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Houdini do zero ao PRO

Você aprenderá do zero a criar efeitos especiais como em um grande filme: explosões e destruição, fumaça e fogo. Conclua alguns trabalhos de portfólio e se qualifique para a posição de artista FX júnior.

18 módulos

8 meses

Trabalhos de portfólio

espetaculares

Mentor

que checará suas tarefas
aprendendo na prática
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mais procuradas
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de um parceiro 100% confiável
Crédito descomplicado, parcelamento no boleto em até 12 vezes
Qualquer pessoa física, maior de 18 anos
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Houdini — o principal software para a criação de efeitos especiais no cinema moderno, desenvolvimento de jogos e publicidade.
Sem barreiras
com especialização em Houdini, você pode trabalhar em equipes distribuídas nos Estados Unidos ou na Europa.
Salário alto
de acordo com a ZipRecruiter, o artista de Houdini FX tem uma renda média anual de R$68.000,00 por ano.
Para quem é o curso
Para aqueles que querem entrar na indústria cinematográfica
Mesmo que você não tenha feito 3D ou animação antes, você irá reunir um portfólio de efeitos especiais e estudar as capacidades do Houdini em exercícios práticos. Você poderá se candidatar ao cargo de especialista júnior em VFX.
Profissionais e designers de gráficos 2D
Aplique seu conhecimento de composição, cor e estética de moldura em um novo campo. Você pode criar efeitos "ao vivo" realistas, expandir seu conjunto de habilidades ou alterar sua especialização - e fazer efeitos especiais para filmes e jogos.
Especialistas 3D e animadores
Você pode simular centenas de vezes mais rápido usando os algoritmos do Houdini. Passe para o próximo nível da profissão: domine a animação procedural, consiga um novo emprego e você poderá ganhar mais.
Sua experiência pós-treinamento
Criação de assets procedimentais
Você será capaz de preparar objetos em 3D não manualmente, mas definindo parâmetros - e, por exemplo, modelar uma cidade ou ilha inteira em minutos.
Animação de multidões
Aproveite o poder de Houdini para realizar uma das tarefas mais exigidas dos profissionais de FX de filme.
Trabalhando com nodes
Aprenda a criar os modelos lógicos que precisa usando a programação visual: você será capaz de controlar objetos, geometria, partículas e movimento.
Simulação de corpos moles e rígidos
Aprenda a trabalhar com colisões de objetos, criar tecidos e rasgos nele. Você poderá simular a destruição de sólidos: rochas, edifícios e equipamentos.
Simulação de partículas
Você pode criar areia, poeira e neve realistas ou quaisquer outros objetos semelhantes. Ajuste o movimento e as colisões dessas partículas.
Escreva códigos em VEX
Domine a sintaxe da linguagem de programação integrada Houdini e seja capaz de escrever comandos nela. Usado para criar efeitos cinemáticos complexos.
Quais ferramentas você vai aprender
Houdini
Um pacote de software para trabalhar com gráficos tridimensionais, no qual você pode criar os efeitos de destruição, fumaça, explosões, influências orgânicas e desintegração.
Unreal Engine 4
Um dos mecanismos de jogos mais populares entre os jogos de grande orçamento. Um de seus autores é a Epic Games, conhecida por seus jogos Unreal e Fortnite.
Luiz Felipe Parussolo
Head of product design @PicPay. Ele tem uma vasta experiência prática no mercado e liderou equipes de UX research em tais empresas como: GetNinjas, Webmotors e OLX Brasil.
Carla De Bona
UX/UI Designer, mestre em comunicação e semiótica. Consultora para startups, professora na FIAP e palestrante.
Laryssa Tertuliano
User Researcher na Dextra Digital.
Trabalha em uma equipe multidisciplinar de cem pessoas, responsável pela Experiência Digital de mais de 82 milhões de clientes do setor de telefonia na América Latina.
Mentores
PicPay
FIAP
Dextra Digital
Raphael Felicio
4 prêmios na Awwwards
"Melhores Apps de 2014 na AppStore Brasil"
Orador do TEDx
Juiz na CSS Design Awards
Head de Design e Marketing na ioasys
Lucas M.Otsuka
Designer de produto e Pesquisador de UX
10 anos de experiência na área de design. Projeta o futuro da habitação no Quinto andar, orientando estudantes. Vários projetos de design entregues para os mercados americano e europeu.

Como está organizado o processo educacional?
Você assiste as aulas on-line
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Que irá corrigir as suas atividade e de dará um feedback completo sobre o seu rendimento
Prepara o trabalho final


Desenvolve um protótipo de Game completo ao final do curso
De qualquer dispositivo a qualquer hora
os projetos são inspirados em demandas reais da indústria de games
Recebe comentários do mentor
Programa Houdini
Módulo 1 - Introdução da indústria
  • Áreas de uso para Houdini
  • Exemplos e técnicas do Houdini
Мódulo 2 - Arquitetura do Houdini
  • Tipos de dados. Operações e funções matemáticas.
  • Dispositivo de geometria e classes de atributos.
  • A interface e o dispositivo do pacote Houdini.
Мódulo 3 - Mergulhe no Houdini
  • A abordagem do procedimento no Houdini
  • Modos básicos e frequentemente usados - as unidades básicas do Houdini que processam dados.
  • Trabalho no Houdini: importação de carros, análise de elementos controlados, animação e renderização.
  • Contextos e seus propósitos.
Мódulo 4 - Configurações no Houdini
  • Organização do projeto e manutenção do material.
  • Atributos, seus tipos e geometria.
  • Grupos, seus tipos e métodos de criação.
  • Parâmetros e expressos.
  • Variáveis locais, acesso aos atributos por meio delas.
Мódulo 5 - Criação de assets
  • Criação e packaging de um rig simples na teoria dos Digital Assets
  • Prática: criando algo simples em rig (um inseto como exemplo)
Мódulo 6 - Loops e introdução ao VOP
  • Copie geometria, stamps, transferência de atributos para cópias.
  • O conceito de Loop e seus usos (para cada Loop).
  • Orientação de objeto simples e vetor UP.
  • Familiaridade com VOP (contexto de programação visual para trabalhar com atributos de geometria, bem como para escrever shaders)
  • Prática: Criação de ferramentas e deformação geométrica usando VOP.
Мódulo 7 - Noções básicas de VEX e trabalhando com atributos
  • Conceito de VEX e seu uso no exemplo de VOP.
  • Criação de ferramentas baseadas no VEX (wrangle).
  • Prática: …
Мódulo 8 - Técnica de modelagem de procedimentos, curvas
  • Fundamentos das operações vetoriais de produto Cross e Dot.
  • Importação e exportação de geometria e intercâmbio entre contextos.
  • Solucionador SOP.
  • Prática:
Мódulo 9 - Familiaridade com volumetria e seus tipos de volume
  • Introdução a volumetria. Como trabalhar com volumes.
  • Campos de Fog e SDF.
  • Campos escalares e vetoriais e sua construção com base na geometria.
  • Modificação de volume com VEX.
  • Prática: Crie terrenos usando nós de campo de altura / trabalhe com volumetria para criar nuvens.
Мódulo 10 - Simulações e introdução ao regulador de tempo
  • Familiaridade com o contexto das simulações, atributos e seus parâmetros.
  • Criação de objetos de colisão.
  • Aplicando simulação POP (simulação de partículas).
  • Métodos e sutilezas de trabalhar em contexto DOP (rede em que são construídas simulações e cálculos de comportamento dinâmico).
  • Prática: +DZ
Мódulo 11 - Noções básicas de dinâmica
  • Simulação de Vellum e soft body.
  • Destruição de obstáculos, rasgamento de tecido.
  • Prática: Criando uma bandeira regular + rasgando o tecido. \ Criando um avental e colocando-o no personagem.
Мódulo 12 - Dinâmica de partículas e sólidos
  • Dinâmicas de partículas e métodos de controle.
  • Bullet, RBD bullet e solucionador de node.
  • Dinâmica de sólidos.
  • Prática: Criação de areia ou qualquer material com volume.
Мódulo 13 - Dinâmica de gases: fumaça, fogo
  • Noções básicas de simulação de fumaça.
  • Diferença entre simulação de fumaça e simulação de chama.
  • Revisão do solver de fumaça e Pyro. Controle da simulação de fumaça com campos de velocidade personalizados.
  • Usando um Pyro Solver já construído em uma rede DOP.
  • Advecção de partículas.
  • Prática:
Мódulo 14 - Dinâmica de fluidos e flip
  • Simulação de flip, criação de uma cena com água e parâmetros básicos da simulação.
  • Crie um flipbook para ver o resultado.
  • Visualização em Mantra, análise dos principais parâmetros.
  • Conclusão de passos adicionais.
  • Prática:
Мódulo 15 - Exportando a animação do Houdini para o Unreal Engine 4
  • Exporte para o Unreal Engine.
  • Outras opções de exportação
  • Prática:
Мódulo 16 - Animação e modelagem
  • Usando scripts Python para criar um seletor em um rig.
  • Prática:
Módulo 17 - Usando instâncias para renderização
  • Criação de uma floresta em um terreno e sua renderização.
  • Prática: Crie uma pequena ilha desmontando as ferramentas de terreno.
Мódulo 18 - Animação de multidões
  • Visão geral da ferramenta.
  • Prática de uso em um rig e em um asset.
  • Criando multidões.
  • Prática:
Módulo 1 - Introdução da indústria
  • Áreas de uso para Houdini
  • Exemplos e técnicas do Houdini
Мódulo 2 - Arquitetura do Houdini
  • Tipos de dados. Operações e funções matemáticas.
  • Dispositivo de geometria e classes de atributos.
  • A interface e o dispositivo do pacote Houdini.
Мódulo 3 - Mergulhe no Houdini
  • A abordagem do procedimento no Houdini
  • Modos básicos e frequentemente usados - as unidades básicas do Houdini que processam dados.
  • Trabalho no Houdini: importação de carros, análise de elementos controlados, animação e renderização.
  • Contextos e seus propósitos.
Мódulo 4 - Configurações no Houdini
  • Organização do projeto e manutenção do material.
  • Atributos, seus tipos e geometria.
  • Grupos, seus tipos e métodos de criação.
  • Parâmetros e expressos.
  • Variáveis locais, acesso aos atributos por meio delas.
Мódulo 5 - Criação de assets
  • Criação e packaging de um rig simples na teoria dos Digital Assets
  • Prática: criando algo simples em rig (um inseto como exemplo)
Мódulo 6 - Loops e introdução ao VOP
  • Copie geometria, stamps, transferência de atributos para cópias.
  • O conceito de Loop e seus usos (para cada Loop).
  • Orientação de objeto simples e vetor UP.
  • Familiaridade com VOP (contexto de programação visual para trabalhar com atributos de geometria, bem como para escrever shaders)
  • Prática: Criação de ferramentas e deformação geométrica usando VOP.
Мódulo 7 - Noções básicas de VEX e trabalhando com atributos
  • Conceito de VEX e seu uso no exemplo de VOP.
  • Criação de ferramentas baseadas no VEX (wrangle).
  • Prática: …
Мódulo 8 - Técnica de modelagem de procedimentos, curvas
  • Fundamentos das operações vetoriais de produto Cross e Dot.
  • Importação e exportação de geometria e intercâmbio entre contextos.
  • Solucionador SOP.
  • Prática:
Мódulo 9 - Familiaridade com volumetria e seus tipos de volume
  • Introdução a volumetria. Como trabalhar com volumes.
  • Campos de Fog e SDF.
  • Campos escalares e vetoriais e sua construção com base na geometria.
  • Modificação de volume com VEX.
  • Prática: Crie terrenos usando nós de campo de altura / trabalhe com volumetria para criar nuvens.
Мódulo 10 - Simulações e introdução ao regulador de tempo
  • Familiaridade com o contexto das simulações, atributos e seus parâmetros.
  • Criação de objetos de colisão.
  • Aplicando simulação POP (simulação de partículas).
  • Métodos e sutilezas de trabalhar em contexto DOP (rede em que são construídas simulações e cálculos de comportamento dinâmico).
  • Prática: +DZ
Мódulo 11 - Noções básicas de dinâmica
  • Simulação de Vellum e soft body.
  • Destruição de obstáculos, rasgamento de tecido.
  • Prática: Criando uma bandeira regular + rasgando o tecido. \ Criando um avental e colocando-o no personagem.
Мódulo 12 - Dinâmica de partículas e sólidos
  • Dinâmicas de partículas e métodos de controle.
  • Bullet, RBD bullet e solucionador de node.
  • Dinâmica de sólidos.
  • Prática: Criação de areia ou qualquer material com volume.
Мódulo 13 - Dinâmica de gases: fumaça, fogo
  • Noções básicas de simulação de fumaça.
  • Diferença entre simulação de fumaça e simulação de chama.
  • Revisão do solver de fumaça e Pyro. Controle da simulação de fumaça com campos de velocidade personalizados.
  • Usando um Pyro Solver já construído em uma rede DOP.
  • Advecção de partículas.
  • Prática:
Мódulo 14 - Dinâmica de fluidos e flip
  • Simulação de flip, criação de uma cena com água e parâmetros básicos da simulação.
  • Crie um flipbook para ver o resultado.
  • Visualização em Mantra, análise dos principais parâmetros.
  • Conclusão de passos adicionais.
  • Prática:
Мódulo 15 - Exportando a animação do Houdini para o Unreal Engine 4
  • Exporte para o Unreal Engine.
  • Outras opções de exportação
  • Prática:
Мódulo 16 - Animação e modelagem
  • Usando scripts Python para criar um seletor em um rig.
  • Prática:
Módulo 17 - Usando instâncias para renderização
  • Criação de uma floresta em um terreno e sua renderização.
  • Prática: Crie uma pequena ilha desmontando as ferramentas de terreno.
Мódulo 18 - Animação de multidões
  • Visão geral da ferramenta.
  • Prática de uso em um rig e em um asset.
  • Criando multidões.
  • Prática:
Seu currículo após a conclusão do curso
Habilidades profissionais:
Artista Houdini FX
Posição
Criação de efeitos especiais para cinema
Geração de assets processuais
Destruição de sólidos
Simulação de tecidos e suas deformações
Simulação de objetos soltos, fumaça, fogo e outras partículas
Animação processual
Trabalho com VEX / VOP
Exportação de animação para UE4
R$ 5.000,00
Salário a partir de:
Inscrever-se no curso
Preço com desconto
R$ 300,12
Valor anterior
R$ 4.500,00
Você pode pagar o curso a vista ou parcelado. Deixe um pedido, o nosso operador vai entrar em contato e ajudará você a escolher o melhor esquema de pagamento.
R$ 900,00
Economize
x mensais
Início
4 de outubro
Restam
12 vagas
de desconto
20%
Perguntas e respostas
Como está organizado o ensino em grupos?
Todo o curso é conduzido de forma individual. Os professores corrigem as tarefas de casa e dão dicas como melhorar o trabalho. Você também pode fazer qualquer pergunta ao mentor no chat ou conversar com o seu grupo.
É possível pular os módulos?
No final de cada módulo há uma tarefa prática. Ao resolvê-la, você liberará o próximo módulo. Essa metodologia garante que você tenha motivação de continuar a estudar e nós teremos certeza que passamos aos alunos toda a informação necessária.
Qual é a carga horária? Vou poder conciliar com meu trabalho?
Você pode acessar os materiais do curso a qualquer momento, avançando no seu ritmo. Além disso, todas as aulas estarão disponíveis durante 2 anos a partir do início do seu ensino. Assim, você pode atualizar seu conhecimento a hora que quiser. O formato do ensino é feito de tal forma que você poderá avançar no curso sem atrapalhar seu trabalho, estudo e vida pessoal.
Quantas horas por semana precisarei dedicar aos estudos?
Tudo depende de você. Em média, os alunos gastam aproximadamente duas horas por semana.
Eu vou poder me comunicar com os professores?
Dentro do chat, você terá um mentor, e o professor irá comentar as suas tarefas e dar dicas. Você terá a chance de aprender mais com a experiência dos nossos professores — os líderes do mercado da sua área, e aproveitar seu conhecimento e lifehacks.
Como está organizado o ensino em grupos?
Todo o curso é conduzido de forma individual. Os professores corrigem as tarefas de casa e dão dicas como melhorar o trabalho. Você também pode fazer qualquer pergunta ao mentor no chat ou conversar com o seu grupo.
É possível pular os módulos?
No final de cada módulo há uma tarefa prática. Ao resolvê-la, você liberará o próximo módulo. Essa metodologia garante que você tenha motivação de continuar a estudar e nós teremos certeza que passamos aos alunos toda a informação necessária.
Qual é a carga horária? Vou poder conciliar com meu trabalho?
Você pode acessar os materiais do curso a qualquer momento, avançando no seu ritmo. Além disso, todas as aulas estarão disponíveis durante 2 anos a partir do início do seu ensino. Assim, você pode atualizar seu conhecimento a hora que quiser. O formato do ensino é feito de tal forma que você poderá avançar no curso sem atrapalhar seu trabalho, estudo e vida pessoal.
Quantas horas por semana precisarei dedicar aos estudos?
Tudo depende de você. Em média, os alunos gastam aproximadamente duas horas por semana.
Eu vou poder me comunicar com os professores?
Dentro do chat, você terá um mentor, e o professor irá comentar as suas tarefas e dar dicas. Você terá a chance de aprender mais com a experiência dos nossos professores — os líderes do mercado da sua área, e aproveitar seu conhecimento e lifehacks.
Adquira uma nova profissão e mude a sua vida
Design
Programação
Gamedev
Aprenda com os melhores profissionais do mercado, domine as habilidades aplicadas e aprimore-as em projetos reais. Assuma o controle do seu tempo, estudando quando for conveniente.
65%
dos alunos conseguiram emprego após o curso
50 000
estudantes em todo o mundo
Escola online das profissões mais procuradas
Av. Brg. Faria Lima, 2369 - São Paulo -SP
© Mentorama, 2020-2021 | CNPJ: 36.860.664/0001-78