Games brasileiros que fizeram sucesso no exterior

Confira cinco games brasileiros que fizeram sucesso no exterior e conquistaram entusiastas em diferentes partes do mundo

A indústria de jogos cresce cada vez mais no Brasil, mas se você acha que esse crescimento diz respeito apenas ao número de jogadores, enganou-se. Vários games brasileiros têm conquistado entusiastas no país e no exterior. 

Esse aumento é tão significativo que a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos (Abragames) desenvolveram o projeto Brazil Games

Desde 2012, o Brazil Games tem como intuito capacitar empresas variadas, de grandes produtoras de jogos até estúdios independentes. Apenas nos últimos anos, esse projeto teve um crescimento de 600% nas exportações desse segmento. 

games brasileiros sendo desenvolvidos por uma equipe
 Vários games brasileiros têm conquistado entusiastas no país e no exterior.  Crédito: Mentorama

Não é à toa que inúmeros games estão conquistando espaço no mercado internacional. Além disso, há jogos brasileiros que foram premiados no exterior, demonstrando a excelência do que está sendo desenvolvido no Brasil. 

Se você ainda não conhece nenhum game brasileiro, confira os cinco jogos que selecionamos. 

LEIA TAMBÉM: Do GameLab da Mentorama para um grande estúdio de jogos

No Heroes Here (2017)

O game No Heroes Here (NHH) foi o primeiro jogo produzido e desenvolvido pelo estúdio Mad Mimic Interactive de São Paulo. Ele foi lançado em 2017, com download via Steam. 

imagem do jogo new heroes here
No Heroes Here foi vencedor do prêmio de melhor game social no Game Connection America 2017. Crédito: Mad Mimic Interactive

O jogo envolve muito trabalho de equipe e cooperação. Em resumo, os jogadores precisam defender e proteger o castelo de inúmeros inimigos.

O game foi um grande sucesso e foi vencedor do prêmio de melhor game social no Game Connection America 2017

Dodgeball Academia (2021)

O game Dodgeball Academia foi desenvolvido pelo estúdio paulistano Pocket Trap em parceria com o Diretor de Arte e Animação Ivan Freire e foi publicado pela Humble Games. 

Imagem do jogo Dodgeball Academia
Dodgeball Academia é um RPG de esportes e ação. Crédito: Pocket Trap

O game é um RPG de esportes e ação, o enredo gira em torno da queimada. Sendo assim, o jogador precisa se juntar à Otto na academia para se tornar campeão de queimada. 

Além disso, é possível treinar as habilidades ao lado de outros jogadores a fim de estabelecer um time forte. 

Until Dead: Think to Survive (2018)

O game Until Dead: Think to Survive foi desenvolvido pelo estúdio Monomyto, do Mato Grosso do Sul. O jogo foi o primeiro jogo brasileiro a vencer o Indie Prize Award em 2017

imagem do jogo Until Dead: Think to Survive
Until Dead: Think to Survive foi o primeiro jogo brasileiro a vencer o Indie Prize Award. Crédito: Monomyto

Em síntese, a narrativa é em torno do apocalipse zumbi, o jogador é um dos últimos sobreviventes e tem que lutar em um jogo de quebra-cabeça baseado em turnos. Portanto, a estratégia é a melhor aliada para vencer. 

Arida: Backland’s Awakening (2019)

O jogo Arida: Backland’s Awakning tem uma narrativa de sobrevivência e aventura no sertão brasileiro e foi desenvolvido em 2019 pelo estúdio de games da Bahia, Aoca Game Lab

imagem do jogo Arida Backland’s Awakening
Arida Backland’s Awakening possui um enredo focado no sertão brasileiro. Crédito: Aoca Game Lab

Se você estava sentindo falta de cenários brasileiros nos games já citados, esse é o jogo para você, pois conta com uma animação 3D focada no Brasil.

Em resumo, você precisa explorar as regiões mais áridas do Brasil, reunir recursos e descobrir pistas sobre o paradeiro da jovem Cícera. 

Ler sobre todos esses jogos dá uma vontade de descobrir mais sobre os bastidores dessa indústria, não é mesmo?

No webinar gratuito ministrado pelo Game Designer da série FIFA, Gilliard Lopes você descobre quais as possibilidades de trabalho em games e como essa área funciona. Confira:

Horizon Chase (2015)

O game Horizon Chase foi desenvolvido pelo estúdio do Rio Grande do Sul Aquiris. A ideia foi inspirada em jogos estilo dos anos 1990, como Top Gear. 

imagem do jogo Horizon Chase
Horizon Chase foi o primeiro game do Brasil a vencer o BIG Festival em 2016. Crédito: Aquiris

Horizon Chase foi ganhando bastante reconhecimento no país e no exterior desde seu lançamento.

Por exemplo, o jogo foi um dos melhores games de 2015 da App Store e o primeiro do Brasil a vencer o BIG Festival em 2016. 

E aí, gostou dessa seleção de games e ficou com vontade de trabalhar na área? 

Então, você precisa conferir o curso de Animação 3D da Mentorama. São quatro meses de muita prática e você aprende com mentores experts da indústria. Clique aqui para saber mais.

Escrevemos sobre conceitos e notícias do mundo do design, programação, desenvolvimento de jogos, educação, desenvolvimento pessoal, carreira e negócios.
Inscreva-se em nosso blog

Não te mandaremos spam!
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments