JavaScript em Front-End: saiba tudo sobre!

JavaScript em Front-End: saiba tudo sobre!

Quer ingressar na área da tecnologia? Reunir JavaScript e Front-End é a chave do sucesso, afinal, essa são duas áreas extremamente promissoras e bem remuneradas.

Imagina reunir o melhor dos dois mundos: JavaScript e Front-End, duas áreas extremamente promissoras e bem remuneradas. Para os entusiastas de plantão e futuros desenvolvedores, a boa notícia é que iniciar uma carreira de sucesso é aqui e agora! Continue lendo e saiba tudo sobre JavaScript em Front-End.

JavaScript em Front-End: o que é?

Também conhecida como JS, JavaScript é uma linguagem de programação usada para desenvolver aplicações, sistemas e serviços de alta complexidade. Ela é uma das linguagens mais populares e isso é dado pelo fato dela possuir uma curva de aprendizado consideravelmente fácil, por mais que a linguagem tenha as suas particularidades. 

Sabe quando você passa o mouse em um ítem do menu, e aparece um submenu com vários outros itens? Isso ocorre graças ao JavaScript. 

Com o JavaScript é possível incluir, em uma página estática, elementos dinâmicos como mapas, formulários, operações numéricas, animações, infográficos interativos e muito mais.

O JavaScript é uma das mais importantes tecnologias voltadas para o front-end e, unindo-se ao trio HTML, CSS e PHP, formam um grupo de linguagens que abrangem praticamente todas as exigências do desenvolvimento de uma página completa, dinâmica e com boa performance.

Com o grande sucesso do JavaScript, tal tecnologia evoluiu para atender às mais diversas demandas que surgiam com a evolução da internet. Atualmente, é possível não apenas desenvolver sites e aplicativos ricos, mas também aplicativos para smartphones e até mesmo programas desktop. 

Os códigos criados em JavaScript são de fácil interpretação e, geralmente, os comandos são provenientes da língua inglesa, sempre com instruções básicas relacionadas ao que a programação deseja direcionar para aquela linha do código. Ou seja, é como se o profissional dissesse de forma escrita o que ele deseja da aplicação naquele momento.

JavaScript: onde é utilizado?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a aplicação de JavaScript vai muito além de websites e aplicativos. Você pode encontrá-lo em:

E-commerce: o pequeno box onde é feito o cálculo do total da sua compra, e que se modifica quando um item é incluído ou excluído, ou ainda quando é ativado um cupom de desconto, pode ser desenvolvido com o JavaScript;

Jogos:  com o auxílio do HTML5, o JavaScript auxilia bastante no desenvolvimento de jogos, devido à sua versatilidade e tamanho de conteúdo;

SmartTVs: com o JavaScript, é possível criar aplicativos para SmartTVs, como a Netflix e a Amazon, contidas nas televisões inteligentes;

Hardware: podemos usar o JavaScript para trabalhar além das telas dos computadores e celulares, como controlar drones;

ioTs: ao programar placas, podemos criar códigos para até mesmo integrar vários objetos, podendo controlar, lâmpadas, portas e janelas de acordo com a iluminação do ambiente, por exemplo.

JavaScript: onde posso trabalhar?

Com o surgimento de novas empresas de tecnologia no Brasil e negócios cada vez mais disruptivos digitalmente, estima-se que neste ano, mais uma vez, cerca de 70 mil vagas ficarão sem preenchimento na área de TI. 

Segundo o levantamento da Brasscom, a procura por profissionais na área de TI é de 420 mil pessoas, até 2024, no país. Atualmente, segundo a entidade, o Brasil forma 46 mil profissionais com perfil tecnológico por ano, ou seja, sobram vagas e falta mão de obra.

Devido às soluções web cada vez mais interativas, os usuários elevaram seu nível de exigência em serviços, exigindo cada vez mais dos desenvolvedores, que devem entregar muito mais do que trabalhos repetitivos.

Outro fator importante é que Javascript é o conhecimento essencial para o desenvolvedor de software avançar para tornar-se um Desenvolvedor full-stack completo e atuar com ReactJS, React Native, Angular e Node.js.

A tecnologia é uma das áreas que mais crescem e, consequentemente, está entre as que mais contratam. Com a possibilidade de trabalho inteiramente remoto, as contratações não pararam durante o período com regras mais rígidas de isolamento social e continuam a todo vapor.

Geralmente, há vagas disponíveis em startups dos mais diversos segmentos, empresas da área tecnológica, streaming e até mesmo via varejo.

JavaScript: o que é preciso para ser um desenvolvedor?

Segundo o Glassdoor, o salário médio de um Desenvolvedor JavaScript nas grandes cidades do Brasil é de R$ 6.800,00.

Devido a alta demanda do mercado de trabalho, a cada dia são abertas 3.000 vagas exigindo o domínio da linguagem JavaScript na plataforma de trabalho Indeed, apenas no Brasil.

Além disso, sendo um Desenvolvedor JavaScript, você poderá trabalhar com todas as plataformas, isso porque o código escrito em JavaScript se adapta automaticamente às diferentes plataformas nas quais é executado (por exemplo, MacOS e Windows).

Você quer uma profissão moderna, está interessado em programação, mas não sabe por onde começar? A Mentorama oferece todo o suporte necessário para que você possa se tornar um desenvolvedor de sucesso com o auxílio de mentores, aprendizagem na prática e um projeto real no portfólio.

Com o JavaScript em Front-End, você vai dominar a linguagem de programação mais usada no mundo, escrevendo códigos para programas variados. Na primeira parte, você aprenderá a lógica da programação em JavaScript, e a segunda parte se debruça no desenvolvimento desta linguagem em Front-End.

São 20 módulos descrevendo cada passo, 5 meses aprendendo na prática, um mentor estabelecido na área para orientar seus projetos e um portfólio para te preparar para entrar no mercado.

Nos cursos da Mentorama não mostramos tutoriais, mas criamos situações reais com o cliente. Assim você obtém as habilidades práticas necessárias para o dia-a-dia de trabalho. 

Após a conclusão do curso, você estará apto para:

  • Escrever um código bem estruturado;
  • Otimizar o tempo de software;
  • Desenvolver aplicativos de desktop e móveis;
  • Habilitações do JavaScript na Interface web;
  • Animações de interfaces;
  • Trabalhar em frameworks com Vue.js, React e Angular.

Venha mudar o seu futuro com a Mentorama! Não deixe para amanhã a carreira de sucesso que você pode começar hoje mesmo. 

A Mentorama conta com um time de especialistas preparados para ouvir o seu desafio e transformá-lo em solução. Entre em contato com um de nossos especialistas e saiba mais!

Escrevemos sobre conceitos e notícias do mundo do design, programação, desenvolvimento de jogos, educação, desenvolvimento pessoal, carreira e negócios.
Inscreva-se em nosso blog

Não te mandaremos spam!
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments