Lighthouse: vantagens para desenvolvedores web

O Lighthouse simula situações que podem afetar a experiência do usuário e é uma ferramenta útil para desenvolvimento web

Lighthouse é uma ferramenta gratuita e automatizada de código aberto focada em aprimorar a qualidade de apps na web.

Ela foi desenvolvida pelo Google e pode ser utilizada como extensão do Chrome ou em linha de comando. 

Em resumo, o Lighthouse simula situações que podem afetar a experiência do usuário na aplicação, ou seja, ele executa diversos testes na página e, ao final, gera um relatório que informa o desempenho. 

Dessa forma, os testes realizados auxiliam no entendimento do que funciona ou não no website e o que pode ser melhorado.  Portanto, o Lighthouse é extremamente útil para desenvolvedores web. 

Leia também: Como se tornar um desenvolvedor web?

Como funciona o Lighthouse?

Primeiramente, o Lighthouse testa os fatores de web design que o Google considera importantes para um website a partir de alguns fatores específicos e as notas variam de 0 à 100. Confira as categorias analisadas:

  • Desempenho: confere a velocidade em que o site carrega e se as páginas são ágeis;
  • Acessibilidade: investiga se o site é simples e acessível para o usuário;
  • Boas práticas: verifica se o site se enquadra nas recomendações do Google;
  • SEO: confere a otimização do conteúdo do site para buscas na rede de pesquisa do Google. 
O Lighthouse analisa quatro fatores principais

O desempenho geral do website é analisado a partir desses quatro fatores. Sendo assim, no relatório final a pontuação que é indicada aponta o que precisa ser melhorado para uma melhor experiência do usuário. 

Por que Lighthouse é importante?

Atualmente, os websites são essenciais para promover e dar visibilidade para um produto ou serviço, além de trazer credibilidade para uma marca. 

Sendo assim, possuir um website acessível tanto no desktop quanto na navegação em smartphones é imprescindível. Nesse sentido, aplicar acessibilidade, SEO e focar no desempenho é fundamental para um bom site.

O Lighthouse é uma ferramenta útil para auxiliar na identificação de problemas que podem estar afetando um website. Além disso, ele fornece as informações necessárias para otimizar e melhorar o website. 

Como utilizar o Lighthouse?

Essa ferramenta pode ser utilizada como extensão do Google Chrome ou como ferramenta de linha de comando. 

A opção de extensão traz uma interface mais simples para leitura dos relatórios com resultados. Já a ferramenta de linha de comando possibilita a inserção do Lighthouse a sistemas de integração contínua. 

Ao colocar o seu website no Lighthouse para ser analisado, a primeira coisa a ser solicitada é a análise que você gostaria de fazer.

O Google dá prioridade para análise Mobile, pois valoriza a qualidade da navegação feita em smartphones. 

Contudo, a pontuação disponibilizada para Desktop também é muito importante.

E se você está se perguntando se essa ferramenta é difícil de usar, saiba que essa ferramenta é bastante simples, fácil e autoexplicativa. Além disso, possui uma excelente interface do usuário (UI)

E aí, que tal aproveitar os benefícios do Lighthouse? Nos conte nos comentários sobre sua experiência!

Quer impactar sua carreira? Entre em contato e descubra como podemos te auxiliar.

 

Escrevemos sobre conceitos e notícias do mundo do design, programação, desenvolvimento de jogos, educação, desenvolvimento pessoal, carreira e negócios.
Inscreva-se em nosso blog

Não te mandaremos spam!
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments