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Deixe um solicitação de atendimento e teste o acesso ao curso "Design de Games do zero ao PRO" totalmente gratuito por 3 dias!
Ao clicar no botão de "Enviar", declaro que li e estou ciente das condições presentes na Política de Privacidade e concordo com os Termos de uso aplicáveis à empresa Mentorama e seus serviços.
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Domine o incrível processo da criação de um jogo! Aprenda desde a conceituação e implementação da mecânica, até a prototipagem, o balanceamento do jogo e sua publicação. Com o curso online Design de Games, você começa a montar o seu portfólio usando o seu próprio protótipo que será desenvolvido com as orientações dos nossos mentores - líderes da indústria de jogos.

Projeto real

com empresa parceira

8 meses

Protótipo de jogo

no seu portifólio

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na indústria
aprendendo enquanto faz
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CURSO ONLINE

Design de Games do Zero ao PRO

até 29 de agosto




-40%
Dê uma olhada no exemplo de nossa aula do curso, em que nosso mentor conta sobre sua experiência de trabalho e seu caminho na indústria de jogos.
O mercado de games está muito aquecido no Brasil e no mundo, afinal estamos falando da maior indústria de entretenimento em nível global, superando as indústrias de cinema e de música juntas. No Brasil já há grandes estúdios de games que têm mais vagas abertas do que profissionais para preenchê-las. A criação de jogos vai além do entretenimento; hoje há demanda para jogos educacionais, jogos feitos para marcas como ação de marketing, jogos para simulação de negócios e treinamentos e até mesmo jogos para simulações médicas, de operação de equipamentos complexos e muito mais.

Onde posso trabalhar?
Como anda o mercado:
No país:
No mundo:
dos brasileiros jogam games eletrônicos
74%
é a taxa de aumento nas compras feitas em consoles e plataformas de games em 2020
140%
bilhões é a previsão de movimentação para 2021
US$ 2,3
É quanto o número de desenvolvedores de jogos cresceu em quatro anos.
164%
maior população gamer do planeta
É а posição no ranking mundial ocupada pelo Brasil - também líder do mercado de games na América Latina
13ª
bi devem ser movimentados no mundo até 2023
US$ 200
Game designer — uma carreira promissora e bem paga
Fonte: Glassdoor
Sênior
7.400 - 8.300
Pleno
R$ 3.700 - 4.300
Júnior
R$ 2.200 - 2.800
Game designer — uma carreira promissora e bem paga
Fonte: Glassdoor
Sênior
7.400 - 8.300
Pleno
R$ 3.700 - 4.300
Júnior
R$ 2.200 - 2.800
Para quem é esse curso
Para aqueles que amam games
Descubra como cada game vai do conceito ao lançamento e, com o dever de casa do seu mentor, crie um protótipo do seu próprio game.
Designers de jogos novatos
Aprofunde e estruture seus conhecimentos na prática e estude as funcionalidades dos mecanismos de jogos com os atuais profissionais do mercado.
Programadores de games
Complemente seus recursos técnicos com a capacidade de trabalhar na mecânica, equilíbrio e documentação do jogo. Passe por todas as etapas para criar seu próprio projeto do zero.
Sua expertise após o curso:
Gameplay
Aprenda a criar um game animador para que os jogadores não fiquem entediados, além de trabalhar no enredo e na construção dos personagens e heróis.

Equilíbrio
Aprenda a criar regras que sejam justas para o jogador, equilibrando o sistema de desafios e recompensas.
Mecanismo do jogo
Aprenda como funcionam os dois melhores mecanismos de game atuais, Unreal Engine 4 e Unity, e como criar games com eles.


Trabalho em equipe
Tenha uma ideia da estrutura do estúdio de criação e da função dos participantes do projeto. Aprenda a falar a mesma língua que eles e a estabelecer decisões claras.
Fazendo o protótipo
Aprenda o básico do mecanismo de game e saiba como testar ideias para aprimorar o jogo, formular hipóteses e testá-las.

Lançamento
Você conseguirá analisar o mercado, aprender a trabalhar com um editor, calcular riscos, promover um projeto e desenvolver um modelo financeiro.
Quais ferramentas você aprenderá
Um mecanismo da Epic Games que permite a você criar games para a maioria dos sistemas operacionais e plataformas.
unrealengine.com
Um ambiente de desenvolvimento de games para PC da Unity que permite a você criar aplicativos que rodem em mais de 25 diferentes plataformas.
unity.com
Como está organizado o processo educacional?
Você assiste às aulas online

Faz suas atividades
Ele vai corrigir suas atividades e dar dicas para o seu desenvolvimento.
Prepara o trabalho final


Desenvolve um protótipo de Game completo ao final do curso
De qualquer dispositivo na hora que você quiser
Trabalho na prática próximo a um pedido real
Recebe comentários do tutor
Programação
Bloco 1: para Iniciantes
Módulo 1 – Introdução e conceitos básicos de design de games
  • Quem é o designer de games
  • Papel do designer de games
  • Sinergia com os outros membros dentro de uma equipe
Módulo 2 – Tema, conceito e arquétipos
  • Tema, estereótipo e arquétipo no seu game
  • Prática: criando o primeiro conceito de jogo
Módulo 3 – Design narrativo
  • Narração de histórias em jogos
  • Construção da composição
  • Ferramentas e estrutura dos documentos do roteirista
  • Prática: criando um sistema de jogo narrativo simples
Módulo 4 – Princípios do Level Design
  • Tipos de trauma
  • Cenários bem-sucedidos em jogos reais
  • Prática: criando um Level Design simples
Módulo 5 – Jogabilidade e mecânica de jogo
  • Gameplay
  • Mecânica de jogo e ciclos
  • Estrutura de jogabilidade
  • Framework MDA
  • Prática: criando um design de jogo aplicando o framework MDA
Módulo 6 – Personagens
  • Regras básicas para a criação de um personagem
  • Conexão entre os sentimentos do jogador e dos personagens
  • Prática: criando seu primeiro personagem
Módulo 7 – Espaço e recursos do NPC (Non-Player Character)
  • Ações do NPC
  • NPC aliado e NPC inimigo
  • Conceitos por trás de uma estrutura de NPCs
  • Prática: criando seu primeiro NPC
Módulo 8 – Objetivo do jogo e escolha do jogador
  • Tipos de escolhas nos jogos
  • Sistemas de tensão
  • Prática: criação de um design de jogo utilizando conceitos de sistemas de tensão
Módulo 9 – Regras do jogo e aprendizado dos jogadores
  • Tipos de sinais do jogo
  • Tipos de tutoriais
  • Prática: melhorando um FTUE, análise e modificação de tutoriais já existentes
Módulo 10 – Etapas e processos de desenvolvimento: etapa inicial
  • Documentos de design
  • Gráficos 2D e 3D; design de som
  • Sistemas de interação do jogador com o ambiente de jogo
  • Entendendo uma visão de produto de jogo
  • Prática: criando uma proposta de design com objeto de produto; inovação sob demanda
Módulo 11 – Etapas e processos de desenvolvimento: trabalho em equipe
  • A estrutura do estúdio de jogos
  • Os papéis dos participantes do projeto
  • Trabalho em equipe
  • Montagem de roadmap
  • Prática: montagem de um roadmap baseado na sua equipe
Módulo 12 – Etapas e processos de desenvolvimento: documentação, suporte de versões e realização de testes
  • Sistemas de gerenciamento de documentos
  • Playtest e ciclo de desenvolvimento e iteração
  • Prática: fazendo o planejamento do seu próximo jogo utilizando as técnicas ensinadas
Bloco 1: para Iniciantes
Módulo 1 – Introdução e conceitos básicos de design de games
Módulo 2 – Tema, conceito e arquétipos
Módulo 3 – Design narrativo
Módulo 4 – Princípios do Level Design
Módulo 5 – Jogabilidade e mecânica de jogo
Módulo 6 – Personagens
Módulo 7 – Espaço e recursos do NPC (Non-Player Character)
Módulo 8 – Objetivo do jogo e escolha do jogador
Módulo 9 – Regras do jogo e aprendizado dos jogadores
Módulo 10 – Etapas e processos de desenvolvimento: etapa inicial
Módulo 11 – Etapas e processos de desenvolvimento: trabalho em equipe
Módulo 12 – Etapas e processos de desenvolvimento: documentação, suporte de versões e realização de testes
Bloco 2: PRO
Módulo 1 – Benchmark
Módulo 2 – Conceitos de prototipagem
Módulo 3 – Balanceamento de sistemas de jogos
Módulo 4 – Princípios básicos de trabalho e recursos do Unity
Módulo 5 – Princípios básicos do trabalho com o Unreal Engine 4 + fundamentos da programação visual com Blueprints
Módulo 6 – Personagem principal e inimigos
Módulo 7 – Interface do usuário
Módulo 8 – Audio design
Módulo 9 – Conceitos avançados de Level Design
Módulo 10 – Prototipação avançada
Módulo 11 – Lançamento do jogo
Módulo 12 – Marketing e venda de jogos e suporte pós-lançamento
Conceitos básicos de marketing na indústria de jogos
Módulo 13 – Bônus: truques táticos de designer de games
Bloco 2: PRO
Módulo 1 – Benchmark
  • O que é benchmark
  • Сomo fazer um bom benchmark
  • Prática: criando um documento de apresentação de benchmark
Módulo 2 – Conceitos de prototipagem
  • Conceitos de prototipagem
  • Etapas de um processo de prototipagem
  • Quando usar um protótipo
  • Técnicas de prototipagem
  • Prática: criando um protótipo de papel
Módulo 3 – Balanceamento de sistemas de jogos
  • Métodos para equilibrar sistemas de jogos
  • Balanceamento de sistemas probabilísticos
  • Cálculo de queda de loot box
  • Balanceamento de sistemas de monetização e jogabilidade
  • Prática: criando uma planilha de economia baseada nessa análise
Módulo 4 – Princípios básicos de trabalho e recursos do Unity
  • Principais recursos do ambiente de desenvolvimento Unity
  • Construções de controle e matrizes
  • Prática
Módulo 5 – Princípios básicos do trabalho com o Unreal Engine 4 + fundamentos da programação visual com Blueprints
  • Princípios básicos do trabalho com o Unreal Engine 4
  • Navegação no editor, estrutura da cena e técnicas de trabalho com objetos
  • Princípios gerais de Blueprints
  • Prática
Módulo 6 – Personagem principal e inimigos
  • Criação de personagem e gerenciamento
  • A prática de criação de personagem e multidão
  • Criação de NPC e IA simple
  • Prática
Módulo 7 – Interface do usuário
  • Interação com o jogo, interface e usabilidade
  • Criação de interface para o jogador, o menu principal e o menu do jogo
  • Características tecnológicas de plataformas e diferenças de gênero
  • Criação de modelos de interface para UI designer
  • Prática: criando a própria interface de um jogo
Módulo 8 – Audio design
  • Design de som
  • Design de som das ações do personagem e do mundo do jogo
  • Ferramentas universais de criação dos efeitos especiais
  • Análise de exemplos de jogos reais
  • Prática: analisando o impacto do áudio dentro do gameplay
Módulo 9 – Conceitos avançados de Level Design
  • Ferramentas de preenchimento de nível e elementos interativos
  • Design do espaço no contexto da geometria, psicologia da percepção visual e do tempo
  • Desenvolvimento de documentação preliminar para criação de níveis
  • Conexão de níveis em uma cadeia de progressão
  • Criação de um conceito de level simples
  • Prática: criando o próprio nível para um estilo de jogo
Módulo 10 – Prototipação avançada
  • Montagem de um protótipo em um game engine
  • Balanceamento da jogabilidade (na prática)
  • Prática: criando um protótipo de jogo
Módulo 11 – Lançamento do jogo
  • Análise do mercado e a lista de tarefas de um produtor de jogos
  • Etapas antes do lançamentо
  • Divulgação e trabalho com a comunidade
  • A primeira etapa do lançamento
  • Lançamento e desenvolvimento do modelo financeiro do projeto
  • Prática: montando um plano de lançamento para um jogo hipotético
Módulo 12 – Marketing e venda de jogos e suporte pós-lançamento
Conceitos básicos de marketing na indústria de jogos
  • Monetização de jogos, jogos como negócio
  • Ferramentas de coleta e análise de estatísticas
  • As principais métricas para avaliação do comportamento dos jogadores
  • Operação do jogo e suporte pós-lançamento
  • Prática
Módulo 13 – Bônus: truques táticos de designer de games
Design de game é um trabalho bem pago em empresas modernas
Você já se imaginou desenvolvendo os jogos que tanto ama? Você pode transformar esse hobby em trabalho e se tornar um game designer. Este é o profissional que criará o conceito do jogo do começo ao fim. Ele é responsável por escrever toda a documentação do jogo a ser desenvolvido, os mapas em que a equipe vai se basear, como o jogo vai funcionar, quantas fases ele vai ter e quais são os personagens, checkpoints e recursos que o tornarão atraente. Ou seja, é o profissional que vai projetar todo o game ou uma fase dele no caso de grandes empresas.

Além disso, é comum, em algumas equipes, o game designer ser responsável por programação, design gráfico e animação.

Mais do que amar o universo gamer, o game designer é em geral uma pessoa curiosa, eclética, organizada, responsável, prática, comunicativa e estudiosa.
O que faz um game designer?
Mentores
Mentor trabalha
Trabalhos dos mentores
Projetos que você pode implementar durante o curso
já no 3º módulo
Essa parceria com a Mentorama me permite compartilhar experiências e contribuir para o crescimento de novos talentos brasileiros na área de games.

Gilliard Lopes

Senior game designer
Nosso mentor e parceiro de curso.
Electronic Arts – Vancouver, Canadá
Seu futuro currículo
Habilidades profissionais:
Designer de game
Posição
Аnálise de mercado
Seleção de ideias para o desenvolvimento do game
Desenvolvimento do conceito de produção de games
Realização do design de níveis e mecanismos do game
Esquematização de um modelo de monetização de game
Desenvolvimento do enredo e do ambiente de game
Нabilidades para design de nível
Sincronização dos esforços dos projetos do time
R$ 4.000,00
Pleno:
Formulação e teste de hipóteses
Análise da economia, equilíbrio do game
Сriação da documentação do projeto
Definição de tarefas para os programadores
(Fonte: Glassdoor)
Сom o que você vai entrar no mercado após o curso
Currículo concluído
Projeto final
Portfólio com trabalhos do curso
Certificado do curso
Confirma que você concluiu o curso e se torna um argumento adicional ao se candidatar a um emprego.
Certificado Mentorama
Seu futuro currículo
Habilidades profissionais:
Designer de game
Posição
Аnálise de mercado
Seleção de ideias para o desenvolvimento do game
Desenvolvimento do conceito de produção de games
Realização do design de níveis e mecanismos do game
Esquematização de um modelo de monetização de game
Desenvolvimento do enredo e do ambiente de game
Нabilidades para design de nível
Sincronização dos esforços dos projetos do time
R$ 4.000,00
Pleno:
Formulação e teste de hipóteses
Análise da economia, equilíbrio do game
Сriação da documentação do projeto
Definição de tarefas para os programadores
Certificado Mentorama
Confirma que você concluiu o curso e se torna um argumento adicional ao se candidatar a um emprego.
(Fonte: Glassdoor)
Сom o que você vai entrar no mercado após o curso
Certificado do curso
Currículo concluído
Projeto final
Portfólio com trabalhos do curso
Avaliações do curso Design de Games do Zero ao PRO
Investimento
Preço total a vista
R$ 3.168,00
-40%
para os primeiros 20 alunos
R$ 5.280,00
R$ 156,36
R$ 264,00
12x sem juros de
Até 24x de
Preço total sem desconto
Restam
12 vagas
15 de agosto
Início
Perguntas e respostas
Como está organizado o ensino em grupos?
Todo o curso é conduzido de forma individual. Os professores corrigem as tarefas e dão dicas de como melhorar o trabalho. Você também pode fazer qualquer pergunta ao mentor no chat ou conversar com o seu grupo.
É possível pular os módulos?
No final de todo módulo, há uma tarefa prática. Ao resolvê-la, você liberará o próximo módulo. Essa metodologia garante que você tenha motivação para continuar a estudar, e nós teremos a certeza de que você cumprirá todas as tarefas necessárias.
Qual é o horário do curso? É possível combinar com o trabalho?
Você pode trabalhar com os materiais do curso em qualquer horário, utilizando o programa no seu ritmo. Mais ainda: todas as lições estarão disponíveis por dois anos. Então você pode estudar quando quiser. Todo o formato do curso é feito para que você possa combinar com trabalho, estudo e vida pessoal.
Quantas horas por semana precisarei dedicar aos estudos?
Tudo depende de você. Os alunos gastam em média duas horas por semana.
Eu vou poder me comunicar com os mentores?
Dentro do chat, você terá um tutor, e o mentor irá comentar os seus deveres de casa e dar dicas. Você terá a chance de aprender mais com as experiências dos nossos mentores, que são líderes do mercado da sua área, e aproveitar o conhecimento e as dicas de vida deles.

E se eu precisar somente de uma parte do curso?
O curso tem duas partes. Se você conferiu o programa e acha que precisa somente de uma, então pode pagar apenas esta parte. Para fazer isso, deixe uma solicitação para o gerente falando o que deseja.

Como está organizado o ensino em grupos?
Todo o curso é conduzido de forma individual. Os professores corrigem as tarefas e dão dicas de como melhorar o trabalho. Você também pode fazer qualquer pergunta ao mentor no chat ou conversar com o seu grupo.
É possível pular os módulos?
No final de todo módulo, há uma tarefa prática. Ao resolvê-la, você liberará o próximo módulo. Essa metodologia garante que você tenha motivação para continuar a estudar, e nós teremos a certeza de que você cumprirá todas as tarefas necessárias.
Qual é o horário do curso? É possível combinar com o trabalho?
Você pode trabalhar com os materiais do curso em qualquer horário, utilizando o programa no seu ritmo. Mais ainda: todas as lições estarão disponíveis por dois anos. Então você pode estudar quando quiser. Todo o formato do curso é feito para que você possa combinar com trabalho, estudo e vida pessoal.
Quantas horas por semana precisarei dedicar aos estudos?
Tudo depende de você. Os alunos gastam em média duas horas por semana.
Eu vou poder me comunicar com os mentores?
Dentro do chat, você terá um tutor, e o mentor irá comentar os seus deveres de casa e dar dicas. Você terá a chance de aprender mais com as experiências dos nossos mentores, que são líderes do mercado da sua área, e aproveitar o conhecimento e as dicas de vida deles.

E se eu precisar somente de uma parte do curso?
O curso tem duas partes. Se você conferiu o programa e acha que precisa somente de uma, então pode pagar apenas esta parte. Para fazer isso, deixe uma solicitação para o gerente falando o que deseja.