Como criar um cronograma de estudos?

Como criar um cronograma de estudos?

O cronograma de estudos é essencial para quem deseja manter o foco e alcançar metas mais rapidamente. Confira aqui como fazer o seu!

Durante a pandemia, os cursos online ganharam destaque, principalmente entre as pessoas que querem expandir seus conhecimentos sem precisar sair de casa. Para conciliá-los com as tarefas do dia a dia, é necessário ter muito empenho, organização e disciplina. Para isso, confira neste artigo como fazer um cronograma de estudos para cursos online!

Leia também: Dicas para ter sucesso na transição de carreira

Para que serve o cronograma de estudos?

O cronograma de estudos serve como um norteador para organizar prioridades, horários e prazos de tarefas envolvidas no processo de aprendizagem de um determinado assunto, conceito ou tema.

Estudar exige empenho, dedicação, organização e muita disciplina. Por isso, o cronograma de estudos é uma ferramenta essencial para quem deseja manter o foco, estudar em um horário fixo e consequentemente, alcançar metas mais rapidamente.

Como fazer um cronograma de estudos?

Há diversas formas de montar um cronograma de estudos, podendo ser feito desde anotações em folhas de papel, até um programa de planilhas. Seja lá qual for a sua escolha, acompanhe a seguir 5 dicas indispensáveis para criar um cronograma infalível! 

#1 Conheça sua rotina de estudos

Independentemente de qual for a sua escolha, é essencial que o cronograma de estudos faça sentido com seu dia a dia, ou seja, de nada adianta planejar um cronograma de estudos que está longe da sua realidade.

Portanto, antes de definir os horários para estudar, faça uma análise das tarefas cotidianas que você precisa realizar, como refeições, lazer, deslocamento, entre outros.

#2 Reserve um lugar para estudar

Apesar de muitas pessoas não seguirem essa dica, reservar um espaço exclusivo para os estudos, faz toda a diferença. A definição do que é mais adequado varia de pessoa para pessoa, mas o importante é separar um local que não contenham distrações, como barulhos, excesso de  informações visuais, entre outros.

#3 Defina horários para estudar

Após analisar o tempo necessário para realizar tarefas cotidianas, é hora de definir horários fixos para estudar! Lembre-se de reservar um tempo para revisar suas anotações e consultar outras fontes.

#4 Escolha um método de estudo

Existem diversos métodos de aprendizagem, tendo em vista que algumas pessoas aprendem melhor lendo, outras ouvindo e outras escrevendo. Uma dica interessante é procurar mais sobre elas, descobrir qual a sua e colocá-la em prática.

#5 Descanse

Por último, mas não menos importante, descanse! Um dos pontos mais importantes para ter sucesso com os estudos é respeitar seu próprio corpo. Por isso, descanse o tempo necessário para se sentir mais disposto e focado.

Escrevemos sobre conceitos e notícias do mundo do design, programação, desenvolvimento de jogos, educação, desenvolvimento pessoal, carreira e negócios.
Inscreva-se em nosso blog

Não te mandaremos spam!
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
BRIGIDA DE JESUS NETA
BRIGIDA DE JESUS NETA
30 dias atrás

Ótimas Dicas ^-^