Mulheres na tecnologia: iniciativas que impactam

As oportunidades para mulheres no setor de tecnologia vem crescendo com o auxílio de iniciativas de impacto

As oportunidades para mulheres no setor de tecnologia vêm crescendo cada vez mais. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a atuação feminina em tecnologia saiu de 27,9 mil para 44,5 mil profissionais em 2019, com um crescimento de 60%.

No entanto, mesmo com esse aumento o mercado de tecnologia ainda sofre com a falta de mão de obra qualificada. E um dos principais motivos para essa realidade é a ausência de mulheres em TI.

Mesmo representando a maioria da população que frequenta o Ensino Superior, as mulheres representam apenas 22% das turmas de Ciência de Computação no Brasil, conforme dados do Censo IBGE 2010. 

Diante desse cenário, é possível afirmar que esse é um bom momento para mulheres que se interessam em tecnologia investirem em suas carreiras

Como aponta QA Sênior da Oracle, Leticia Maine, em entrevista para Mentorama , o mercado atual de tecnologia é mais receptivo para as mulheres, contudo, a representação feminina nesse setor continua sendo menor. 

“A área propõe muitas oportunidades e nós mulheres nos destacamos positivamente porque temos em nós a determinação praticamente enraizada”, aconselha Letícia Maine. 

Iniciativas de impacto

A cada ano as mulheres ocupam mais espaço em diferentes setores do mercado de trabalho, em TI não é diferente. Contudo, isso acontece a base de muita luta e iniciativas de impacto promovidas por e para mulheres. 

Nós separamos algumas iniciativas que têm impactado positivamente a indústria de tecnologia no Brasil e auxiliam na abertura de portas para mulheres. Confira abaixo. 

A cada ano as mulheres ocupam mais espaço em diferentes setores do mercado de trabalho
PrograMaria

A PrograMaria nasceu a partir de um grupo de mulheres, designers e jornalistas, que queriam aprender a programar. Elas utilizaram das dificuldades e desafios que tinham em comum para se apoiarem no processo de aprender programação. 

A iniciativa composta de um meta-site sobre mulheres na tecnologia visa gerar reflexão, inspiração e aprendizados. Além disso, elas buscam contribuir para que mais mulheres se sintam confiantes para buscar uma oportunidade no mundo da tecnologia.

Grandes companhias de tecnologia também têm investido em iniciativas focadas em mulheres. Esse é o caso do Women Techmakers, um programa do Google focado em promover visibilidade, comunidade e ferramentas para mulheres na tecnologia. 

O programa existe desde 2014 e a cada ano reúne milhares de mulheres que trabalham com tecnologia. O Women Techmakers já promoveu cerca de 600 eventos e possui mais de 80 mil mulheres cadastradas como membros. Além de oferecer programas de liderança. 

Uma das iniciativas é o Women Techmakers Ambassadors, um programa para embaixadoras do mundo inteiro que trabalham com tecnologia e impactam em suas respectivas comunidades. Para se inscrever, basta clicar aqui

Reprograma

Focadas em impacto social e na redução de desigualdade no setor de tecnologia, a Reprograma foca no ensino de programação para mulheres cisgênero e trans que não possuem recursos e oportunidades para aprender a programar. 

A iniciativa oferece cursos, encontros e desenvolve materiais textuais e guias sobre programação para auxiliar no aprendizado, desenvolvimento e no aumento da representatividade feminina no mercado de trabalho.

Meninas digitais

O programa Meninas Digitais é focado em estudantes do ensino médio e anos finais do ensino fundamental e desenvolve iniciativas para despertar o interesse em tecnologia e incentivá-las a buscarem uma carreira em computação. 

Para atingir esse objetivo, são oferecidos minicursos, oficinas, palestras e dinâmicas. Até o momento, mais de 18 mil pessoas foram conectadas pelo programa em 10 anos de história. 

Essas iniciativas são a prova de que lugar de mulher também é na tecnologia. 

Quer impactar sua carreira? Entre em contato e descubra como podemos te auxiliar.

 

 

 

 

Escrevemos sobre conceitos e notícias do mundo do design, programação, desenvolvimento de jogos, educação, desenvolvimento pessoal, carreira e negócios.
Inscreva-se em nosso blog

Não te mandaremos spam!
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments