A indústria de jogos cresce cada vez mais no Brasil, mas se você acha que esse crescimento diz respeito apenas ao número de jogadores, enganou-se. Vários games brasileiros têm conquistado entusiastas no país e no exterior.
Esse aumento é tão significativo que a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos (Abragames) desenvolveram o projeto Brazil Games.
Desde 2012, o Brazil Games tem como intuito capacitar empresas variadas, de grandes produtoras de jogos até estúdios independentes. Apenas nos últimos anos, esse projeto teve um crescimento de 600% nas exportações desse segmento.

Não é à toa que inúmeros games estão conquistando espaço no mercado internacional. Além disso, há jogos brasileiros que foram premiados no exterior, demonstrando a excelência do que está sendo desenvolvido no Brasil.
Se você ainda não conhece nenhum game brasileiro, confira os cinco jogos que selecionamos.
LEIA TAMBÉM: Do GameLab da Mentorama para um grande estúdio de jogos
Índice
No Heroes Here (2017)
O game No Heroes Here (NHH) foi o primeiro jogo produzido e desenvolvido pelo estúdio Mad Mimic Interactive de São Paulo. Ele foi lançado em 2017, com download via Steam.

O jogo envolve muito trabalho de equipe e cooperação. Em resumo, os jogadores precisam defender e proteger o castelo de inúmeros inimigos.
O game foi um grande sucesso e foi vencedor do prêmio de melhor game social no Game Connection America 2017.
Dodgeball Academia (2021)
O game Dodgeball Academia foi desenvolvido pelo estúdio paulistano Pocket Trap em parceria com o Diretor de Arte e Animação Ivan Freire e foi publicado pela Humble Games.

O game é um RPG de esportes e ação, o enredo gira em torno da queimada. Sendo assim, o jogador precisa se juntar à Otto na academia para se tornar campeão de queimada.
Além disso, é possível treinar as habilidades ao lado de outros jogadores a fim de estabelecer um time forte.
Until Dead: Think to Survive (2018)
O game Until Dead: Think to Survive foi desenvolvido pelo estúdio Monomyto, do Mato Grosso do Sul. O jogo foi o primeiro jogo brasileiro a vencer o Indie Prize Award em 2017.

Em síntese, a narrativa é em torno do apocalipse zumbi, o jogador é um dos últimos sobreviventes e tem que lutar em um jogo de quebra-cabeça baseado em turnos. Portanto, a estratégia é a melhor aliada para vencer.
Arida: Backland’s Awakening (2019)
O jogo Arida: Backland’s Awakning tem uma narrativa de sobrevivência e aventura no sertão brasileiro e foi desenvolvido em 2019 pelo estúdio de games da Bahia, Aoca Game Lab.

Se você estava sentindo falta de cenários brasileiros nos games já citados, esse é o jogo para você, pois conta com uma animação 3D focada no Brasil.
Em resumo, você precisa explorar as regiões mais áridas do Brasil, reunir recursos e descobrir pistas sobre o paradeiro da jovem Cícera.
Ler sobre todos esses jogos dá uma vontade de descobrir mais sobre os bastidores dessa indústria, não é mesmo?
No webinar gratuito ministrado pelo Game Designer da série FIFA, Gilliard Lopes você descobre quais as possibilidades de trabalho em games e como essa área funciona. Confira:
Horizon Chase (2015)
O game Horizon Chase foi desenvolvido pelo estúdio do Rio Grande do Sul Aquiris. A ideia foi inspirada em jogos estilo dos anos 1990, como Top Gear.

Horizon Chase foi ganhando bastante reconhecimento no país e no exterior desde seu lançamento.
Por exemplo, o jogo foi um dos melhores games de 2015 da App Store e o primeiro do Brasil a vencer o BIG Festival em 2016.
E aí, gostou dessa seleção de games e ficou com vontade de trabalhar na área?
Então, você precisa conferir o curso de Animação 3D da Mentorama. São quatro meses de muita prática e você aprende com mentores experts da indústria. Clique aqui para saber mais.