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Deixe um pedido de consulta e teste o acesso ao curso "Design de Games do zero ao PRO" totalmente gratuito por 3 dias!
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Você dominará o fascinante processo da criação de um game, desde o desenvolvimento do conceito e a implementação de mecânicas até a prototipagem, o balanceamento e o processo de publicação! Você contará com a mentoria de líderes da indústria de jogos e, até o final do curso, irá criar o seu próprio portfólio de game designer, que será avaliado por empregadores em potencial.

2 cursos

em um programa

8 meses

Protótipo de jogo

no seu portifólio

Um mentor expert

na indústria
aprendendo enquanto faz
Escola online das profissões
mais procuradas

Design de Games do Zero ao PRO

CURSO ONLINE DE
Denis Santos
Dê uma olhada no exemplo de nossa aula do curso, em que nosso mentor conta sobre sua experiência de trabalho e seu caminho na indústria de jogos.
Design de game é um trabalho bem pago em empresas modernas
US$ 166 bilhões
é o total que vai compôs o mercado de games em 2020 de acordo com statista.com.
R$ 4.275
É a média salarial de um game designer no Brasil, sendo até R$ 9.000 para um head designer. Fonte: Glassdoor.
Crescimento da indústria x2
Empresas brasileiras de games dobraram em quatro anos.
Segundo mercado na América Latina
Em termos de crescimento da indústria de desenvolvimento de games, o Brasil fica atrás apenas do México.
Número de especialistas х2,5
De 2014 a 2018, o número de especialistas empregados no desenvolvimento de games cresceu significativamente.
Os jogos para celular ocupam 40% do mercado
Um dos destinos mais rentáveis e bem desenvolvidos do país.
Você já se imaginou desenvolvendo os jogos que tanto ama? Você pode transformar esse hobby em trabalho e se tornar um game designer. Este é o profissional que criará o conceito do jogo do começo ao fim. Ele é responsável por escrever toda a documentação do jogo a ser desenvolvido, os mapas em que a equipe vai se basear, como o jogo vai funcionar, quantas fases ele vai ter e quais são os personagens, checkpoints e recursos que o tornarão atraente. Ou seja, é o profissional que vai projetar todo o game ou uma fase dele no caso de grandes empresas.

Além disso, é comum, em algumas equipes, o game designer ser responsável por programação, design gráfico e animação.

Mais do que amar o universo gamer, o game designer é em geral uma pessoa curiosa, eclética, organizada, responsável, prática, comunicativa e estudiosa.
O que faz um game designer?
O mercado de games está muito aquecido no Brasil e no mundo, afinal estamos falando da maior indústria de entretenimento em nível global, superando as indústrias de cinema e de música juntas. No Brasil já há grandes estúdios de games que têm mais vagas abertas do que profissionais para preenchê-las. A criação de jogos vai além do entretenimento; hoje há demanda para jogos educacionais, jogos feitos para marcas como ação de marketing, jogos para simulação de negócios e treinamentos e até mesmo jogos para simulações médicas, de operação de equipamentos complexos e muito mais.

Onde posso trabalhar?
Game designer — uma carreira promissora e bem paga
R$ 2.500
R$ 4.000
R$ 8.000
Experiência 6+ anos
Sênior
Experiência 2-4 anos
Pleno
Experiência 0-2 anos
Júnior
Fonte: Glassdoor
Para quem é esse curso
Para aqueles que amam games
Descubra como cada game vai do conceito ao lançamento e, com o dever de casa do seu mentor, crie um protótipo do seu próprio game.
Designers de jogos novatos
Aprofunde e estruture seu conhecimento na prática e estude as capacidades dos mecanismos de game. Obtenha conselhos práticos dos profissionais para descobrir como dar vida às suas ideias e criar um game da hora.
Programadores de desenvolvimento de games
Complemente seus recursos técnicos com a habilidade de trabalhar na mecânica, no equilíbrio, na história e na documentação do game. Você pode criar seu próprio projeto do zero e gerenciar uma equipe de desenvolvimento.

Sua experiência pós-treino
Gameplay
Aprenda a criar um game animador para que os jogadores não fiquem entediados, além de trabalhar no enredo e na construção dos personagens e heróis.

Equilíbrio
Aprenda a criar regras que sejam justas para o jogador, equilibrando o sistema de desafios e recompensas.
Mecanismo do jogo
Aprenda como funcionam os dois melhores mecanismos de game atuais, Unreal Engine 4 e Unity, e como criar games com eles.


Trabalho em equipe
Tenha uma ideia da estrutura do estúdio de criação e da função dos participantes do projeto. Aprenda a falar a mesma língua que eles e a estabelecer decisões claras.
Fazendo o protótipo
Aprenda o básico do mecanismo de game e saiba como testar ideias para aprimorar o jogo, formular hipóteses e testá-las.

Lançamento
Você conseguirá analisar o mercado, aprender a trabalhar com um editor, calcular riscos, promover um projeto e desenvolver um modelo financeiro.
Quais ferramentas você aprenderá
Um mecanismo da Epic Games que permite a você criar games para a maioria dos sistemas operacionais e plataformas.
unrealengine.com
Um ambiente de desenvolvimento de games para PC da Unity que permite a você criar aplicativos que rodem em mais de 25 diferentes plataformas.
unity.com
Como está organizado o processo educacional?
Você assiste às aulas online

Faz suas atividades
Ele vai corrigir suas atividades e dar dicas para o seu desenvolvimento.
Prepara o trabalho final


Desenvolve um protótipo de Game completo ao final do curso
De qualquer dispositivo na hora que você quiser
Trabalho na prática próximo a um pedido real
Recebe comentários do tutor
Programação
Bloco 1: para Iniciantes
Módulo 1 – Introdução e conceitos básicos de design de games
  • Quem é o designer de games
  • Papel do designer de games
  • Sinergia com os outros membros dentro de uma equipe
Módulo 2 – Tema, conceito e arquétipos
  • Tema, estereótipo e arquétipo no seu game
  • Prática: criando o primeiro conceito de jogo
Módulo 3 – Design narrativo
  • Narração de histórias em jogos
  • Construção da composição
  • Ferramentas e estrutura dos documentos do roteirista
  • Prática: criando um sistema de jogo narrativo simples
Módulo 4 – Princípios do Level Design
  • Tipos de trauma
  • Cenários bem-sucedidos em jogos reais
  • Prática: criando um Level Design simples
Módulo 5 – Jogabilidade e mecânica de jogo
  • Gameplay
  • Mecânica de jogo e ciclos
  • Estrutura de jogabilidade
  • Framework MDA
  • Prática: criando um design de jogo aplicando o framework MDA
Módulo 6 – Personagens
  • Regras básicas para a criação de um personagem
  • Conexão entre os sentimentos do jogador e dos personagens
  • Prática: criando seu primeiro personagem
Módulo 7 – Espaço e recursos do NPC (Non-Player Character)
  • Ações do NPC
  • NPC aliado e NPC inimigo
  • Conceitos por trás de uma estrutura de NPCs
  • Prática: criando seu primeiro NPC
Módulo 8 – Objetivo do jogo e escolha do jogador
  • Tipos de escolhas nos jogos
  • Sistemas de tensão
  • Prática: criação de um design de jogo utilizando conceitos de sistemas de tensão
Módulo 9 – Regras do jogo e aprendizado dos jogadores
  • Tipos de sinais do jogo
  • Tipos de tutoriais
  • Prática: melhorando um FTUE, análise e modificação de tutoriais já existentes
Módulo 10 – Etapas e processos de desenvolvimento: etapa inicial
  • Documentos de design
  • Gráficos 2D e 3D; design de som
  • Sistemas de interação do jogador com o ambiente de jogo
  • Entendendo uma visão de produto de jogo
  • Prática: criando uma proposta de design com objeto de produto; inovação sob demanda
Módulo 11 – Etapas e processos de desenvolvimento: trabalho em equipe
  • A estrutura do estúdio de jogos
  • Os papéis dos participantes do projeto
  • Trabalho em equipe
  • Montagem de roadmap
  • Prática: montagem de um roadmap baseado na sua equipe
Módulo 12 – Etapas e processos de desenvolvimento: documentação, suporte de versões e realização de testes
  • Sistemas de gerenciamento de documentos
  • Playtest e ciclo de desenvolvimento e iteração
  • Prática: fazendo o planejamento do seu próximo jogo utilizando as técnicas ensinadas
Bloco 1: para Iniciantes
Módulo 1 – Introdução e conceitos básicos de design de games
Módulo 2 – Tema, conceito e arquétipos
Módulo 3 – Design narrativo
Módulo 4 – Princípios do Level Design
Módulo 5 – Jogabilidade e mecânica de jogo
Módulo 6 – Personagens
Módulo 7 – Espaço e recursos do NPC (Non-Player Character)
Módulo 8 – Objetivo do jogo e escolha do jogador
Módulo 9 – Regras do jogo e aprendizado dos jogadores
Módulo 10 – Etapas e processos de desenvolvimento: etapa inicial
Módulo 11 – Etapas e processos de desenvolvimento: trabalho em equipe
Módulo 12 – Etapas e processos de desenvolvimento: documentação, suporte de versões e realização de testes
Bloco 2: PRO
Módulo 1 – Benchmark
Módulo 2 – Conceitos de prototipagem
Módulo 3 – Balanceamento de sistemas de jogos
Módulo 4 – Princípios básicos de trabalho e recursos do Unity
Módulo 5 – Princípios básicos do trabalho com o Unreal Engine 4 + fundamentos da programação visual com Blueprints
Módulo 6 – Personagem principal e inimigos
Módulo 7 – Interface do usuário
Módulo 8 – Audio design
Módulo 9 – Conceitos avançados de Level Design
Módulo 10 – Prototipação avançada
Módulo 11 – Lançamento do jogo
Módulo 12 – Marketing e venda de jogos e suporte pós-lançamento
Conceitos básicos de marketing na indústria de jogos
Módulo 13 – Bônus: truques táticos de designer de games
Bloco 2: PRO
Módulo 1 – Benchmark
  • O que é benchmark
  • Сomo fazer um bom benchmark
  • Prática: criando um documento de apresentação de benchmark
Módulo 2 – Conceitos de prototipagem
  • Conceitos de prototipagem
  • Etapas de um processo de prototipagem
  • Quando usar um protótipo
  • Técnicas de prototipagem
  • Prática: criando um protótipo de papel
Módulo 3 – Balanceamento de sistemas de jogos
  • Métodos para equilibrar sistemas de jogos
  • Balanceamento de sistemas probabilísticos
  • Cálculo de queda de loot box
  • Balanceamento de sistemas de monetização e jogabilidade
  • Prática: criando uma planilha de economia baseada nessa análise
Módulo 4 – Princípios básicos de trabalho e recursos do Unity
  • Principais recursos do ambiente de desenvolvimento Unity
  • Construções de controle e matrizes
  • Prática
Módulo 5 – Princípios básicos do trabalho com o Unreal Engine 4 + fundamentos da programação visual com Blueprints
  • Princípios básicos do trabalho com o Unreal Engine 4
  • Navegação no editor, estrutura da cena e técnicas de trabalho com objetos
  • Princípios gerais de Blueprints
  • Prática
Módulo 6 – Personagem principal e inimigos
  • Criação de personagem e gerenciamento
  • A prática de criação de personagem e multidão
  • Criação de NPC e IA simple
  • Prática
Módulo 7 – Interface do usuário
  • Interação com o jogo, interface e usabilidade
  • Criação de interface para o jogador, o menu principal e o menu do jogo
  • Características tecnológicas de plataformas e diferenças de gênero
  • Criação de modelos de interface para UI designer
  • Prática: criando a própria interface de um jogo
Módulo 8 – Audio design
  • Design de som
  • Design de som das ações do personagem e do mundo do jogo
  • Ferramentas universais de criação dos efeitos especiais
  • Análise de exemplos de jogos reais
  • Prática: analisando o impacto do áudio dentro do gameplay
Módulo 9 – Conceitos avançados de Level Design
  • Ferramentas de preenchimento de nível e elementos interativos
  • Design do espaço no contexto da geometria, psicologia da percepção visual e do tempo
  • Desenvolvimento de documentação preliminar para criação de níveis
  • Conexão de níveis em uma cadeia de progressão
  • Criação de um conceito de level simples
  • Prática: criando o próprio nível para um estilo de jogo
Módulo 10 – Prototipação avançada
  • Montagem de um protótipo em um game engine
  • Balanceamento da jogabilidade (na prática)
  • Prática: criando um protótipo de jogo
Módulo 11 – Lançamento do jogo
  • Análise do mercado e a lista de tarefas de um produtor de jogos
  • Etapas antes do lançamentо
  • Divulgação e trabalho com a comunidade
  • A primeira etapa do lançamento
  • Lançamento e desenvolvimento do modelo financeiro do projeto
  • Prática: montando um plano de lançamento para um jogo hipotético
Módulo 12 – Marketing e venda de jogos e suporte pós-lançamento
Conceitos básicos de marketing na indústria de jogos
  • Monetização de jogos, jogos como negócio
  • Ferramentas de coleta e análise de estatísticas
  • As principais métricas para avaliação do comportamento dos jogadores
  • Operação do jogo e suporte pós-lançamento
  • Prática
Módulo 13 – Bônus: truques táticos de designer de games
Mentores
Mentor trabalha
Trabalhos dos mentores
Trabalhos dos alunos
Apresentação do design narrativo do jogo "Linhas de Sangue – A história de Giorno", feito como lição de casa do nosso aluno na parte do Zero.
by Yorran Rosa Bergamaschi
Trabalhos dos alunos
Apresentação do design narrativo do jogo "Linhas de Sangue – A história de Giorno", feito como lição de casa do nosso aluno na parte do Zero.
by Yorran Rosa Bergamaschi
Apresentação do design narrativo do jogo "...com você...", feito como lição de casa da nossa aluna na parte do Zero.
by Bruna Lucchesi Vilela
Apresentação do design narrativo do jogo "...com você...", feito como lição de casa da nossa aluna na parte do Zero.

by Bruna Lucchesi Vilela
Apresentação do design narrativo do jogo "MDA", feito como lição de casa da nossa aluna na parte do Zero.
by Elyssa Dalva Ribeiro Bueno
Apresentação do design narrativo do jogo "MDA", feito como lição de casa da nossa aluna na parte do Zero.
by Elyssa Dalva Ribeiro Bueno

Gilliard Lopes

Senior game designer
Essa parceria com a Mentorama me permite compartilhar experiências e contribuir para o crescimento de novos talentos brasileiros na área de games.
Electronic Arts – Vancouver, Canadá
Resumo do pós-curso
Habilidades profissionais:
Designer de game
Posição
Аnálise de mercado
Seleção de ideias para o desenvolvimento do game
Desenvolvimento do conceito de produção de games
Realização do design de níveis e mecanismos do game
Esquematização de um modelo de monetização de game
Desenvolvimento do enredo e do ambiente de game
Нabilidades para design de nível
Sincronização dos esforços dos projetos do time
R$ 4.000
Pleno:
Formulação e teste de hipóteses
Análise da economia, equilíbrio do game
Сriação da documentação do projeto
Definição de tarefas para os programadores
O curso terá retorno após o primeiro salário.
Mesmo trabalhando como designer de jogos novato, após um mês de trabalho, é possível compensar o custo da educação na Mentorama.
Certificado Mentorama
Confirma que você concluiu o curso e se torna um argumento adicional ao se candidatar a um emprego.
(Fonte: Glassdoor)
Avaliações do curso Design de Games do Zero ao PRO
Você pode pagar o curso em parcelas ou de uma só vez. Deixe uma solicitação, e o gerente entrará em contato e o ajudará a escolher o melhor método de pagamento.
Início
1 de agosto
Restam
12 vagas
de desconto
40%
Inscreva-se no curso
R$ 264
R$ 5.280
Até 12 vezes de
Preço total sem desconto
Preço total à vista
R$ 3.168
*Crédito sujeito à aprovação pelo parceiro financeiro com incidência de juros.
Perguntas e respostas
Como está organizado o ensino em grupos?
Todo o curso é conduzido de forma individual. Os professores corrigem as tarefas e dão dicas de como melhorar o trabalho. Você também pode fazer qualquer pergunta ao mentor no chat ou conversar com o seu grupo.
É possível pular os módulos?
No final de todo módulo, há uma tarefa prática. Ao resolvê-la, você liberará o próximo módulo. Essa metodologia garante que você tenha motivação para continuar a estudar, e nós teremos a certeza de que você cumprirá todas as tarefas necessárias.
Qual é o horário do curso? É possível combinar com o trabalho?