Domine o processo da criação de um jogo. Aprenda desde a conceituação e implementação da mecânica até a prototipagem, balanceamento e publicação. Crie um protótipo de jogo do zero com a ajuda de mentores experts do mercado e impulsione seu portfólio.

Projeto real

para empresa parceira

8 meses

Protótipo de jogo

para seu portfólio

Mentores experts

do mercado
aprendendo na prática
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Design de Games do Zero ao PRO

de desconto até 21 de agosto
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Conheça um de nossos mentores. Neste vídeo, o mentor Denis Santos compartilha sua experiência de trabalho na indústria de games e como se tornou Sênior Product Manager na Gazeus.
O mercado de jogos está muito aquecido no Brasil e no mundo. Afinal, essa indústria é considerada a maior de entretenimento em nível global e supera as indústrias de cinema e música juntas. No Brasil, o número de vagas abertas em estúdios de games é maior que o número de profissionais disponíveis, ou seja, há vagas sobrando. O desenvolvimento de jogos é amplo e não envolve só o entretenimento, mas também áreas como as de educação, marketing e negócios.
Mercado de trabalho em games
Como anda a indústria de games
No Brasil:
No mundo:
dos brasileiros jogam games eletrônicos
74%
é a taxa de aumento nas compras feitas em consoles e plataformas de games em 2020
140%
bilhões é a previsão de movimentação para 2021
US$ 2,3
é o crescimento no número de desenvolvedores de jogos em quatro anos
164%
maior população gamer do planeta
É а posição no ranking mundial ocupada pelo Brasil - também líder do mercado de games na América Latina
13ª
bilhões devem ser movimentados no mundo até 2023
US$ 200
Game designer — uma carreira promissora e bem paga
Fonte: Glassdoor
Sênior
7.400 - 8.300
Pleno
R$ 3.700 - 4.300
Júnior
R$ 2.200 - 2.800
Game designer — uma carreira promissora e bem paga
Fonte: Glassdoor
Sênior
7.400 - 8.300
Pleno
R$ 3.700 - 4.300
Júnior
R$ 2.200 - 2.800
Para quem é o curso
Para quem ama games
Aprenda cada etapa do desenvolvimento de um jogo do zero. Desenvolva as atividades com o auxílio de mentores e tire suas próprias ideias do papel.
Designers de jogos iniciantes
Aprofunde os seus conhecimentos na prática e domine as funcionalidades e os mecanismos de jogos.
Desenvolvedores de games
Descubra os recursos técnicos para trabalhar na mecânica, equilíbrio e documentação de um jogo. Crie protótipos reais e impulsione seu portfólio.
O designer de games é o profissional que desenvolve o conceito de um jogo do começo ao fim. Ele é responsável por escrever toda a documentação, os mapas em que a equipe vai se basear,o funcionamento do jogo, os personagens, checkpoints e recursos que o tornam atraente.

Além disso, é comum em algumas equipes que o game designer seja responsável pela programação, design gráfico e animação do jogo. Mais do que amar o universo gamer, o game designer é em geral uma pessoa curiosa, eclética, organizada, responsável, prática, comunicativa e estudiosa.
O que faz um game designer?
Sua expertise após o curso:
Gameplay
Aprenda a criar um game intuitivo para que os jogadores não fiquem entediados. Desenvolva o enredo e a construção dos personagens e heróis.
Equilíbrio
Aprenda a criar regras que sejam justas para o jogador, equilibrando o sistema de desafios e recompensas.
Mecanismo do jogo
Descubra como funcionam os dois melhores motores de games da atualidade: Unreal Engine 4 e Unity.
Trabalho em equipe
Tenha uma ideia da estrutura de um estúdio de criação e a função de cada participante do projeto. Crie um senso de trabalho em equipe.
Protótipo
Aprenda o básico do mecanismo de game e descubra como testar ideias para aprimorar um jogo, formular hipóteses e testá-las.
Lançamento
Descubra como analisar o mercado, a trabalhar com um editor, a calcular riscos, a promover um projeto e a desenvolver um modelo financeiro.
Quais ferramentas você aprenderá
Um mecanismo da Epic Games que permite a você criar games para a maioria dos sistemas operacionais e plataformas.
unrealengine.com
Um ambiente de desenvolvimento de games para PC da Unity que permite a você criar aplicativos que rodem em mais de 25 diferentes plataformas.
unity.com
Como funciona o curso?
Aulas online
Atividades
Atividades avaliadas e dicas para o seu desenvolvimento.
Trabalho final
Desenvolva um protótipo de jogo do zero ao final do curso.
Você assiste de qualquer dispositivo quando quiser.
Aprenda na prática com atividades similares a de uma empresa real.
Feedback do mentor
Game- Programação- Diversão
Sobre o Projeto:
Queremos tornar a experiência dos nossos Hogarthians divertida! Nossa ideia é criar uma plataforma onde novos colegas possam fazer um cartão que os representa. No futuro, esse projeto poderá ser usados ​​em várias oportunidades dentro da Hogarth para experiências envolventes e divertidas, além de tornar nossa família unida e integrada.
Sobre a Manifesto:
A Manifesto Games é uma empresa recifense de jogos digitais com mais de 16 anos de experiência. Atuamos nas áreas de Educação e Entretenimento, tendo trabalhando com grandes players do mercado, como Pearson, Red Balloon, Cultura Inglesa, Disney, Bandai Namco, Ubisoft e El Reino Infantil.
Desenvolva um projeto real e aumente suas chances na indústria de games.
Nossos parceiros do Projeto Final:
ao clicar no botão de "Inscreva-se", declaro que li e concordo com os documentos compartilhados no Canal de Privacidade, com o Termo de Uso e em receber comunicações nos meios de contato compartilhados acima.

inscreva-se no curso ou fale com um de nossos consultores
Programação do curso
Bloco 1: para Iniciantes
Módulo 1 – Introdução e conceitos básicos de design de games
  • Quem é o designer de games
  • Papel do designer de games
  • Sinergia com os outros membros dentro de uma equipe
Módulo 2 – Tema, conceito e arquétipos
  • Tema, estereótipo e arquétipo no seu game
  • Prática: criando o primeiro conceito de jogo
Módulo 3 – Design narrativo
  • Narração de histórias em jogos
  • Construção da composição
  • Ferramentas e estrutura dos documentos do roteirista
  • Prática: criando um sistema de jogo narrativo simples
Módulo 4 – Princípios do Level Design
  • Tipos de trauma
  • Cenários bem-sucedidos em jogos reais
  • Prática: criando um Level Design simples
Módulo 5 – Jogabilidade e mecânica de jogo
  • Gameplay
  • Mecânica de jogo e ciclos
  • Estrutura de jogabilidade
  • Framework MDA
  • Prática: criando um design de jogo aplicando o framework MDA
Módulo 6 – Personagens
  • Regras básicas para a criação de um personagem
  • Conexão entre os sentimentos do jogador e dos personagens
  • Prática: criando seu primeiro personagem
Módulo 7 – Espaço e recursos do NPC (Non-Player Character)
  • Ações do NPC
  • NPC aliado e NPC inimigo
  • Conceitos por trás de uma estrutura de NPCs
  • Prática: criando seu primeiro NPC
Módulo 8 – Objetivo do jogo e escolha do jogador
  • Tipos de escolhas nos jogos
  • Sistemas de tensão
  • Prática: criação de um design de jogo utilizando conceitos de sistemas de tensão
Módulo 9 – Regras do jogo e aprendizado dos jogadores
  • Tipos de sinais do jogo
  • Tipos de tutoriais
  • Prática: melhorando um FTUE, análise e modificação de tutoriais já existentes
Módulo 10 – Etapas e processos de desenvolvimento: etapa inicial
  • Documentos de design
  • Gráficos 2D e 3D; design de som
  • Sistemas de interação do jogador com o ambiente de jogo
  • Entendendo uma visão de produto de jogo
  • Prática: criando uma proposta de design com objeto de produto; inovação sob demanda
Módulo 11 – Etapas e processos de desenvolvimento: trabalho em equipe
  • A estrutura do estúdio de jogos
  • Os papéis dos participantes do projeto
  • Trabalho em equipe
  • Montagem de roadmap
  • Prática: montagem de um roadmap baseado na sua equipe
Módulo 12 – Etapas e processos de desenvolvimento: documentação, suporte de versões e realização de testes
  • Sistemas de gerenciamento de documentos
  • Playtest e ciclo de desenvolvimento e iteração
  • Prática: fazendo o planejamento do seu próximo jogo utilizando as técnicas ensinadas
Bloco 1: para Iniciantes
Módulo 1 – Introdução e conceitos básicos de design de games
Módulo 2 – Tema, conceito e arquétipos
Módulo 3 – Design narrativo
Módulo 4 – Princípios do Level Design
Módulo 5 – Jogabilidade e mecânica de jogo
Módulo 6 – Personagens
Módulo 7 – Espaço e recursos do NPC (Non-Player Character)
Módulo 8 – Objetivo do jogo e escolha do jogador
Módulo 9 – Regras do jogo e aprendizado dos jogadores
Módulo 10 – Etapas e processos de desenvolvimento: etapa inicial
Módulo 11 – Etapas e processos de desenvolvimento: trabalho em equipe
Módulo 12 – Etapas e processos de desenvolvimento: documentação, suporte de versões e realização de testes
Bloco 2: PRO
Módulo 1 – Benchmark
Módulo 2 – Conceitos de prototipagem
Módulo 3 – Balanceamento de sistemas de jogos
Módulo 4 – Princípios básicos de trabalho e recursos do Unity
Módulo 5 – Princípios básicos do trabalho com o Unreal Engine 4 + fundamentos da programação visual com Blueprints
Módulo 6 – Personagem principal e inimigos
Módulo 7 – Interface do usuário
Módulo 8 – Audio design
Módulo 9 – Conceitos avançados de Level Design
Módulo 10 – Prototipação avançada
Módulo 11 – Lançamento do jogo
Módulo 12 – Marketing e venda de jogos e suporte pós-lançamento
Conceitos básicos de marketing na indústria de jogos
Módulo 13 – Bônus: truques táticos de designer de games
Bloco 2: PRO
Módulo 1 – Benchmark
  • O que é benchmark
  • Сomo fazer um bom benchmark
  • Prática: criando um documento de apresentação de benchmark
Módulo 2 – Conceitos de prototipagem
  • Conceitos de prototipagem
  • Etapas de um processo de prototipagem
  • Quando usar um protótipo
  • Técnicas de prototipagem
  • Prática: criando um protótipo de papel
Módulo 3 – Balanceamento de sistemas de jogos
  • Métodos para equilibrar sistemas de jogos
  • Balanceamento de sistemas probabilísticos
  • Cálculo de queda de loot box
  • Balanceamento de sistemas de monetização e jogabilidade
  • Prática: criando uma planilha de economia baseada nessa análise
Módulo 4 – Princípios básicos de trabalho e recursos do Unity
  • Principais recursos do ambiente de desenvolvimento Unity
  • Construções de controle e matrizes
  • Prática
Módulo 5 – Princípios básicos do trabalho com o Unreal Engine 4 + fundamentos da programação visual com Blueprints
  • Princípios básicos do trabalho com o Unreal Engine 4
  • Navegação no editor, estrutura da cena e técnicas de trabalho com objetos
  • Princípios gerais de Blueprints
  • Prática
Módulo 6 – Personagem principal e inimigos
  • Criação de personagem e gerenciamento
  • A prática de criação de personagem e multidão
  • Criação de NPC e IA simple
  • Prática
Módulo 7 – Interface do usuário
  • Interação com o jogo, interface e usabilidade
  • Criação de interface para o jogador, o menu principal e o menu do jogo
  • Características tecnológicas de plataformas e diferenças de gênero
  • Criação de modelos de interface para UI designer
  • Prática: criando a própria interface de um jogo
Módulo 8 – Audio design
  • Design de som
  • Design de som das ações do personagem e do mundo do jogo
  • Ferramentas universais de criação dos efeitos especiais
  • Análise de exemplos de jogos reais
  • Prática: analisando o impacto do áudio dentro do gameplay
Módulo 9 – Conceitos avançados de Level Design
  • Ferramentas de preenchimento de nível e elementos interativos
  • Design do espaço no contexto da geometria, psicologia da percepção visual e do tempo
  • Desenvolvimento de documentação preliminar para criação de níveis
  • Conexão de níveis em uma cadeia de progressão
  • Criação de um conceito de level simples
  • Prática: criando o próprio nível para um estilo de jogo
Módulo 10 – Prototipação avançada
  • Montagem de um protótipo em um game engine
  • Balanceamento da jogabilidade (na prática)
  • Prática: criando um protótipo de jogo
Módulo 11 – Lançamento do jogo
  • Análise do mercado e a lista de tarefas de um produtor de jogos
  • Etapas antes do lançamentо
  • Divulgação e trabalho com a comunidade
  • A primeira etapa do lançamento
  • Lançamento e desenvolvimento do modelo financeiro do projeto
  • Prática: montando um plano de lançamento para um jogo hipotético
Módulo 12 – Marketing e venda de jogos e suporte pós-lançamento
Conceitos básicos de marketing na indústria de jogos
  • Monetização de jogos, jogos como negócio
  • Ferramentas de coleta e análise de estatísticas
  • As principais métricas para avaliação do comportamento dos jogadores
  • Operação do jogo e suporte pós-lançamento
  • Prática
Módulo 13 – Bônus: truques táticos de designer de games
Mentores
Denis Santos
Founder na Bee Legacy Publishing e Senior Product Manager na Sweet Media Marketing
Mais de 7 anos em area de Jogos. 2 jogos lançados. Passou por vários ciclos na carreira, desde produções independentes, até empresas renomadas no Brasil como Aquiris Game Studio etc.
Luciano Soares
Lead 3D Artist na Hogarth Worldwide
Foi animador na série Dino Aventuras. Palestrantrou em eventos como Google I/O e Fórum Internacional do Software Livre е SENACRS. Ingressou na carreira de produção 3D há mais de 10 anos. Atualmente trabalha como Artista 3D Sênior na Hogarth Worldwide.
Arthur Soares Silva
Game Designer na HOPLON
Octo Dash, seu primeiro game, estreou no top 10 mundial do Google Play. Fundador da maior comunidade de games independentes do Brasil, A Casa do Cogumelo. Formado em Artes Visuais e com mais de 7 anos na área, já trabalhou para gigantes do setor.
Rodrigo de Souza
Mentor de Game Design na Mentorama
Já colaborou com empresas como a EA Games e Square Enix. Mais de 20 anos de experiência na indústria de jogos. Mentor de Game Design, já palestrou em grandes universidades do país como a UFRJ, a PUC-Rio e a UFF.
Gabriel Orlandelli
Lead Designer/Studio Head na Major Game
De 5 jogos comerciais lançados. Mais de 10 anos na area de Jogos. Especialista em diversas disciplinas na indústria de jogos, como Game Design, Produção, Marketing, Localização e Empreededorismo.
Ciao Prates
Lead Level Designer na AQUIRIS e Environment e Level Design Mentor
Formado em arquitetura e urbanismo pela UFV. Atua há mais de 10 anos com concepção criativa, cenografia e level design. 2 Prêmios CasaCor 2017. Melhor Cenário Customizado e Novo Talento do Design 2015 - Miami Art Basel - USA.
Giovane Webster
Senior Audio Designer na Splash Damage e Game Audio Mentor
Audio Designer de games há 9 anos e produtor de áudio para mídias digitais há mais de 12 anos. Сolabora com a produtora de áudio Andromeda Sound baseada em Los Angeles, US. 11 Premios no Gamescom, AppStore, SBGames Brazil, Big Festival.
Carlos José Mendes da Silva Junior
Mobile Game Designer na Gameloft
Trabalhou como Game Designer em Berlin e já atuou como consultor de Game Design e UX para empresas do Canadá. Atualmente especializado em balanceamento de sistemas de jogos na Gazeus.
Trabalhos dos mentores
Trabalho dos alunos
já no 3º módulo
Essa parceria com a Mentorama me permite compartilhar experiências e contribuir para o crescimento de novos talentos brasileiros na área de games.

Gilliard Lopes

Senior game designer
Nosso mentor e parceiro do curso
Electronic Arts – Vancouver, Canadá
Seu futuro currículo
Habilidades profissionais:
Designer de game
Posição
Аnálise de mercado
Seleção de ideias para o desenvolvimento do game
Desenvolvimento do conceito de produção de games
Realização do design de níveis e mecanismos do game
Esquematização de um modelo de monetização de game
Desenvolvimento do enredo e do ambiente de game
Нabilidades para design de nível
Sincronização dos esforços dos projetos do time
R$ 4.000,00
Pleno:
Formulação e teste de hipóteses
Análise da economia, equilíbrio do game
Сriação da documentação do projeto
Definição de tarefas para os programadores
Benefícios após o curso
Certificado de conclusão
Portfólio de trabalhos
Projeto final
Currículo forte
Atesta que você concluiu o curso e é uma vantagem adicional ao se candidatar a uma vaga de emprego.
Certificado Mentorama
Avaliações do curso Design de Games do Zero ao PRO
Investimento
Preço total a vista
R$ 2.210,00
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de desconto para os 20 primeiros alunos
Preço total sem desconto
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R$ 118,19
R$ 184,17
12x sem juros de
Até 24x de
Garantimos seu dinheiro de volta por até 7 dias
1. Dê o primeiro passo
2. Preencha seus dados
Quero tirar dúvidas com um consultor
Pague agora com desconto extra
Restam
12 vagas
21 de agosto
Início
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Investimento
Preço total sem desconto
R$ 2.210,00
R$ 1.989,00
Preço total a vista
Garantimos seu dinheiro de volta por até 7 dias
1. Dê o primeiro passo
2. Preencha seus dados
Quero tirar dúvidas com um consultor
Pague agora com desconto extra
%
42%
de desconto pagando agora
Restam
12 vagas
21 de agosto
Início
Perguntas frequentes
Ao finalizar o curso eu recebo um certificado de conclusão?
Sim. Após entregar todas as tarefas e finalizar o curso, você recebe um certificado de conclusão.
Como funciona o curso?
Todo o curso é conduzido de forma individual. Os professores corrigem as tarefas e dão dicas de como melhorar o trabalho. Você também pode fazer qualquer pergunta ao mentor no chat ou conversar com o seu grupo.
É possível pular os módulos?
No final de todo módulo, há uma tarefa prática. Ao resolvê-la, você liberará o próximo módulo. Essa metodologia garante que você tenha motivação para continuar a estudar, e nós teremos a certeza de que você cumprirá todas as tarefas necessárias.
Qual é o horário do curso? É possível combinar com o trabalho?
Todo o formato do curso é feito para que você possa combinar com trabalho, estudo e vida pessoal. Você pode estudar em qualquer horário, no seu próprio ritmo. Além disso, todas as lições estarão disponíveis por dois anos.
Quantas horas por semana precisarei dedicar aos estudos?
Tudo depende de você. Os alunos gastam em média duas horas por semana.
Eu posso me comunicar com os mentores?
No chat, você terá acesso a um instrutor que dará feedback e dicas em suas atividades. Você terá a chance de aprender com as experiências dos nossos mentores, que são líderes em suas áreas.
E se eu precisar de apenas uma parte do curso?
O curso tem duas partes. Se você conferiu o programa e precisa de apenas uma, você pode pagar somente a parte que deseja. Para fazer isso, basta enviar uma solicitação e um de nossos consultores irá te auxiliar.
Quais são os requisitos técnicos para o curso? Posso estudar utilizando meu smartphone?
Já que durante o curso trabalharemos com um game engine, você vai precisar de um computador, o smartphone não tem as características técnicas necessárias. Аs especificações do computador são as seguintes:

Hardware Recomendado
  • Operating System: Windows 10 64-bit
  • Processor: Quad-core Intel or AMD, 2.5 GHz or faster
  • Memory: 8 GB RAM
  • Video Card/DirectX Version: DirectX 11 or DirectX 12 compatible graphics card

Requisitos Mínimos De Software
  • Operating System: