e respeitar esse início, se fortalecer emocionalmente, para que essa semente plantada floresça. É essencial aprender a aprender. Reconhecer que tudo é processual e que solidez e senioridade tem mais a ver com uma trajetória consistente do com sorte.      

Qual é a importância da criação de um portfólio sólido? Quais dicas você daria para a criação dele?

Me lembro que há 15 anos atrás quando terminei o curso de Corel Draw 7, era imprescindível ter uma pasta preta de plástico e um cartão de visita (risos). Olhando o mercado atual eu vejo que “portfólio” se tornou um conceito muito amplo. Hoje, existem possibilidades infinitas para dar visibilidade para bons trabalhos e atuações em projetos legais, principalmente pelas plataformas digitais. 

O mercado é muito democrático e é importante que você deixe sempre visível o que você tem a oferecer de melhor, pois com certeza sempre existirá uma demanda que se identifique exatamente com aquilo que tem a ver com você.

Uma dica legal é ser verdadeiro, honesto e sempre que possível conversar com outros profissionais, amigos, vizinhos e etc. Todo mundo que realmente gosta de você, sempre estará disposto a te dar uma boa opinião. São essas pessoas que serão o seu primeiro público, sua primeira rede de contatos. Visibilidade é um resultado de todo o seu esforço e sempre aumentará naturalmente com o passar do tempo. 

Sempre carreguei comigo, que tudo aquilo que você faz fica marcado na sua trajetória e os bons trabalhos são sempre vistos e reconhecidos. Faça coisas incríveis, mesmo que seja só pra você, com certeza isso se somará a sua trajetória e experiência e com certeza um dia será reconhecido. 

Quer impactar sua carreira? Entre em contato e descubra como podemos te auxiliar. 

Escrevemos sobre conceitos e notícias do mundo do design, programação, desenvolvimento de jogos, educação, desenvolvimento pessoal, carreira e negócios.
Inscreva-se em nosso blog

Não te mandaremos spam!
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments