Marketing de Performance: tudo sobre!

Marketing de Performance: tudo sobre!

Marketing de Performance é uma estratégia utilizada para melhores resultados de campanhas. Descubra tudo sobre ela nesse artigo!

Marketing de Performance é uma estratégia proveniente do Marketing Digital que é focada em resultados. Por isso, todas as decisões são tomadas com base em dados e são acompanhados e testados constantemente.

Com a chegada do Marketing Digital, a área deixou para trás as estratégias mais tradicionais para receber o Marketing de Performance, estratégia utilizada para melhorar resultados e maximizar o ROI das campanhas. Continue lendo e saiba mais!

Leia também: Social Media: o que é, o que faz e como se tornar um?

Marketing de Performance: o que é?

Marketing de Performance é uma das estratégias do marketing digital na qual todas as ações são baseadas em resultados a partir da análise de dados, ou seja, essa estratégia é 100% focada em resultados concretos. 

Nessa estratégia, as ações são pagas a partir do desempenho de cada anúncio ou então, quando a conversão desejada ocorre. Essa ação, definida antes da veiculação das campanhas, pode ser uma venda, taxa de conversão ou a taxa de cliques, por exemplo. 

Por meio do marketing de performance, é possível acompanhar o comportamento dos usuários diante um anúncio e descobrir se a mídia foi exibida, para quem foi mostrada, se o usuário clicou no link, acessou o site e se finalizou a compra ou não.

Além disso, por meio de uma análise detalhada, é possível verificar o desempenho de cada um dos anúncios e seus principais indicadores. Entre os índices para realizar essa análise, estão o CPC, CPA e CPL. 

A partir disso, as empresas podem entender qual canal de divulgação gera mais retorno financeiro, qual o custo por lead, qual campanha é mais eficiente, quais ações evoluem para outro estágio, entre outras opções.

Marketing de Performance: quais ferramentas são utilizadas?

No marketing de performance é utilizado algumas ferramentas para realizar a mensuração de dados, como:

Google Ads

Ele é um veículo de publicidade do Google que exibe anúncios em forma de links patrocinados. Sempre que alguém faz uma pesquisa, eles aparecem na tela. O sistema permite escolher o tipo de lance, e o perfil de público-alvo mais apropriado para a campanha.

Facebook Ads 

A plataforma de anúncios pagos do Facebook tem diversas formas de segmentar as campanhas, garantindo maiores chances de assertividade na hora de escolher o público que será impactado pelo anúncio.

Instagram para negócios 

O Instagram para Negócios também oferece o serviço de anúncios e recebe o pagamento, conforme o tempo em que a publicidade fica online, ou pelas conversões realizadas. Assim, ele ajuda as empresas a terem mais visibilidade na rede social.

Marketing de Performance: quais as vantagens?

Ao aplicar o Marketing de Performance e mensurar dados, você descobre se os seus anúncios atingiram as pessoas certas, se são atrativos e o que pode ser melhorado para gerar resultados. Essas são apenas algumas das vantagens que essa estratégia oferece, confira outras na lista a seguir:

  • Possibilidade de mensuração das ações realizadas em tempo real;
  • Aumento da capacidade de compreensão do cliente sobre os resultados;
  • Maximização dos resultados, evitando investimento em ações que trazem pouco resultados;
  • Possibilidade de intervir rapidamente quando a estratégia não traz os retornos esperados;
  • Maiores chances de atrair leads realmente qualificados, aumentando as taxas de conversão;
  • Maior compreensão do cliente sobre os benefícios trazidos com as estratégias, aumentando as taxas de fidelização para a empresa;
  • Facilidade em calcular o ROI (Retorno Sobre o Investimento);
  • Capacidade de produzir mais com menor investimento.

Marketing de Performance: como implementar?

Agora que você já sabe mais sobre o Marketing de Performance, provavelmente deve estar se perguntando como implementar essa estratégia em suas campanhas. Continue lendo e descubra!

Defina seu objetivo

O primeiro passo para criar uma campanha de sucesso é identificar qual o seu objetivo com ela, podendo variar entre a redução de CPC, número de leads gerados ou aumento da taxa de cliques. Faça uma análise para entender se os seus objetivos estão diretamente relacionados com o seu planejamento estratégico.

Defina as métricas 

Com o seu objetivo devidamente definido, o segundo passo é identificar todas as métricas que são necessárias para acompanhar durante todo o processo, a fim de alcançar as expectativas estabelecidas. Se por exemplo, você deseja aumentar o número de leads, defina um número de leads que gostaria de alcançar ou um % de crescimento em relação a um determinado período.

Defina os canais de comunicação

Com as métricas e objetivos definidos, é hora de levar em consideração o perfil e comportamento da persona para entender se ela usa mais redes sociais ou se anúncios no Google podem ser mais efetivos. Lembre-se também de que não é necessário escolher apenas uma opção. 

Defina seu budget 

Com os canais de comunicação já definidos, você deve dividir os valores que serão investidos em cada um deles. Lembre-se de que na hora de definir o orçamento, é crucial estabelecer qual o valor máximo que poderá ser gasto por clique e lead, por exemplo. Isso te ajudará a não ultrapassar o valor limite que havia planejado para uma campanha ou canal de comunicação.

Mensure os resultados 

Por último, mas não menos importante, é preciso mensurar os resultados. Defina quais números serão analisados diariamente e semanalmente. Além disso, elabore relatórios mensais, trimestrais e anuais, de forma que você tenha uma visão geral de como está o retorno do investimento. 

Lembre-se também de que um dos benefícios do Marketing de Performance é a possibilidade de fazer alterações para obter maiores resultados. Então, se for necessário, faça mudanças em seus anúncios.

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Com o “Performance Marketing”, você dominará todos os aspectos de Marketing de Performance e poderá ingressar em uma carreira que está em ascensão. Você vai aprender a gerenciar campanhas publicitárias utilizando análises de dados e funil de vendas e vai se destacar no meio digital.

Além disso, é importante que você esteja em constante atualização para se destacar na concorrência. Como? Conhecendo as novas ferramentas da sua área, estudando com mentores altamente qualificados e tendo o auxílio de uma escola que pode e vai te orientar.

É isso o que fazemos aqui na Mentorama, e é por isso que somos considerada a escola online das profissões mais procuradas do mercado! Entre em contato com um de nossos especialistas e saiba como se tornar um designer de interiores de sucesso em poucos meses.

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