Mentorama entrevista Malu Knobloch de UXUI

Mentorama entrevista: Malu Knobloch de UX/UI

Confira entrevista feita com nossa aluna de UX/UI, Malu Knobloch, que conseguiu seu primeiro emprego em apenas 20 dias com nosso suporte!

Malu Knobloch, 30 anos, é ilustradora, desenhista e iniciou seu curso Profissão UX/UI Designer conosco e em menos de 20 dias conseguiu seu primeiro emprego na área com o suporte do Centro de Carreiras da Mentorama! Confira a entrevista feita com ela:

1) Como surgiu seu interesse pela área?

Malu: Eu sou ilustradora, desenhista e filha de fotógrafa, então desde muito cedo tenho contato com esse universo. Aos 13 anos já auxiliava minha mãe na parte da iluminação, fotografia e edição dos ensaios.

O meu interesse pelo Design surgiu há pouquíssimo tempo, mais precisamente esse ano quando decidi procurar áreas relacionadas à arte e tecnologia. É claro que UX/UI não é tão artístico, mas o que mais me chamou atenção na área foi o fato de poder trabalhar com visual e tecnologia, que são pontos que prezo muito. 

Além disso, sempre priorizei a empatia e ver o que é melhor para outra pessoa, entendendo o que ela precisa ou o que a empresa e o cliente precisam ouvir e entender. Isso esteve presente nos últimos anos em um projeto de livro sobre pessoas autistas que tenho, e agora estará presente na minha carreira em UX/UI.

2) Por que você escolheu a Mentorama para estudar UX/UI?

Malu: Quando o meu interesse pela área surgiu, comecei a consumir conteúdos gratuitos que encontrei na internet e logo em seguida decidi que deveria investir em cursos profissionalizantes para entender mais sobre o universo.

O meu intuito sempre foi encontrar um curso que abrangesse tanto UX, quanto UI para que eu pudesse me tornar uma profissional com uma grande bagagem de conhecimento. E, então, após duas semanas de muita pesquisa, encontrei os cursos da Mentorama e senti que foi o mais adequado para o que eu estava procurando. 

3) Quem te inspira na área de UX?

Malu: Eu tenho muitas pessoas na área que me inspiram, inclusive mentores do curso de UX/UI da Mentorama, como Carla De Bona.

Além disso, quando falamos de UX, não podemos deixar de citar Donald Norman, que é um dos maiores gurus de Design. Por fim, tem um canal no Youtube que eu sigo e me traz muita inspiração que é o UXNOW, feito pelo Daniel Furtado.

4) Em que momento você decidiu transformar a sua paixão por Design em profissão?

Malu: Um dos fatores que me levaram a tomar essa decisão foi o fato da área ser prazerosa e altamente requisitada. Eu sempre busquei uma área inovadora que me trouxesse estabilidade financeira e, principalmente, que me permitisse trabalhar com minhas características pessoais que sempre estiveram presentes na minha vida. 

Quando encontrei UX, apenas pensei: é isso, achei! Essa área me possibilita evolução, crescimento, estabilidade e segurança que são princípios que busco.

5) Como você se vê atuando na área de UX? 

Malu: Apesar de ser muito nova na área, é claro que eu tenho minhas áreas de atuação de preferência em UX e uma delas é o UX Research, que é um dos campos que mais me aproxima do meu princípio de ter empatia pelo próximo e também pelo propósito de oferecer a melhor experiência para o usuário, pensando no que é melhor para ele. 

Mentorama entrevista Malu Knobloch de UXUI

6) Como você se sente agora que vai começar a atuar na área?

Malu: Meu sentimento nesse momento é de MUUUITA ansiedade e empolgação! Como tudo é ainda muito novo pra mim, eu ainda não consigo visualizar o dia a dia de trabalho de maneira mais concreta. Por isso, eu tenho feito muito networking no LinkedIn e conversado com profissionais da área para ficar por dentro de como as coisas funcionam na prática. 

7) Quais suas expectativas em relação ao seu novo trabalho?

Malu: Com a pandemia e o isolamento social, tem sido muito difícil ver o negacionismo acontecendo dentro de uma questão que está matando milhares de pessoas. Eu felizmente não perdi ninguém próximo, mas essa continua sendo uma grande preocupação. 

E claro, eu seguirei agindo com o máximo de segurança e cautela para não colocar a minha e a vida de outras pessoas em risco. Mas de maneira resumida, as expectativas são de manter a energia positiva e aproveitar ao máximo essa oportunidade que me foi dada. 

8) Quais serão suas atividades no seu novo trabalho?

Malu: A Paipe é uma empresa de tecnologia e inovação que comercializa seus próprios produtos tanto para empresas, como para pessoas. Dentro da Paipe, vou atuar na fábrica de software na qual vou lidar diretamente com os clientes.

9) Como foi o processo seletivo da Paipe?

Malu: Pra ser sincera, eu não achei a vaga da Paipe, ela que me achou! Quando comecei a fazer o curso da Mentorama, apenas pensei em esmiuçar esse curso ao máximo para que eu pudesse obter o máximo de conhecimento possível. 

Em seguida, eu atualizei meu LinkedIn como “Estudante de UX/UI Design” despretensiosamente e me conectei com o maior número de pessoas da área. Um dia recebi mensagem de duas pessoas diferentes com a proposta de participar de processos seletivos e fiquei muito surpresa!

Fui muito sincera em ambos os processos seletivos e deixei claro que apesar de ser muito nova na área e ter pouco conhecimento, faria de tudo para alcançar as expectativas e fazer as coisas acontecerem. Após isso, recebi um retorno mais do que positivo da Paipe e fiquei muito feliz pela oportunidade!

10) Quais são suas expectativas profissionais para o futuro?

Malu: Eu me apaixonei pela Paipe e quero continuar nessa jornada de crescimento com eles. Minha expectativa nesse momento é de fazer o máximo para contribuir com a empresa, com os clientes e, claro, com meus colegas de trabalho.

Além disso, um projeto pessoal que está em andamento e gostaria de lançá-la no futuro é o meu livro de poemas que abrange de maneira muito natural e fofa as crianças com autismo e suas diferenças. Meu grande objetivo é incluí-lo nas escolas para que as pessoas entendam as diferenças desde muito novas e, principalmente, que as respeitem.

Escrevemos sobre conceitos e notícias do mundo do design, programação, desenvolvimento de jogos, educação, desenvolvimento pessoal, carreira e negócios.
Inscreva-se em nosso blog

Não te mandaremos spam!
guest
4 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Caio Perez
Caio Perez
5 meses atrás

Que história incrível Malu! Parabéns Mentorama pelo trabalho.

Jaqueline Oliveira
Jaqueline Oliveira
5 meses atrás

Adorei! Sucesso nesta sua nova jornada, Malu!

Andre Costa
Andre Costa
5 meses atrás

Parabéns pela jornada Malu!
Sucesso pra você!
Curti demais sua história

Ana Lucia Caravani Pimenta
Ana Lucia Caravani Pimenta
4 meses atrás

Parabéns!