A indústria de games é uma das mais inovadoras no mercado atual. As tendências mudam com frequência e os profissionais que trabalham – ou desejam trabalhar – na área precisam estar atentos.
De acordo com a empresa Newzoo, embora 2021 tenha sido o maior ano até o momento para o mundo dos games, o futuro é ainda mais promissor.
Muitas das tendências que já estavam em alta no último ano, como fusões e aquisições, jogos de blockchain e metaverso provavelmente continuarão em 2022.
Índice
Play-to-Earn como modelo de negócios viável
O termo play-to-earn (jogue-para-ganhar, em língua portuguesa) é um modelo de negócios bem recente, que permite que usuários recebam dinheiro ao dedicarem tempo e esforço em games baseados na tecnologia de criptos.
Parece bem confuso, mas funciona da seguinte forma: ao jogar, o usuário adquire NFTs (token não fungível) e pode trocá-las por criptomoedas. Isso possibilita que o jogador arrecade dinheiro e, ao mesmo tempo, movimente os games.
Segundo a Newzoo, o crescimento que o play-to-earn começou a ter somado ao sucesso do Axie Infinity – videogame baseado em NFT desenvolvido pelo estúdio Sky Mavis – significa que muitas empresas e seus investidores estão se esforçando para legitimar o modelo de negócios.
Sendo assim, não será nenhuma surpresa se em pouco tempo o play-to-earn esteja dominando o Brasil e diversos outros países.
Maior diversidade na indústria
Pesquisa da PGB Brasil de 2021, constatou que as mulheres têm mais costume de jogar jogos digitais do que os homens, com 51,5% do total de entrevistados.
No entanto, ao serem questionados se ambos se consideravam “gamers”, apenas 57,7% das mulheres responderam que sim. Enquanto 65,8% dos homens afirmaram que se consideram gamers.
Esse cenário demonstra que mesmo que as mulheres ocupem espaço no universo dos games, elas ainda não são a maioria atuando nessa indústria profissionalmente.
Isso também é refletido nas narrativas dos jogos, por muito tempo os protagonistas eram personagens masculinos, mas isso está começando a mudar e pode ser uma tendência para 2022.
Conforme a Exploding Topics, a indústria de games está começando a prestar atenção na representação de diferentes identidades em suas narrativas. Os desenvolvedores estão começando a trazer personagens mulheres para os mundos que criam.
Crescimento dos remakes e reboots
Um remake de jogo pode ser um sonho ou pesadelo para os fãs de uma franquia. Para quem gosta de remakes e reboots, há uma boa notícia: em 2022 espera-se que sejam lançadas novas versões de jogos.
Como aponta bla bla, desenvolvedores de jogos tem trabalho o dobro para criar novas versões de jogos clássicos que agradem o público. Em 2021, por exemplo, o famoso jogo Prince of Persia recebeu um reboot chamado Sands of Time.
Gostando ou não, a tendência é que em 2022 mais remakes sejam lançados, se vão agradar todo mundo já é outra história…
Metaverso e games
Uma das palavras mais mencionadas nas redes sociais em 2021 provavelmente foi “metaverso”. Mas o que isso significa? O metaverso é uma realidade virtual e aumentada, onde os usuários podem interagir como em uma reprodução do mundo real.

Por exemplo, é possível que uma pessoa tenha o seu avatar digital e consuma itens e produtos digitais. Inúmeras grandes empresas como Facebook e Microsoft têm investido bilhões de dólares para desenvolver o metaverso.
E a indústria de games não escapa dessa novidade. Na verdade, é esperado que sejam investidos milhões de dólares no setor, para o desenvolvimento de games que apresentem experiências de metaverso.
A ideia do metaverso pode parecer coisa de filme de ficção científica, mas já está acontecendo na realidade. Um bom exemplo disso é a experiência de metaverso oferecida pelo Fortnite da Epic Games, que lançou a Rift Tour em 2021, onde a cantora estadunidense Ariana Grande se apresentou.
E o diferencial da apresentação? Ela aconteceu no metaverso. Parece loucura, mas se você está duvidando, pode assistir a apresentação clicando aqui.
Já imaginou as experiências que você pode ter no metaverso em um futuro próximo?
Quer impactar sua carreira? Entre em contato e descubra como podemos te auxiliar.