Como mudar de carreira?

Está pensando em mudar de carreira, mas não sabe por onde começar? Confere essas dicas

Mudar de carreira pode ser uma decisão bastante difícil para muitas pessoas. Esse é um passo que requer muito autoconhecimento, planejamento e paciência. 

Mas, uma coisa é certa: não importa qual sua profissão, quantos anos você tem e em que estágio da sua vida você está, é sempre possível fazer uma transição de carreira de forma bem-sucedida.

Para te auxiliar nesse momento, nós separamos algumas dicas para você aplicar no processo de mudança de profissão. Confere abaixo:

LEIA TAMBÉM: COMO SER MAIS PRODUTIVO NA SUA ROTINA

Entenda o seu momento atual

Avalie a sua vida profissional e pessoal. Você gosta do local onde está trabalhando? Você tem tempo para estudar e trabalhar ao mesmo tempo? O seu salário atual é compatível com suas expectativas? Quais são as razões para a mudança de carreira?

Todas essas questões são importantes para você entender quais são os próximos passos. Mudar de carreira não é igual para todo mundo. Há pessoas que continuam em seus trabalhos atuais enquanto investem em uma nova profissão. No entanto, há outras que resolvem se demitir para começar. 

Ao analisar de maneira profunda a sua realidade atual, será possível ter uma ideia mais clara de qual é o melhor momento para dar o primeiro passo na sua mudança de carreira. 

Além disso, ter consciência das razões pelas quais você está fazendo isso também será um ótimo guia na sua trajetória. 

Planejamento é o segredo

Ao perguntarmos para a QA Analyst Conie Menezes qual era a sua dica para pessoas que desejam mudar de carreira, sua resposta foi: planejamento.

Conie auxiliou inúmeras mulheres em suas transições de carreira para QA. Atualmente, ela trabalha em Portugal e essa mudança exigiu muita pesquisa e preparo. 

Portanto, não importa qual profissão você deseja migrar, você precisará estudar sobre ela.

Sendo assim, organizar o seu cronograma e suas demandas é indispensável para entender em que momento do seu dia você estará se dedicando ao planejamento da sua mudança de carreira. 

a figura de um homem de costas fazendo o planejamento para mudar de carreira em um quadro branco
Planejamento é essencial para uma mudança de carreira bem-sucedida

“Se você se organiza e se policia para estudar e não ficar à toa nas redes sociais, quando menos esperar, você já fez a transição”, aconselha Conie Menezes em entrevista para Mentorama

Teste a profissão

Se você tem certeza sobre a sua transição de carreira, então pule essa dica. Mas, se você está em dúvidas e não está sentindo muita segurança, fazer um “test drive” pode te ajudar. 

Esse é um conselho do UX Designer Andrey Knabbenn, ou seja, ao consumir conteúdos sobre pessoas da área que você quer migrar você consegue entender melhor a profissão e se você gostaria de trabalhar com aquilo. 

Além disso, é interessante – se possível – participar de encontros, eventos, conversar com outros profissionais e tirar suas dúvidas sobre o que te espera nessa nova profissão. 

“Isso é o que eu chamo de ‘transição segura’, o segredo é ir com calma e não se preocupar em saber tudo, eu até hoje vivo descobrindo coisas novas, isso é super normal”, explica Andrey Knabbenn em bate-papo com a Mentorama.

Aproveite suas experiências anteriores

Pode parecer que não, mas as suas experiências anteriores podem ser muito produtivas para o seu novo trabalho. 

Dessa forma, analise a sua trajetória profissional e tenha claro em sua mente quais são as habilidades que você desenvolveu em outras experiências que podem ser transferíveis para essa nova profissão. 

Numa transição de carreira é muito importante você entender onde você se encaixa na indústria e como as suas experiências anteriores podem ser aproveitadas na sua nova jornada. Para isso você precisará dedicar um tempo estudando a área em que pretende atuar.”, é o que aponta o Game Designer da Aquiris, Caio Prates, em entrevista para Mentorama.

Considere investir em um curso

Na maioria das seleções de trabalho, os currículos e portfólios continuam sendo super valorizados. Não basta você atestar com palavras que sabe fazer algo, você precisa demonstrar isso com exemplos.

Um dos grandes medos de profissionais em transição de carreira é ter que investir muitos anos de suas vidas em um novo curso de graduação, por exemplo. Na verdade, isso não é necessário. 

Uma boa notícia é que cursos profissionalizantes online são muito práticos e eficientes para aprender as habilidades de uma nova profissão.

Se você deseja estudar nesse formato, dê uma olhada nos cursos da Mentorama, clicando aqui.

Quer impactar sua carreira? Entre em contato e descubra como podemos te auxiliar.

Escrevemos sobre conceitos e notícias do mundo do design, programação, desenvolvimento de jogos, educação, desenvolvimento pessoal, carreira e negócios.
Inscreva-se em nosso blog

Não te mandaremos spam!
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments