Onde linguagens de programação são utilizadas?

Selecionamos quatro linguagens de programação populares e suas principais aplicações

 

Você tem interesse em investir em uma carreira em programação, mas está se perguntando quais são as possibilidades de trabalho nessa área? Então, esse texto é para você. 

A programação é uma das profissões mais versáteis da atualidade. Por essa razão, os programadores são profissionais bastante demandados em diferentes setores.

Para te mostrar as potencialidades de trabalhar nessa área, nós separamos quatro linguagens de programação e onde elas são mais utilizadas. 

Leia também: Linguagens de programação desenvolvidas por brasileiros

Python

Uma das linguagens de programação mais populares é a Python. Criada em 1991, a linguagem se popularizou entre programadores por ter uma sintaxe simples e por sua versatilidade.

Uma das áreas que mais utiliza a linguagem Python é a ciência de dados, pois ela possibilita a visualização e análise de dados de forma mais simplificada.

Além disso, com Python é possível acessar grandes bibliotecas de ciência de dados, facilitando o trabalho dos cientistas de dados.

Python também é muito útil para Machine Learning – aprendizado de máquina. Por se tratar de uma linguagem simples e fácil de aprender, Python acaba sendo muito prática para Machine Learning.

Quer aprender Python, mas não tem conhecimento prévio? Então, assista ao webinar gratuito “Introdução ao Python – Iniciando a jornada como programador”, ministrado pelo expert Felipe Assunção:

JavaScript

A linguagem de programação JavaScript, também conhecida como JS,  é utilizada no desenvolvimento de aplicações, sistemas e serviços de alta complexidade. 

JavaScript é aplicada principalmente em desenvolvimento web e desenvolvimento de software. Em resumo, essa linguagem atua na programação Front-End, ou seja, na parte mais visual de uma aplicação. Sendo assim, Javascript é utilizado com outras duas linguagens: HTML e CSS.

A programação é uma das profissões mais versáteis da atualidade

E para quem trabalha com desenvolvimento de jogos, aprender Javascript é um grande facilitador, pois essa linguagem possibilita a criação de funcionalidades interativas que podem ser aplicadas em todo tipo de documento HTML.

Java

Java é uma linguagem de programação orientada a objetos e é muito utilizada no desenvolvimento de sites e aplicativos.

Uma das grandes vantagens desta linguagem é a possibilidade de desenvolver softwares que são executáveis em diferentes plataformas como Windows, Linus e MAC. 

Dessa forma, o programador não precisa modificar sua aplicação para se adaptar às plataformas. Por essa razão, os sites ou aplicativos desenvolvidos em Java se adaptam bem a diferentes dispositivos como smartphones, notebooks, computadores e tablets.

Está pensando em aprender Java? Para te auxiliar nessa jornada, assista ao webinar gratuito “Java: como começar? Life hacks para iniciantes”, ministrado pelo desenvolvedor Sérgio Lopes:

C/C++

As linguagens de programação C e C++ são da mesma família, porém possuem suas diferenças. Enquanto C é orientada a procedimentos, C++ é orientada a objetos. 

Resumidamente, a linguagem C++ por ser mais atualizada possui mais recursos e possibilidade para desenvolvedores. 

C é utilizada principalmente na criação de sistemas operacionais como Windows e Linux. Já a linguagem C++ é muito usada no desenvolvimento de jogos que precisam de um alto rendimento. 

Após descobrir as possibilidades dessas quatro linguagens de programação, qual você escolherá para aprender mais sobre? Nos conte nos comentários.

Quer impactar sua carreira? Entre em contato e descubra como podemos te auxiliar.

 

Escrevemos sobre conceitos e notícias do mundo do design, programação, desenvolvimento de jogos, educação, desenvolvimento pessoal, carreira e negócios.
Inscreva-se em nosso blog

Não te mandaremos spam!
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments