Game Developer: conheça tudo sobre a profissão e carreira!

Game Developer: saiba tudo sobre a profissão e carreira!

A indústria de jogos é uma das que mais faturam e ingressar na carreira de Desenvolvedor de Jogos é sucesso na certa! Continue a leitura e saiba mais.

Já pensou em se divertir enquanto trabalha? Apesar de parecer um sonho distante, a profissão de Game Developer existe para nos provar o contrário. Além de ser uma carreira extremamente promissora, versátil e divertida, a área de Desenvolvimento de Games é muito bem remunerada.

Algum dia você já se perguntou quem é o responsável pelo desenvolvimento dos jogos que você utiliza? Se não, agradeça ao Game Developer! Ele é responsável por transformar o conceito de um jogo em algo jogável a partir do framework inicial e dos conceitos visualizados pelo Game Designer. Continue lendo e saiba mais sobre!

Game Developer: o que faz?

Ao contrário do que muitos pensam, a indústria de games engloba uma série de profissionais, entre eles: artistas plásticos, roteiristas, designers, produtores executivos, engenheiros, dubladores, ilustradores, desenvolvedores de games e diversas outras profissões. 

Os jogos nada mais são do que um imenso compilado de linhas de código de programação, por isso, o trabalho dos desenvolvedores é escrever milhares de linhas de código e testar seu progresso para transformar histórias incríveis em um jogo bem produzido.

Em resumo, o Game Developer é quem escreve os códigos que fazem o jogo funcionar. Este profissional vai definir a velocidade com que o jogo vai rodar, como os personagens se deslocam e também é ele que vai resolver possíveis bugs.

O trabalho do Game Developer é extremamente minucioso, afinal, a linguagem de programação exige um bom domínio, já que basta um pequeno erro de digitação para travar todo o desenvolvimento do game. 

Para os entusiastas de plantão, a boa notícia é que a rotina dos desenvolvedores de games não se resume apenas a ficar horas na frente do computador. Os profissionais da área contam com momentos repletos de união e diversão, isso porque, não há como não se divertir enquanto joga!

Game Developer: qual é o perfil?

Antes de mais nada, os profissionais que desejam ingressar no mercado devem estar preparados para enfrentar muitas horas de “mão na massa”.

Como sabemos, os cronogramas e as datas de lançamento são muito apertadas e, acima de tudo, muito esperadas pelos fãs. Diante disso, uma das características mais necessárias para ingressar neste mercado é a resiliência e a obstinação.

Além de ter muita dedicação e saber lidar com as altas demandas, um Desenvolvedor de Games precisa:

  • Saber trabalhar em equipe;
  • Ter um alto domínio técnico específico;
  • Ser curioso e conhecer mais de uma plataforma de desenvolvimento;
  • Ser comprometido com entregas e responsabilidades.

Game Developer: como é o mercado de trabalho?

Já fazem mais de 40 anos desde que os primeiros videogames chegaram ao Brasil e, mesmo depois de tanto tempo, o mercado de games está em constante ascensão e as pessoas passaram a se interessar não só pelas missões de games, mas também pela arte de desenvolvê-los.

Hoje, a indústria de jogos é a que mais fatura no mundo. Em 2019, o mercado de games faturou 152 bilhões de dólares, ultrapassando a indústria fonográfica e cinematográfica juntas.

Engane-se quem pensa que apenas o mercado de desenvolvimento de jogos e consoles não param de crescer. Os games competitivos, chamados de e-sports, também estão em constante crescimento, tendo em vista que alguns campeonatos pagam prêmios equivalentes aos pagos por grandes torneios de tênis do circuito profissional. 

O mercado está crescendo e vai continuar se ampliando, principalmente no pós-pandemia, onde esse mercado é considerado uma das profissões do futuro. A remuneração de um Game Developer pode começar com um salário base de R$ 2.550 por mês, enquanto o salário máximo pode exceder R$ 16.000 por mês.

Game Developer: onde posso trabalhar?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, para se tornar um desenvolvedor de games, não é necessário ter necessariamente um chefe ou trabalhar em uma empresa. Você pode trabalhar de forma independente, sendo o seu próprio chefe e definindo sua carga de trabalho.

Você também pode atuar como freelancer, trabalhando por contrato, sem vínculos empregatícios, ou seja, prestando serviços para uma empresa de games.

De forma geral, o profissional normalmente encontra oportunidades em: Estúdios de desenvolvimento de jogos, Projetos de agências de publicidade e de modo independente, disponibilizando games em lojas de aplicativos.

Além disso, o profissional pode atuar desenvolvendo jogos para:

  • Área da educação: utilizado como ferramenta de ensino, utilizado em educação a distância;
  • Área da saúde: utilizado desde treinamento de funcionários até o apoio a pacientes em processo de reabilitação motora;
  • Simulações: utilizado como representação de atividades da vida real, muito usado por pilotos e militares.

Game Developer: como posso me tornar um?

Se você é um apaixonado por games e deseja transformar histórias incríveis em um jogo bem produzido, saiba que você está no caminho certo! 

Independentemente do seu nível de conhecimento, a Mentorama oferece todo o suporte necessário para maximizar suas habilidades e transformá-los em sucesso.

Com o Profissão Game Developer, você terá acesso a 3 cursos diferentes: Game Developer, Photoshop e Unreal Engine 4. A partir deles, você vai mergulhar no processo de criação de jogos na prática, entender a mecânica dos jogos mais populares, criar personagens, paisagens e definir a dinâmica do seu espaço de jogo, sempre recebendo dicas de profissionais do setor.

São 18 meses aprendendo na prática, treinamento com trabalhos reais e mentores líderes no mercado para acompanhar seu progresso de perto, corrigindo tarefas e dando dicas exclusivas para o seu desenvolvimento profissional.

O curso foi especialmente desenvolvido para aqueles que amam games mas não conhecem nada da profissão, designers de jogos novatos que desejam expandir seus conhecimentos e para programadores de desenvolvimento de games que querem ir para um próximo nível. 

Sua expertise após o curso:

  • Gameplay: aprenda a criar um game dinâmico, para que os jogadores não fiquem entediados, trabalhando no enredo e nos personagens de heróis;
  • Equilíbrio: aprenda a criar regras que sejam justas para o jogador, equilibrando o sistema de desafios e recompensas;
  • Protótipo: aprenda o básico do mecanismo de game, saber como testar ideias para aprimorar o game, formular hipóteses e testá-las;
  • Mecanismo do jogo: aprenda como os dois melhores mecanismos atuais de game, Unreal Engine 4 e Unity, funcionam e como criar games com eles;
  • Trabalho em equipe: tenha uma ideia da estrutura do estúdio de criação e a função dos participantes do projeto e aprenda a falar a mesma língua que eles e a estabelecer decisões claras;
  • Lançamento: consiga analisar o mercado, aprenda a trabalhar com um editor e calcular riscos, promovendo um projeto e desenvolvendo um modelo financeiro;
  • Blueprints: aprenda a escrever lógica de jogo sem código usando a ferramenta Unreal Engine integrada;
  • Assets: importe objetos prontos para o seu projeto, organizando-os no sistema e coletando locais rapidamente;
  • Animação: domine a animação esquelética adequada para objetos orgânicos, aprenda a animar com Blueprint;
  • Efeitos e partículas: ilumine o game adicionando elementos visuais e destruição processual.

Incrível, não? Agora é a hora de tirar seus sonhos do papel e embarcar em uma carreira que pode te proporcionar no mínimo muito sucesso!

Nosso objetivo é transformar os seus desafios e dificuldades em solução! Entre em contato conosco agora mesmo e saiba como podemos ajudá-lo a se tornar um Game Developer.

Escrevemos sobre conceitos e notícias do mundo do design, programação, desenvolvimento de jogos, educação, desenvolvimento pessoal, carreira e negócios.
Inscreva-se em nosso blog

Não te mandaremos spam!
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments