Inteligência Artificial: qual linguagem utilizar?

Inteligência Artificial: qual linguagem utilizar?

Utilizar a linguagem de programação correta é o primeiro passo para desenvolver um projeto de Inteligência Artificial de sucesso.

A Inteligência Artificial (IA)  já faz parte de quase todas as coisas do nosso dia a dia e por isso, é essencial conhecer as melhores ferramentas utilizadas nessa área. Confira neste artigo as principais linguagens de programação recomendadas para profissionais de aprendizado de máquina!

Leia também: Programação para iniciantes: dicas de carreira

O que é Inteligência Artificial?

A inteligência artificial (IA) pode ser compreendida como um conjunto de diversas tecnologias que são capazes de simular ações humanas de maneira rápida e assertiva. Um exemplo das funções provenientes da inteligência artificial são os testes de raciocínio, análise para tomada de decisões e automatização de tarefas.

Portanto, podemos dizer que a IA é uma ciência da computação cujo objetivo principal é usar a tecnologia para o progresso. Além disso, existem diversas linhas de estudo da inteligência artificial, entre elas: jogos, robótica, reconhecimento de voz e escrita, linguagem de programação, entre outras. 

Inteligência Artificial: qual linguagem utilizar?

Existem muitas dúvidas sobre quais as melhores linguagens de programação para inteligência artificial. Veja abaixo as 5 mais populares:

1. Python

Python é uma linguagem de programação que pode ser utilizada para as mais diversas aplicações. Ela foi projetada visando ser de fácil leitura e utilização, contendo uma quantidade de códigos muito menor do que os códigos feitos em Java e C + +, por exemplo.

Multiplataforma, ela é uma linguagem que ganhou muito destaque nos últimos anos por ser de fácil leitura e utilização, além de ter se tornado uma das principais linguagens para o desenvolvimento de IA, Machine Learning e Big Data  — áreas em grande crescimento nos últimos anos.

O Python é uma das linguagens de programação mais recomendadas para ser utilizada na inteligência artificial, pois:

  • É uma linguagem universal e você pode escrever qualquer coisa nela – desde um serviço em nuvem a uma rede neural;
  • Tem uma comunidade ativa e um grande número de ferramentas de ML gratuitas;
  • Iniciantes em desenvolvimento geralmente começam com Python por sua sintaxe ser simples e direta.

2. C++ 

C ++ é uma linguagem poderosa no qual os programas são executados de forma estável e rápida. Entretanto, muitas pessoas não gostam por causa da sintaxe complexa e da abundância de funções abstratas. 

A vantagem do C ++ é que você pode gerenciar manualmente a RAM e a recuperação de dados. Isso ajuda a otimizar o trabalho do programa se houver muitos dados para processar, se os recursos forem limitados e a velocidade for crítica.

3. JavaScript

Também conhecida como JS, JavaScript é uma linguagem de programação usada para desenvolver aplicações, sistemas e serviços de alta complexidade. Ela é uma das linguagens mais populares e isso é dado pelo fato dela possuir uma curva de aprendizado consideravelmente fácil, por mais que a linguagem tenha as suas particularidades. 

Provavelmente você já tenha ouvido falar do JavaScript apenas em conjunto com HTML e CSS quando se trata de web design e front-end. Mas o que muitos não sabem é que JS também pode ser usado para desenvolver interfaces de usuário.

4. Java

Java nada mais é do que um tipo de linguagem de programação criada e comercializada pela Sun Microsystems em 1995 e atualmente mantida pela Oracle. Ela é definida como uma linguagem de programação orientada a objetos que é amplamente usada para o desenvolvimento de sites e aplicativos.

Dica: se você já é familiarizado com Java, sugerimos que você pule para o aprendizado de máquina com ele. Mas se você não o conhece e está indo para a IA, é melhor aprender outro idioma. Existem muitos projetos de aprendizado de máquina Java no GitHub. Mas a infraestrutura no campo de ML para o mesmo Python é muito mais rica, é mais fácil aprendê-la do zero a um bom nível.

5. C #

C # é uma linguagem versátil, flexível e rica em recursos da Microsoft. Ele permite que os programadores escrevam tudo, desde aplicativos de sistema a sites. A Microsoft oferece suporte ativo ao C # e até criou a biblioteca ML.NET para ele, que contém tudo o que você precisa para trabalhar com aprendizado de máquina. 

A empresa vem testando ativamente a biblioteca há anos e só depois disso a tornou disponível ao público. Conforme concebido pelos desenvolvedores, ele deve se tornar uma alternativa para várias bibliotecas Python e tornar o C # a linguagem líder em ML. 

Popularidade das linguagens no mercado de trabalho

Geralmente os empregadores procuram candidatos com experiência em desenvolvimento em uma destas linguagens:

  • Python: A maioria das empresas usa python e suas bibliotecas. Ele é versátil e pode se integrar a qualquer coisa, além de poder ser adaptado para aprendizado de máquina graças ao grande número de bibliotecas;
  • C ++: Esta é a segunda linguagem mais popular entre os empregadores. Quando surge uma tarefa do mundo da Internet das Coisas ou da robótica, você tem que trabalhar diretamente com o hardware e não pode ficar sem ele;
  • Java: Uma das línguas mais populares do mundo. Portanto, é mais fácil para as empresas contratar um desenvolvedor para seu projeto neste idioma.

Curtiu o conteúdo? Se você tem interesse na área de programação, não deixe para amanhã a carreira de sucesso que você pode iniciar hoje! Nós, da Mentorama, oferecemos todo o suporte necessário para que você aprenda do zero as linguagens de programação  mais modernas e desejadas do momento.

Quer saber o melhor de tudo? Você aprenderá com os melhores mentores do mercado de programação do Brasil. Embarque nesta missão conosco e se torne um profissional em poucos meses.

Nosso objetivo é transformar os seus desafios e dificuldades em solução! Entre em contato conosco agora mesmo e saiba como podemos ajudá-lo.

Escrevemos sobre conceitos e notícias do mundo do design, programação, desenvolvimento de jogos, educação, desenvolvimento pessoal, carreira e negócios.
Inscreva-se em nosso blog

Não te mandaremos spam!
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments