escola online das profissões
mais procuradas

Efeitos especiais: Matte Painting

estude com Conrad Allan, Matte Painter de "Game of Thrones", "The 100", "The Independence Day: Resurgence", "Pan", "Assassin's Creed", "Gods of Egypt", dentre outros. aprimore suas habilidades artísticas e abra a porta para uma nova profissão.
50%
de desconto até 29 de maio

Duração de 4 meses

Online: estude quando e onde quiser

O curso está disponível em inglês e português

Aprenda na prática

Projeto profissional

Você sonha em criar algo inspirador? Ser um Matte Painter para filmes, séries e games é um trabalho realmente instigante, todo projeto é um desafio artístico! Descubra perspectivas incríveis para a sua carreira e comece a ganhar um salário relevante.
Acha que Matte Painting é complicado demais? Neste curso você entenderá como são feitos os cenários e ambientes digitais em Hollywood e também na Netflix, HBO, Amazon Prime, Disney+, entre outras.
suas habilidades após o curso
Crie imagens e conceitos utilizando imagens de base e de referência, sem ter que criar a composição do zero.
Photobashing
Descubra como os objetos devem estar posicionados em perspectiva para criar um visual realista.
Trabalho com ilusão de perspectiva
Aprenda a combinar cores para que a imagem pareça natural e harmoniosa.
Colour Matching
Aprenda a realizar uma das tarefas mais complexas da manipulação digital de imagens - transforme o dia em noite.
Day to Night Conversion
Aprenda a identificar e eliminar os defeitos das imagens originais, deixando o quadro "limpo" e pronto para a produção.
Plate cleanup
Acrescente à sua cena objetos 3D e aprenda a criar imagens impressionantes e vídeos animados.
Integração 3D
suas habilidades após o curso
Iremos dar de presente o curso photoshop para todos os alunos matriculados!
Este curso é perfeito para
Quem tem o sonho de trabalhar com ilustração de cenários e ambientes digitais
Aprenda a criar visuais impressionantes, mesmo sem nunca ter trabalhado como artista digital. Conhecendo as ferramentas e publicando os trabalhos prontos no seu portfólio, você será capaz de iniciar sua carreira no mundo da computação gráfica
Artistas Visuais
Designers, ilustradores, profissionais de computação gráfica - todos os artistas visuais poderão ampliar seu leque de habilidades. Você poderá desenvolver um portfólio de trabalhos para as áreas de produção cinematográfica, séries, publicidade e até mesmo animações.
01
02
Outros especialistas da área de audiovisual
Fotógrafos, artistas 3D, motion designers poderão desenvolver competências em uma nova área. Mesmo que você esteja pensando em mudar seu ramo de atuação, as novas habilidades adquiridas aumentarão o seu valor no mercado de trabalho.
03
O premiado estúdio brasileiro Notan é parceiro do curso Matte Painting on-line da Mentorama. Eles atuam na criação e produção de imagens e animações com as mais avançadas técnicas do mercado. A Notan colabora com a Mentorama por meio de suporte no desenvolvimento de cursos, conexão com profissionais, oportunidades de estágio, projetos reais e visitas especiais de alunos.

O premiado estúdio brasileiro Notan é parceiro do curso Matte Painting on-line da Mentorama. Eles atuam na criação e produção de imagens e animações com as mais avançadas técnicas do mercado. A Notan colabora com a Mentorama por meio de suporte no desenvolvimento de cursos, conexão com profissionais, oportunidades de estágio, projetos reais e visitas especiais de alunos.

como funciona o curso?
você assiste de qualquer dispositivo quando quiser.
aulas online
aprenda na prática com atividades similares a de uma empresa real.
atividades
atividades avaliadas e dicas para o seu desenvolvimento.

feedback do mentor
desenvolva seu trabalho final com base em uma demanda real da indústria.
trabalho final
01
02
03
04
como funciona o curso?
Programação do curso
efeitos especiais com Conrad Allan é uma série de vídeo-aulas, feita em parceria com produtores e designers instrucionais da Mentorama. Depois de adquirir o curso, o aluno terá acesso às aulas ao longo de dois anos, e vai poder voltar ao material estudado e garantir que não perdeu nenhum detalhe. O curso originalmente lecionado em inglês mas dublado em português.
Introdução
Módulo 1 - Introdução
  • Origem da técnica Matte Painting
  • Quais indústrias usam Matte Painting?
  • Como conseguimos isso?
  • Quais softwares usar?
  • Teoria: matte painting em 2D e 3D
  •  Qual a diferença?
  •  Quando é utilizada Matte Painting em 2D ou Matte Painting em 3D?

Módulo 2 — Exemplos de Matte Painting
  • "One off" Hero matte paintings
  • Cenas de uso único em filmes de heróis
  • Ciclorama / LatLong matte painting
  • Projeção de matte paintings e "Paintovers"
  • Plate cleanup

Módulo 3 — Como aprender a técnica de Matte Painting?
  • Quais são as habilidades mínimas que preciso ter?
  • Matte painting será uma boa escolha para mim?
  • Exercício prático: Começando o básico de matte painting
  • Como melhorar
Módulo 4 - Habilidades fundamentais e (dicas) práticas
  • Quais são as principais habilidades que um profissional de matte painting precisa na indústria cinematográfica?
  • Dicas e truques
  • Aplicação de máscara e "Photobashing"
  • Nova ferramenta de Seleção de objeto no Adobe Photoshop
  • Quando utilizar
  • Seleção rápida
  • Varinha mágica
  • Ferramentas de letreiro
  • Gama de cores Mesclagem - melhor para o estágio de photobash, se possível
  • Selecionar e mascarar
  • Adicionar, refinar, raio inteligente, etc.
  • Pranchetas
  • Perspectiva
  • Como você pode ajustar a perspectiva
  • Alinhamento e ajuste de horizontes
  • Dicas profissional
  • Correspondência de cores
  • Curvas Equilíbrio de cores
  • Correspondência de cor
  • Importância de arquivos RAW
  • Conversão noite-dia
  • Técnica de filtro da Câmera RAW
  • Técnica de exposição e equilíbrio de cores
  • Benefícios de usos de fotografia em RAW
  • "Plate cleanup"
  • Carimbo, remoção do conteúdo sensível
  • Ferramenta Borrar

Módulo 5 — Desmembrando "The 100" Matte Painting
  • Resumo
  • Tempo
  • Processo
  • Produto final
Vamos fazer um Matte Painting!
Módulo 6 — Fase de Referência e Conceito
  • Reunindo as fotos de referência
  • Conceito inicial e " photobashing" a partir do resumo

Módulo 7 — Refinando a composição
  • Uso de máscara para ocultar camadas
  • Verificação da perspectiva
  • Verificação da iluminação
  • Verificação da qualidade da imagem

Módulo 8 — Integração e combinação de camadas
  • Cores e brilho
  • Nitidez
  • Borda
  • Integração de conteúdo

Módulo 9 — Atmosfera, Neblina e toques finais
  • Atmosfera, Neblina e correção de cores
  • Toques finais
  •  Filtro de Correção de lente
  •  Filtro de Camera RAW
Photoshop avançado
Módulo 10 — Dicas profissionais!

Entendendo como a luz "contribui" para a atmosfera. Essa compreensão vai te ajudar a desconstruir a iluminação em qualquer imagem.

  • Ferramenta de ponto de fuga
  • Repetição de perspectiva
  • Separação de frequência
  • Classificando Imagens e Integrando 3D
  • Correspondência dos níveis de preto e branco
  • Ferramenta de ajuste de curvas (avançado)
  • Níveis (estilo Maxx Burmann) (avançado)
  • Mesclagem automática!
  • Seleção de silhueta de montanha
  • Localizando camadas
  • Clicando com o botão direito na tela
  • Utilizando os filtros na janela das camadas
Nuke
Módulo 11 — Introdução ao Nuke

  • O que é o Nuke?
  • Quando o Nuke é utilizado por profissionais de Matte Painting?
  • Visão geral
Briefing. Como iniciar e configurar o projeto
  • Rastreamento de câmera
  • Keyframing
  • Exportação para Photoshop
  • Matte Painting no Photoshop
  • Preparando para exportar para o Nuke
  • Configuração da projeção no Nuke
  • Compondo o trabalho e projeto final
  • Serão fornecidos os recursos fotográficos do MattePaint e um briefing criativo para que os alunos realizem um matte painting
Artista, professor e empreendedor respeitado, Conrad possui 10 anos de experiência em Computação Gráfica e matte painting. Atualmente, contribuiu para um vasto número de filmes, jogos e TV, incluindo a aclamada série "Game of Thrones".

Conrad Allan

Co-fundador da MattePaint
mentor
MattePaint

onde eu vou poder trabalhar depois de ter feito o curso?

filmes e séries

você será capaz de criar cenários e ambientes para filmes e séries e estará apto para trabalhar na produção de um filme que gosta.
você será responsável pela criação de conceitos artísticos para jogos, criação de teasers e campanhas promocionais ou poderá iniciar uma carreira como ilustrador de cenários.

jogos

você poderá dedicar-se á produção de vídeos promocionais ou anúncios com efeitos visuais complexos.

publicidade

a indústria de entretenimento está crescendo e os artistas de computação gráfica estão cada vez mais valorizados no mercado.
trabalho final
você aplicará todos os conhecimentos adquiridos ao longo do curso e criará um trabalho fantástico. O professor te dará um auxílio quando tiver qualquer dúvida.
trabalhos artísticos dos alunos criada durante o curso
seu futuro currículo
habilidades profissionais:
CGI Designer
posição
desenvolvimento do corpo e rosto do personagem e skinning no Maya
criação de gráficos CGI
design técnico
experiência em técnica matte painting
Criação de gráficos para filmes
desenvolvimento de jogos para várias plataformas
R$ 4.000,00
pleno:
Criação de soluções de vídeo criativas
Retoque profissional
domínio das ferramentas
certificado Mentorama
atesta que você concluiu o curso e é uma vantagem adicional ao se candidatar a uma vaga de emprego.
programação com C++ para Unreal Engine
avaliações da profissão Unreal Engine game developer
Estava em busca de aprimorar meus conhecimentos na Unreal Engine e os algoritmos colocaram a Mentorama no meu caminho. De lá pra cá fiquei namorando o curso, buscando entender o que era proposto e pronto. Hoje estou matriculado e no 4º modulo. A plataforma de ensino é pratica e dinâmica, UX perfeita, super fácil de mexer. Professores atenciosos e sabem do que estão falando. Vou recomendar sempre que possível.
Pérsio Medeiros Arantes
Instagram
com todas as avaliações recebidas em 2021, temos uma média de 9,5 de satisfação com a nossa metodologia
9,5
Estava em busca de aprimorar meus conhecimentos na Unreal Engine e os algoritmos colocaram a Mentorama no meu caminho. De lá pra cá fiquei namorando o curso, buscando entender o que era proposto e pronto. Hoje estou matriculado e no 4º modulo. A plataforma de ensino é pratica e dinâmica, UX perfeita, super fácil de mexer. Professores atenciosos e sabem do que estão falando. Vou recomendar sempre que possível.
Pérsio Medeiros Arantes
Instagram
com todas as avaliações recebidas em 2021, temos uma média de 9,5 de satisfação com a nossa metodologia
9,5
O curso da Mentorama de UE4 vale cada centavo investido. Fazia tempo que procurava um bom curso de UE4 e cheguei até a fazer alguns que não me acrescentaram muita coisa. A Mentorama foi um divisor de águas na minha vida. Hoje consigo entender a Unreal Engine e avanço mais a cada aula nova que assisto, porque além da parte teórica explicada pelo mentor, há prática o tempo todo. É muito nítido que a Mentorama se preocupa com o mercado e não apenas em vender o seu curso. Certamente o mercado de games no Brasil terá grande participação da Mentorama na formação de muitos profissionais. Já indiquei o curso para dois amigos e continuo indicando pois precisamos de muitos profissionais capacitados para alavancarmos esse mercado tão promissor.
Diego Taná/ Diego Antunes
Instagram
com todas as avaliações recebidas em 2021, temos uma média de 9,5 de satisfação com a nossa metodologia
9,5
Sou funcionária pública há aproximadamente 10 anos e atualmente trabalho como gerente de projetos, focada em webconferência e softwares educacionais. Comecei o curso na Mentorama por uma demanda da Escola de Saúde Pública, com o intuito de começar a produzir games para os residentes e o pessoal da pós-graduação. Esse é o primeiro curso que eu faço que os colegas se ajudam de verdade e achei um diferencial muito grande. Eu sempre recomendo o curso e eu indico porque a Mentorama é a primeira empresa que eu olho para minha área e vejo um curso de qualidade, onde os mentores dão aulas como se realmente estivessemos na frente deles e dão um baita feedback sempre. Agora eu vou poder trabalhar com algo que realmente me dá vontade de fazer e que eu gosto, mas que nunca tive a oportunidade de trabalhar. Esse curso vai me ajudar muito a criar games para os médicos residentes, além de ajudar a população em geral.
Lauren
com todas as avaliações recebidas em 2021, temos uma média de 9,5 de satisfação com a nossa metodologia
9,5
Eu sou programador de jogos já há algum tempo, mas apenas recentemente comecei a me aventurar com Unreal. Na empresa que trabalho, começamos a utilizar o engine, e rapidamente percebemos que nossas demandas precisavam das funções mais avançadas que poderiam ser alcançadas com o uso do C++. Eu e meu líder técnico pesquisamos juntos, e entre alguns cursos, escolhemos o C++ para Jogos do Mentorama.
Tenho assistido às aulas e já aprendi técnicas que aprimoraram e facilitaram meu trabalho, e que vou levar para todo o meu futuro como desenvolvedor. Ainda não completei o material disponível, mas o que eu já assisti já teve um impacto positivo.
Os mentores explicam de maneira clara, e os exercícios propostos são bem práticos, mas melhor ainda é a interação direta com eles no Discord, possibilitando tirar dúvidas e debater ideias em geral.
Soube recentemente que a empresa em que trabalho decidiu contratar o curso para mais dois colegas meus, graças aos benefícios que o curso nos trouxe.
Mateus Lacerda de Sá Telles
com todas as avaliações recebidas em 2021, temos uma média de 9,5 de satisfação com a nossa metodologia
Twitter
9,5
Já conhecia outras linguagens e vinha tentando estudar C++ por conta própria há algum tempo, mas devido à complexidade desta, a tarefa se mostrou um grande desafio me levando a pensar na mentoria.
A ideia era encontrar um mentor particular, mas ao conhecer a proposta do Mentorama gostei e resolvi me matricular.
Agora na metade do curso posso dizer que estou muito satisfeito com a decisão, os professores têm experiência não só com jogos,
mas também na indústria, e o curso é muito bem estruturado, explicando bem os conceitos com exemplos práticos.
Meu maior receio era não conseguir tirar todas minhas dúvidas, mas na plataforma do curso tenho toda liberdade para perguntar o que quiser e faz toda a diferença principalmente
no C++ que é cheio de detalhes, as vezes fico horas tentando resolver algo e após perguntar resolver rapidamente ou até mesmo o código estando certo o mentor faz sugestões de como poderia
ser feito de formas mais simples ou com melhor desempenho, o que é muito importante na programação.
Vitor Silvestre
com todas as avaliações recebidas em 2021, temos uma média de 9,5 de satisfação com a nossa metodologia
9,5
Já conhecia outras linguagens e vinha tentando estudar C++ por conta própria há algum tempo, mas devido à complexidade desta, a tarefa se mostrou um grande desafio me levando a pensar na mentoria.
A ideia era encontrar um mentor particular, mas ao conhecer a proposta do Mentorama gostei e resolvi me matricular.
Agora na metade do curso posso dizer que estou muito satisfeito com a decisão, os professores têm experiência não só com jogos,
mas também na indústria, e o curso é muito bem estruturado, explicando bem os conceitos com exemplos práticos.
Meu maior receio era não conseguir tirar todas minhas dúvidas, mas na plataforma do curso tenho toda liberdade para perguntar o que quiser e faz toda a diferença principalmente
no C++ que é cheio de detalhes, as vezes fico horas tentando resolver algo e após perguntar resolver rapidamente ou até mesmo o código estando certo o mentor faz sugestões de como poderia
ser feito de formas mais simples ou com melhor desempenho, o que é muito importante na programação.
Vitor Silvestre
com todas as avaliações recebidas em 2021, temos uma média de 9,5 de satisfação com a nossa metodologia
9,5
investimento
passo 1. escolha uma opção de pagamento
fale com consultor
comece a estudar já!
passo 2. preencha os seus dados de contato
29 de maio
início
restam
10 vagas
50%
de desconto até 29 de maio
preço total à vista
R$ 3.950,00
210,50
R$
24x sem juros de:
preço total sem desconto
R$ 7.900,00
%
investimento
passo 1. escolha uma opção de pagamento
passo 2. preencha os seus dados de contato
29 de maio
início
restam
10 vagas
fale com consultor
comece a estudar já!
%
55%
de desconto pagando agora
preço total à vista
R$ 3.555,00
preço total sem desconto
R$ 3.950,00
Crédito sujeito à aprovação pelo parceiro financeiro com incidência de juros 
perguntas frequentes
como funciona o curso?
todo o curso é conduzido de forma individual. Os professores corrigem as tarefas e dão dicas de como melhorar o trabalho. Você também pode fazer qualquer pergunta ao mentor no chat ou conversar com o seu grupo.
é possível pular os módulos?
no final de todo módulo há uma tarefa prática. Ao resolvê-la, você avança para o próximo módulo. Essa metodologia garante que você terá motivação para continuar a estudar.
qual é o horário do curso? é possível combinar com o trabalho?
todo o formato do curso é feito para que você possa combinar com trabalho, estudo e vida pessoal. Você pode estudar em qualquer horário, no seu próprio ritmo. Além disso, todas as lições estarão disponíveis por dois anos.
quantas horas por semana precisarei dedicar aos estudos?
tudo depende de você. Em média, os alunos gastam aproximadamente duas horas por semana.
eu posso me comunicar com os mentores?
no chat, você terá acesso a um instrutor que dará feedback e dicas em suas atividades. Você terá a chance de aprender com as experiências dos nossos mentores, que são líderes em suas áreas.
e se eu já tiver feito um ou mais cursos deste programa?
você não precisará pagar por este curso. Nos comunique qual curso você já fez e nós personalizamos o programa para você.
quais são os requisitos técnicos para o curso? Posso aprender usando meu smartphone?
já que, durante o curso, trabalharemos com um game engine, você vai precisar de um computador, pois o smartphone não tem as características técnicas necessárias. Аs especificações do computador são as seguintes:


Hardware recomendado
  • Operating System: Windows 10 64-bit
  • Processor: Quad-core Intel or AMD, 2.5 GHz or faster
  • Memory: 8 GB RAM
  • Video Card/DirectX Version: DirectX 11 or DirectX 12 compatible graphics card

Requisitos mínimos de software
  • Operating System: Windows 7
  • DirectX Runtime: DirectX End-User Runtimes (June 2010)
como funciona o curso?
todo o curso é conduzido de forma individual. Os professores corrigem as tarefas e dão dicas de como melhorar o trabalho. Você também pode fazer qualquer pergunta ao mentor no chat ou conversar com o seu grupo.
é possível pular os módulos?
no final de todo módulo há uma tarefa prática. Ao resolvê-la, você avança para o próximo módulo. Essa metodologia garante que você terá motivação para continuar a estudar.
qual é o horário do curso? é possível combinar com o trabalho?
todo o formato do curso é feito para que você possa combinar com trabalho, estudo e vida pessoal. Você pode estudar em qualquer horário, no seu próprio ritmo. Além disso, todas as lições estarão disponíveis por dois anos.
quantas horas por semana precisarei dedicar aos estudos?
tudo depende de você. Em média, os alunos gastam aproximadamente duas horas por semana.
eu posso me comunicar com os mentores?
no chat, você terá acesso a um instrutor que dará feedback e dicas em suas atividades. Você terá a chance de aprender com as experiências dos nossos mentores, que são líderes em suas áreas.
e se eu já tiver feito um ou mais cursos deste programa?
você não precisará pagar por este curso. Nos comunique qual curso você já fez e nós personalizamos o programa para você.
quais são os requisitos técnicos para o curso? Posso aprender usando meu smartphone?
já que, durante o curso, trabalharemos com um game engine, você vai precisar de um computador, pois o smartphone não tem as características técnicas necessárias. Аs especificações do computador são as seguintes:


Hardware recomendado
  • Operating System: Windows 10 64-bit
  • Processor: Quad-core Intel or AMD, 2.5 GHz or faster
  • Memory: 8 GB RAM
  • Video Card/DirectX Version: DirectX 11 or DirectX 12 compatible graphics card

Requisitos mínimos de software
  • Operating System: Windows 7
  • DirectX Runtime: DirectX End-User Runtimes (June 2010)
40
programas de ensino
88%
dos alunos conseguiram emprego durante o cursos e programas
4 áreas
de estudo
Escola online das profissões mais procuradas
Av. Brg. Faria Lima, 2369 - São Paulo -SP
© Mentorama, 2020-2022 | CNPJ: 36.860.664/0001-78
POLÍTICA DE PRIVACIDADE DA PLATAFORMA DIGITAL DE CURSOS DA MENTORAMA TREINAMENTOS E CONSULTORIA ONLINE LTDA
MENTORAMA TREINAMENTOS E CONSULTORIA ONLINE LTDA, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ no 36.860.664/0001-78, com sede na Avenida Brigadeiro Faria Lima, no 2.369, Bairro Jardim Paulistano na cidade de São Paulo-SP estabelece a POLÍTICA DE PRIVACIDADE para utilização de sua plataforma virtual de cursos on-line estabelecendo as obrigações e responsabilidade de seus usuários.

Você USUÁRIO, não pode usar a PLATAFORMA DIGITAL DE CURSOS DA MENTORAMA TREINAMENTOS E CONSULTORIA ONLINE LTDA se não estiver de acordo com nossa Política de Privacidade.

Igualmente, você compreende que MENTORAMA TREINAMENTOS E CONSULTORIA ONLINE LTDA tem liberdade para modificar esta Política de Privacidade, publicando as alterações em seu website na área própria. O uso da PLATAFORMA DIGITAL DE CURSOS DA MENTORAMA TREINAMENTOS E CONSULTORIA ONLINE LTDA indica que você USUÁRIO aceita e concorda com quaisquer alterações por ventura implementadas à presente Política de Privacidade.

Ao utilizar a PLATAFORMA DIGITAL DE CURSOS DA MENTORAMA TREINAMENTOS E CONSULTORIA ONLINE LTDA , o USUÁRIO, concorda em cumprir com os termos e condições desta Política de Privacidade e, também, atesta que está ciente e de acordo com o fato de que a PLATAFORMA DIGITAL DE CURSOS DA MENTORAMA TREINAMENTOS E CONSULTORIA ONLINE LTDA pode processar os seus dados pessoais de USUÁRIO (ou seja, coletar alguns dados e utilizar especificamente para simplificação de acesso à sistemas de acesso a plataforma digital de vídeo aula e cobrança dos serviços prestados desde que apenas nos moldes identificados nesta Política de Privacidade e nos Termos de Uso do Serviço contratado.

LEIA ATENTAMENTE as informações aqui prestadas e se tiver alguma dúvida antes de realizar a contratação entre em contato com nossa equipe através do e-mail oi@mentorama.com.br, pois a presente política de privacidade descreve como seus dados pessoais são coletados, utilizados e protegidos pela equipe MENTORAMA TREINAMENTOS E CONSULTORIA ONLINE LTDA.

Ao fornecer informações pessoais ou navegar no site, você estará automaticamente concordando com as regras de utilização, proteção e segurança estabelecidas neste instrumento.


1. DEFINIÇÕES
As definições abaixo descritas servem para efeito de compreensão deste documento
considerado não só por si mesmo, mas, também em conjunto com o restante do conteúdo do presente termo de uso:

a) INTERNET: o sistema constituído do conjunto de protocolos lógicos, estruturado em escala mundial para uso público e irrestrito, com a finalidade de possibilitar a comunicação de dados entre terminais por meio de diferentes redes.

b) IP - Endereço de Protocolo de Internet: código atribuído a um Terminal de uma rede para permitir sua identificação, definido segundo parâmetros internacionais.

c) COOKIES: são pequenos arquivos que podem ser adicionados ou não ao terminal do usuário a seu critério. Os Cookies permitem o reconhecimento de dados de navegação.

d) PLATAFORMA DIGITAL: modelo de negócio que permite a conexão entre produtores e consumidores, para que ambos se conectem a esse ambiente e interajam entre si.

e) DADOS CADASTRAIS: a filiação, o endereço e a qualificação pessoal, entendida como nome, prenome, estado civil, profissão, número de CPF, endereço físico e de e-mail e telefone para contato.

f) USUÁRIO: a pessoa que utiliza os serviços disponibilizados na plataforma digital de vídeo aulas da MENTORAMA TREINAMENTOS E CONSULTORIA ONLINE LTDA.

g) SENHA: conjunto de caracteres que podem ser constituídos por letras e/ou números, com a finalidade de verificar a identidade do Usuário para acesso a plataforma digital de vídeo aulas da MENTORAMA TREINAMENTOS E CONSULTORIA ONLINE LTDA.
h) TRATAMENTO DE DADOS/ INFORMAÇÕES PESSOAIS: Toda operação realizada com dados pessoais, como as que se referem a coleta, produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transmissão, distribuição, processamento, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação ou controle da informação, modificação, comunicação, transferência, difusão ou extração.


2. DA POLÍTICA DE PRIVACIDADE ADOTADA PELA MENTORAMA TREINAMENTOS E
CONSULTORIA ONLINE LTDA.

A presente Política de Privacidade foi elaborada para reafirmar o compromisso da empresa MENTORAMA TREINAMENTOS E CONSULTORIA ONLINE LTDA com a privacidade e a segurança das informações coletadas dos usuários que o acessam. Esta política de privacidade detalha como os dados dos USUÁRIOS são coletados e usados, devendo ser lida em sua integralidade. Aqui, encontram-se as regras sobre que informações são colhidas, como são tratadas e utilizadas e, ainda, o destino que recebem:

a) o USUÁRIO se declara ciente de que, a partir da inscrição PLATAFORMA DIGITAL DE CURSOS DA MENTORAMA TREINAMENTOS E CONSULTORIA ONLINE LTDA armazenamosE CONSULTORIA ONLINE LTDA armazenamos o seu endereço de e-mail, endereço IP e os demais dados sigilosos que foram informados ao site em nosso banco de dados. Comprometemo-nos a manter confidencialidade de suas
informações.

b) ao se logar em nosso site, armazenaremos um cookie em seu computador ou outro dispositivo com finalidade de identificar a sua conta no Portal e melhorarmos a qualidade de sua navegação, podendo armazenar algumas preferências do usuário.

c) a maioria dos navegadores é configurada para aceitar cookies. Porém o usuário pode redefinir o seu navegador para que recuse todos os cookies ou indique quando um cookie está sendo enviado. No entanto, alguns recursos do Portal podem não funcionar adequadamente se os cookies estiverem desativados.

d) os registros de eventos e atividades da PLATAFORMA DIGITAL DE CURSOS DA MENTORAMA TREINAMENTOS E CONSULTORIA ONLINE LTDA serão utilizados apenas para fins estatísticos e de métricas dos serviços disponibilizados. Contudo, o Portal reserva-se ao direito de utilizar-se de tais registros, de forma individualizada, caso exista ordem judicial neste sentido ou mediante a ocorrência de eventos que exijam estas medidas, incluindo, mas não se limitando, a investigações que se promovam na tentativa de elucidar casos de evidência de autoria ou acesso, fraudes, alterações indevidas nos sistemas, o fornecimento de prova em procedimentos judiciais, etc.

e) utilizamos os seus dados para identificar seus assuntos de maior interesse e mostrar a você cursos, aulas e quaisquer conteúdo que acreditarmos estar alinhados aos seus interesses. Você poderá a qualquer momento solicitar através do endereço de email oi@mentorama.com.br a retirada de seu endereço de e-mail de nossas listas de envio.

f) o usuário tem ciência de que algumas de suas informações pessoais ficarão disponíveis a outros usuários de nossa plataforma digital.

g) esta Política de Privacidade aplica-se apenas a nossa plataforma digital não controlamos os sites exibidos como resultados de post em nossos Fóruns, Murais, Blogs, Biblioteca ou Links. Esses outros sites podem enviar seus próprios cookies ou outros arquivos para o seu computador, coletar dados ou solicitar informações pessoais.

h) a MENTORAMA TREINAMENTOS E CONSULTORIA ONLINE LTDA declara que não comercializa, não aluga, não vende e não compartilha as informações pessoais com outras pessoas ou com empresas, exceto com objetivo de fornecer a você serviços solicitados, tendo obtido para tanto a sua permissão, ou em circunstâncias específicas como ordem judicial ou advindas de lei. Se decidirmos utilizar essas informações para alguma outra finalidade diferente da original, pediremos o seu consentimento antes.

i) a MENTORAMA TREINAMENTOS E CONSULTORIA ONLINE LTDA exige de suas empresas parceiras e prestadores de serviços a garantia de proteção e privacidade de dados assegurados em nossa política, quando há necessidade de compartilhamento dos mesmos.

j) o USUÁRIO INSCRITO concorda em não reproduzir, duplicar, copiar, vender, revender ou explorar com quaisquer fins comerciais, qualquer porção do conteúdo da plataforma digital de cursos da MENTORAMA TREINAMENTOS E CONSULTORIA ONLINE LTDA, uso do "site" ou o acesso ao "site" para o fim de vendas de bens ou serviços.

k) a MENTORAMA TREINAMENTOS E CONSULTORIA ONLINE LTDA poderá eventualmente atualizar esta política sem aviso prévio. As mudanças mais significativas, quando oportuno, poderão ser comunicadas em área de destaque no website ou através de e-mail.

l) após o cancelamento de sua inscrição, suas informações continuarão armazenadas em nosso banco de dados. Caso você queira que estes dados sejam removidos, é necessário o envio de solicitação formal para o e-mail oi@mentorama.com.br

As regras e normas de uso aqui descritas aplicam-se a todos os usuários da PLATAFORMA DIGITAL DE CURSOS DA MENTORAMA TREINAMENTOS E CONSULTORIA ONLINE LTDA. As disposições registradas nestes Termos de Uso são aderidas pelos respectivos usuários em sua forma e teor. Assim, ao fazer uso de nossa plataforma digital de curso o USUÁRIO concorda e declara estar ciente que:

a) deverá cumprir os termos e condições do Termo de Uso e da nossa Política de Privacidade;

b) a utilização da plataforma se dará conforme aqui permitido e unicamente para seu uso pessoal, não estando o USUÁRIO autorizado a revender ou cobrar de outros para uso ou acesso ao conteúdo da PLATAFORMA DIGITAL DE CURSOS DA MENTORAMA TREINAMENTOS E CONSULTORIA ONLINE LTDA.

c) não pode duplicar, transferir, dar acesso, copiar ou distribuir qualquer parte do conteúdo PLATAFORMA DIGITAL DE CURSOS sem autorização prévia por escrito da equipe DA MENTORAMA TREINAMENTOS E CONSULTORIA ONLINE LTDA.

d) é VEDADO ao usuário tentar executar engenharia reversa, alterar ou modificar qualquer parte da plataforma. Se constatada a prática de tal fato pelo USUÁRIO responderá o mesmos pelas perdas e danos eventualmente sofridos pela MENTORAMA TREINAMENTOS E CONSULTORIA ONLINE LTDA bem como será comunicado tal prática a autoridade policial para adoção das medidas penais cabíveis.

A transmissão de dados pela Internet não pode ser garantida como absolutamente segura. PLATAFORMA DIGITAL DE CURSOS DA MENTORAMA TREINAMENTOS E CONSULTORIA ONLINE LTDA detêm medidas de segurança projetadas para proteção contra a perda, desvio de finalidade e alteração das informações sob seu controle, empregando técnicas comercialmente usuais e adequadas para preservar a integridade e segurança de suas informações pessoais, tais como criptografia e conexões seguras (SSL).

Tais medidas, no entanto, não podem proteger o USUÁRIO nos casos em que este, por si só, divulgue, compartilhe ou revele suas 'Informações Pessoais' para terceiros, bem como quando negligencie o cuidado com as mesmas. Utilizar PLATAFORMA DIGITAL DE CURSOS DA MENTORAMA TREINAMENTOS E CONSULTORIA ONLINE LTDA por meio de redes wi-fi sem garantia ou outras redes desprotegidas nunca é recomendado.

A presente política de privacidade é regida pela legislação brasileira. Quaisquer
disputas ou controvérsias oriundas de quaisquer atos praticados no âmbito da
PLATAFORMA DIGITAL DE CURSOS DA MENTORAMA TREINAMENTOS E CONSULTORIA ONLINE LTDA pelos Usuários, inclusive com relação ao descumprimento da política de privacidade aqui estabelecida serão processadas na Comarca de São Paulo-SP

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS

MODALIDADE DE ENSINO A DISTÂNCIA – EAD

Atualizado em 01.10.2021 
Última versão de 12.01.2021

CURSO - NONONONONONONO
CONTRATANTE: FULANO DE TAL, brasileiro, estado civil, inscrito no CPF 000.000.000-00, portador do RG 0.000.000-0 SSPX , residente e domiciliado na Rua Nononononon, Bairo Tal, CEP 00.000-00, Celular (00) 00000-0000, e endereço eletrônico nononono@nono.com.br, doravante apenas (“Contratante”). 
CONTRATADA: MENTORAMA TREINAMENTOS E CONSULTORIA ONLINE, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/ME sob o nº 36.860.664/0001-78, com sede na Avenida Brigadeiro Faria Lima nº 2.369, Bairro Jardim Paulistano, São Paulo/SP, CEP 01.452-922 e endereço eletrônico oi@mentorama.com.br neste ato representada pelo seu administrador OLEG YURYEVICH FOMIN, doravante denominada (“Contratada”). 

1. DO ESCOPO DO CONTRATO 
1.1.       As partes acima qualificadas, na melhor forma de direito, firmam o presente CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS NA MODALIDADE DE ENSINO A DISTÂNCIA - EAD, com fundamento nos na Lei nº. 9394/96Decreto nº 5.154/04 e a Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97), bem como nos decretos estaduais e municipais pertinentes e aplicáveis à espécie, concordam as partes em pactuar as cláusulas e condições abaixo descritas, obrigando-se mutuamente por seu fiel cumprimento. 

2. DO OBJETO DO CONTRATO
2.1.      Tem-se por objeto do presente contrato a prestação de serviços educacionais pela Contratada, (descrever o curso) sendo este ministrado na modalidade de ensino a distância (EAD), condicionada à sua comprovação de conclusão. 
2.2.     Entende-se como serviços educacionais, o conjunto de atividades pedagógicas obrigatórias e indispensáveis à integralização dos módulos do curso ofertado e aqui contratado. 
2.3.     O curso contratado será ministrado integralmente na modalidade de ensino a distância (EAD), utilizando a Plataforma Digital de Cursos da Mentorama Treinamentos disponibilizada pela Contratada, sendo as aulas ministradas e assistidas remotamente pela internet por meio de uma plataforma LMS - Learning Management System. (nome – podendo ser substituída)

2.4.     O curso ofertado será ministrado pela utilização dos meios tecnológicos de informação e comunicação utilizando-se a internet, em ambiente totalmente virtual. 
2.5.     O curso será prestado em regime modular, totalizando (00) módulos, tendo como duração aproximada 00 (nono) meses, de acordo com o calendário acadêmico vigente, cujo planejamento e replanejamento são de responsabilidade exclusiva da Contratada, no exercício de sua livre faculdade. 
2.6.     Ao firmar o presente instrumento, o Contratante submete-se, irrestritamente, aos Termos de Uso da Contratada, as normas administrativas gerais, além das demais obrigações constantes na legislação aplicável à área de ensino a distância, devendo ainda, ser observado os princípios de conduta éticos, morais e disciplinares, assumindo inteira responsabilidade por qualquer fato ou problema advindo da não observância destes regramentos. 

3. DOS VALORES DOS SERVIÇOS CONTRATADOS E DO SEU INADIMPLEMENTO
3.1.      Em contraprestação aos serviços ofertados objeto deste contrato, o Contratante concorda em pagar o valor de R$ 0.000,00 (nononono reais), observadas campanhas promocionais pontuais, eventuais descontos, planos de pagamento e, outras opções pontuais ofertadas por livre faculdade da Contratada.
3.2.     Na hipótese de o Contratante ter optado pela forma de pagamento por cartão de crédito de terceiros (pais, filhos, parentes, amigos), assume assim plena responsabilidade civil e criminalmente por sua respectiva autorização, existência de saldo, exigibilidade de reembolso, ou ainda repetição de indébito, sob pena de resolução do presente contrato.
3.3.     O Contratante assume o compromisso de pagar as devidas parcelas contratadas mediante esse contrato por meio de cartão de crédito, ou pelos meios disponibilizados pela Contratada, gestora administrava do presente curso.
3.4.     No caso do pagamento mediante cartão de crédito, este somente será processada de acordo com a bandeira utilizada pela Contratada.
3.5.     Na hipótese de a Contratada autorizar a emissão de boletos, para fins de pagamento, será cobrada taxa bancária para este fim, a qual será devidamente destacada no documento.
3.6.     Em caso de impontualidade no pagamento das obrigações assumidas, o Contratante ficará constituído em mora, nos termos do art. 397 do Código Civil Brasileiro, independentemente de interpelação ou notificação judicial ou extrajudicial, passando o valor não pago a constituir dívida líquida, certa e exigível, podendo tais providências serem tomadas isolada, gradativa ou cumulativamente.
3.7.     O valor devido será atualizado monetariamente com base no INPC/IBGE ou outro índice que venha a substituí-lo em caso de sua extinção, acrescido ainda de multa moratória de 2% (dois por cento) sobre o valor corrigido, além de juros de 1% (um por cento) ao mês, calculados pro rata die
3.8.     Após 30 (trinta) dias do vencimento da parcela ou título, não havendo o pagamento e objetivando uma composição amigável, a Contratada adotará procedimentos de cobrança extrajudiciais, valendo-se de serviços especializados de cobrança por escritórios de advocacia, ocasião que, sobre o débito apurado na forma acima, incidirão encargos de 10% (dez por cento) a título de honorários advocatícios. 
3.9.     Inadimplência superior a 30 (trinta) dias poderá acarretar, inclusão do nome do Contratante nos cadastros de proteção ao crédito, bem como a lavratura de protesto junto ao competente cartório de títulos. 
3.10.    A renegociação dos valores inadimplidos ocorrerá por meio da formalização de instrumento particular de confissão de dívida, perfazendo desde já pleno título executivo extrajudicial, nos termos do art. 585, II, do CPC.
3.11.     Resta claro para o Contratante que o valor pago em contraprestação aos serviços contratados independe de sua respectiva utilização, de modo que sua obrigação de pagar mantém-se válida e eficaz, independentemente de o Contratante ter optado por não fazer os módulos ou tenha sido impossibilitado de assistir às aulas do curso, por razões que não sejam imputadas a contratada.

4. DAS OBRIGAÇÕES E RESPONSABILIDADES DA CONTRATADA 
4.1.      São obrigações da Contratada, sem prejuízo de outras inerentes aos serviços contratados: 
4.1.1     Executar e cumprir o planejamento e o projeto pedagógico do curso ofertado, especialmente em relação à disponibilização dos módulos de ensinos em todos os aspectos que o compõe; 
4.1.2. Cumprir com as normas emanadas do poder público relativas à regulação do ensino e ao direito do consumidor; 
4.1.3. Disponibilizar de forma adequada os módulos da grade curricular, conforme programação a ser informada para o Contratante; 
4.1.4. Disponibilizar acesso ao ambiente virtual da plataforma digital os conteúdos pedagógicos e as atividades educacionais referentes ao curso contratado; 
4.1.5.   Emitir certificado de conclusão de curso em favor do Contratante, quando do cumprimento e aprovação deste em todas as atividades educacionais previstas no projeto pedagógico do curso.

5. DAS OBRIGAÇÕES E RESPONSABILIDADES DO CONTRATANTE 
5.1.      São obrigações do Contratante, sem prejuízo de outras inerentes aos serviços contratados: 
5.1.1.    Dispor, para realização do curso, de equipamentos de informática com acesso à internet banda larga, assim como dos softwares correspondentes, de acordo com os requisitos mínimos exigidos e indicados no site da Contratada; 
5.1.2. Cumprir fielmente o cronograma de atividades programadas de cada módulo do curso, conforme estabelecido pela Contratada, ficando ciente que a Contratada fica desobrigada de reabrir módulos e/ou atividades já encerradas; 
5.1.3. Manter atualizado junto aos cadastros da Contratada, suas informações pessoais, assim como endereço, endereço eletrônico e telefones para contato; 
5.1.4. Zelar pela confidencialidade do login e senha de acesso a plataforma digital Mentorama de estudos, de modo a impedir seu compartilhamento indevido e o acesso por pessoa estranha ao presente contrato; 
5.1.5. Não reproduzir, sob qualquer forma ou meio, qualquer material referente ao curso contratado, respondendo, por dolo ou culpa, civil e criminalmente, em caso de violação da propriedade intelectual, nos termos da Lei n° 9.609/1998.

6. DA VIGÊNCIA DO CONTRATO, DISPONIBILIZAÇÃO DOS MÓDULOS, SUSPENSÃO, ABANDONO E RESCISÃO 
6.1.      A vigência do presente contrato se iniciará na data de sua assinatura, até a finalização dos módulos de ensino disponibilizados, conforme previsto no cronograma curricular do curso contratado. 
6.2.     Não será permitida o acesso ao modulo subsequente em caso de inadimplemento financeiro, seja total ou parcial.
6.3.     O vínculo contratual entre as partes poderá ser interrompido mediante suspensão por até 24 (vinte e quatro meses), por meio de comunicado formal realizado pelo Contratante, sendo que a possibilidade desta suspensão somente poderá ser requisitada mediante aferição do estado de adimplemento do contrato. 
6.4.     O Contratante fica desde logo ciente que não possui direito adquirido à matriz curricular do curso contratado, ou seja, cabe exclusivamente a Contratada realizar as alterações que entender serem necessárias ao bom andamento do curso, sendo esta decisão sua prerrogativa exclusiva. 
6.5.     Desta feita fica plenamente ciente o Contratante, que na hipótese de pedido de suspensão, cancelamento ou abandono de curso, em eventual novo ingresso, deverá submeter-se a matriz curricular vigente no momento de sua volta.  
6.6.     Abandono ou pedido de cancelamento do curso não dá direito ao aproveitamento de módulos já realizados, devendo o Contratante iniciar novamente os módulos da grade curricular do curso contratado. 
6.8.     O presente contrato poderá ser rescindido nas seguintes hipóteses: 
(i) cancelamento de matrícula, respeitando os termos e regramentos para tanto; 
(ii)  abandono do curso, decorrente do não acesso a plataforma digital por um período de 24 (vinte e quatro meses); 
(iii) Não retomada em até 30 (trintas) dias das atividades curriculares do curso após o prazo de suspensão de 24 (vinte e quatro) meses;
(iv) vencimento antecipado do contrato, decorrente do seu inadimplemento;
(v) pelo falecimento do Contratante;
(vi) constatação, a qualquer tempo, de apresentação de documento falso ou irregular;
(vii) por decisão judicial;
(viii) por fatos alheios ao arbítrio de vontade das partes.

7. DO CANCELAMENTO DO CURSO E POLÍTICAS DE DEVOLUÇÃO DE VALORES
7.1.       O Contratante poderá cancelar a contratação, sem nenhum custo, dentro do prazo de 14 (quatorze) dias contados da data de liberação do acesso à plataforma, nos termos do artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/1990).
7.2.      No caso de ultrapassado os 14 (quatorze) dias iniciais, e já se tendo iniciado o conteúdo, não haverá reembolso.  
7.3.     Para todos os efeitos, a data do cancelamento do curso será a data em que o Contratante comunicar a Contratada formalmente sobre sua intenção, mediante envio de e-mail para o seguinte endereço: suporte@mentorama.com.br, momento em que também deverá indicar os dados bancários (banco, agência, conta, CPF) para receber o reembolso, caso faça jus a este benefício.
7.4.     A falta de frequência ao curso, por não acesso ao sistema da plataforma digital, a não formalização da suspenção, ou a sua desistência sem o atendimento da comunicação prévia acima disposta, não implica em abono da obrigação de pagamento integral das parcelas vincendas referente ao mês da desistência e até dos meses subsequentes, independentemente da fração de dias na qual este fato tenha ocorrido.
7.5.     O reembolso ocorrerá em até 20 (vinte) dias úteis após a indicação da conta bancária pelo Contratante, sendo que o cancelamento do curso não poderá ser requisitado caso o Contratante esteja inadimplente com a Contratada.
7.6.     A Contratada disponibiliza ao Contratante a possibilidade de migração para outros cursos ofertados, devendo o Contratante expressar sua vontade de modo formal mediante comunicado por e-mail junto ao endereço eletrônico suporte@mentorama.com.br. Todas as comunicações entre as partes, seja sobre este assunto, ou qualquer outro, se dará por meio de troca de mensagens via e-mail.
7.7.      Não haverá restituição de valores pagos na hipótese de rescisão contratual em razão de apresentação de documentação falsa/irregular, por decisão judicial ou por ato da administração pública. 

8. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS 
8.1.      O Contratante, durante toda a contratualidade, é integralmente responsável pela veracidade e exatidão das informações prestadas por ocasião da matrícula, bem como pela veracidade e fidelidade dos documentos apresentados, tudo sob as penas da lei. 
8.2.     Na hipótese de eventual irregularidade de informação ou documentação, apurada no decorrer do curso, a Contratada reserva-se no direito de cancelar a matrícula ou não renová-la e, se a irregularidade for constatada somente após a conclusão do curso, a Contratada fará a retenção do certificado de conclusão do curso. 
8.3.     Será de inteira responsabilidade do Contratante a obrigação de manter atualizados os seus dados cadastrais junto à secretaria/administração da Contratada, bem como de seu representante legal e devedor solidário, caso exista. 
8.4.     A Contratada não se responsabiliza por qualquer tipo de dano ou prejuízo seja de qualquer natureza, decorrentes do uso inadequado ou defeitos nos programas de computador ou sistemas de tecnologia utilizados pelo Contratante.
8.5.     A Contratada também não garante, sob nenhuma circunstância a qualidade do sistema de conexão de internet - seja por qual modalidade for - utilizado pelo Contratante. Também não se responsabiliza por possíveis falhas ou interrupções, ou pela qualidade da rede utilizada para acesso ao conteúdo do curso, posto que esta rede é mantida por empresas privadas autônomas, não possuindo a Contratada qualquer ligação ou ingerência com os serviços por elas prestados.
8.6.     O Contratante declara que está ciente que pequenas falhas de sistema podem ocorrer sem que isso possa vir a responsabilizar a Contratada por qualquer prejuízo supostamente causado. Sua responsabilidade fica limitada estritamente a exercer à correção das intercorrências eventualmente encontradas durante o cumprimento deste Contrato.
8.7.     Quaisquer alterações que impactem especificamente em ônus financeiro ao Contratante serão feitas mediante comunicação prévia ao mesmo através de seu e-mail de cadastro, que poderá manifestar a sua concordância ou não.
8.8.     O Contratante autoriza a Contratada, livre de quaisquer ônus ou custo, sem nenhum vínculo comercial, a utilizar-se de sua imagem, para fins exclusivos de divulgação de suas atividades acadêmicas e institucionais, podendo reproduzi-la, divulgá-la e/ou exibi-la, em qualquer tempo, junto aos meios de comunicação, público ou privado, desde que o material elaborado tenha conteúdo lícito, podendo o Contratante se opor a tanto, a qualquer tempo, mediante manifestação formal. 
8.9.     A expedição de documentos, assim como as respostas a requerimentos diversos, se dará dentro do prazo previsto em regulamentos internos. 
8.10.    Qualquer tolerância das partes quanto ao descumprimento das cláusulas do presente contrato constituirá mera liberalidade, não configurando renúncia ou novação do contrato ou de suas cláusulas que poderão ser exigidos a qualquer tempo. 
8.11.     Se qualquer disposição deste Contrato for considerada nula, anulável, inválida ou ineficaz, as demais permanecerão em pleno vigor, válidas e exequíveis, como se a disposição nula, anulável, inválida ou ineficaz não estivesse contida neste Instrumento. 
8.12.    O Contratante menor de 18 (dezoito) anos e maior de 16(dezesseis) anos, firma o presente contrato devidamente assistido por seu representante legal, que ao final subscreve. 

9. SOBRE A LEI APLICÁVEL E JURISDIÇÃO
9.1.      O presente Contrato será regido pela legislação da República Federativa do Brasil, sendo que seu texto deverá ser interpretado no idioma português, submetendo-se as partes ao Foro Central da Comarca da cidade de São Paulo/SP para dirimirem quaisquer questões referentes a este instrumento.
9.2.     Ao firmar o presente contrato, assim como ao declarar seu aceite de maneira eletrônica, o Contratante declara ter tomado conhecimento de suas cláusulas e condições, assim como das demais normas atinentes ao objeto contratado, tendo, portanto, total conhecimento das relações ora ajustadas, as quais se obriga a cumpri-las integralmente e as quais não poderá alegar desconhecimento. 
9.3.     O Contratante por fim declara ter pleno conhecimento dos termos e condições do presente Contrato de Prestação de Serviços Educacionais na Modalidade de Ensino a Distância, responsabilizando-se ao fiel cumprimento do que aqui é pactuado, renovando a aplicação da integralidade de seus termos até que cesse seus vínculos com a Contratada.  
Estando justas e contratadas, o Contratante DECLARA ter lido o presente Contrato e concordado previamente com suas cláusulas e condições, bem como declara ter recebido via deste por ocasião da matrícula e assim sendo, firmam-no juntamente com 02(duas) testemunhas juridicamente capazes, para que se produzam todos os efeitos legais. 

São Paulo, XX de nononononono de 2021.

FULANO DE TAL

CPF 000.000.000-00

Contratante


MENTORAMA TREINAMENTOS E CONSULTORIA ONLINE

CNPJ 36.860.664/0001-78

Contratada


Testemunhas

1) ____________________________    
Nome              
CPF               

2) ____________________________
Nome
 CPF