Módulo 1 - A importância do design: CX, UX e UI
 
Neste módulo, introduziremos os seguintes conceitos fundamentais: a importância do design na era do cliente, a definição de UX e UI, os benefícios da aplicação do design em produtos ou serviços, a evolução do design e o retorno do investimento em design. 
Vamos nos concentrar em projetos de design que mudam indústrias e mercados inteiros! O objetivo principal é inspirar as pessoas. O design não é apenas um elemento visual do objeto: é uma maneira de pensar. 
	- Introdução ao conceito de design centrado no usuário
- Importância do design
- Definições de UX e UI design
- Cases que afetaram o mercado
 
Módulo 2 - Fundamentos de product discovery: estratégia e entendimento dos usuários
 
Para trabalhar com produtos digitais, é importante ter um mindset voltado ao usuário. Aqui, iremos apresentar as habilidades de um empreendedor e por que temos que nos esforçar para sairmos da nossa zona de conforto. 
	- As diferenças entre user research e market research
- Métodos e tipos de pesquisa de UX
- Conceito e aplicação de Product Market-Fit
- A importância das personas e da jornada do usuário
- Ferramentas úteis: canvas da proposta de valor e árvore de oportunidades
 
Módulo 3 - Product discovery: experimentação do processo e definição da visão do produto
 
Neste módulo, vamos aprofundar a etapa de experimentação, que envolve a ideação e a prototipação das ideias e das possíveis soluções. 
	- Atividades de ideação e prototipação de soluções
- Cultura de experimentação
- Experimentos: técnicas e validações das soluções
- Diferentes possibilidades de protótipos
- Mudança de mindset: outputs over outcomes
 
Módulo 4 - Mapa de empatia e design thinking
 
Aqui, vamos falar sobre Design Thinking e como implementá-lo em projetos. Explicaremos a diferença entre usuários e partes interessadas, bem como exploraremos o mapeamento dos interesses das partes para entender melhor as metas do negócio. 
	- Design da experiência do usuário
- O que é UX e por que esta passou a ser uma área com tanto destaque?
- Duplo diamante do design thinking
- Breve exposição sobre diferentes métodos e abordagens
- Como o duplo diamante representa o processo de resolução criativa de problemas
- Relação entre UX e design thinking
 
Módulo 5 - UX research e sua importância
 
Neste módulo, iremos analisar o pressuposto de que o objetivo da pesquisa de UX é ver o impacto real do design nos usuários, não em nossas suposições e expectativas. A ideia é coletar e analisar as informações para melhorar a experiência do usuário.
	- Por que devemos pesquisar?
- Quando é o melhor momento para pesquisar?
- Tipos de pesquisa e conceitos
- Pesquisa qualitativa x pesquisa quantitativa
- Pesquisa de atitudinal x pesquisa comportamental
- Matriz CSD (Certezas, Suposições e Dúvidas)
 
Módulo 6 - Sintetizando a pesquisa e definindo o problema
 
Após a fase de pesquisa, vamos explorar uma matriz que ajudará os designers a visualizar os resultados da pesquisa.
	- Mapa de afinidade
- Mapa de empatia
- Mapa de jornada do usuário
- Personas
- Declarações "How we might"
- Definição de PoV (Point of View)
 
Módulo 7 - Arquitetura de informação e navegação
 
Aqui, iremos explorar a questão da arquitetura das informações em aplicativos e sites, que determina quais dados devem ser colocados nas páginas e como estas são vinculadas umas às outras. 
	- O que é arquitetura de informação 
- Sistemas da arquitetura de informação 
- Entregáveis 
- Card sorting e outros métodos de teste
 
Módulo 8 - Usabilidade
 
Neste módulo, você irá aprender como projetar protótipos de vários níveis. Também irá conferir algumas variedades importantes de elementos que criam a conveniência da interação do design. Isso ajudará a melhorar os protótipos e o processo de teste. 
	- O que é usabilidade 
- Princípios e diretrizes de usabilidade 
- Heurística de Nielsen 
- Entendendo a avaliação heurística
 
Módulo 9 - UX writing
 
Neste módulo, vamos definir o que é UX writing, bem como sua função de guiar o usuário e ajudá-lo a realizar ações em sua interação com produtos digitais. 
	- Conceitos básicos para criação de textos com ênfase na experiência do usuário
- Diferenças entre microcopy, webwriting e copywriting
- Elementos importantes na construção de um guia de redação e estilo 
- Técnicas para tornar o texto mais inclusivo
 
Módulo 10 - Teste de loop e aprimoramento
 
Neste módulo, iremos abordar várias maneiras de testar conceitos, soluções e interfaces com um usuário real. 
	- Importância da prototipação: Design iterativo, O conceito do Mágico de Oz, Teste de usabilidade 
- Tipos de protótipos e aplicação 
- Paper first, pixel after 
- Técnicas de prototipagem de papel 
- Práticas recomendadas para wireframing 
- Práticas recomendadas para prototipagem em alta fidelidade 
- Ferramentas para criar protótipos e como escolher a mais adequada
 
Módulo 11 - Leis de UX
 
Aqui, vamos examinar alguns princípios importantes que os designers devem considerar ao criar uma interface de usuário. 
	- Efeito da usabilidade estética 
- Princípios da Gestalt: Região comum, Proximidade, Similaridade, Conexão uniforme 
- Efeito Von Restorff 
- Lei de Fitts 
- Lei de Hick 
- Lei de Jakob 
- Lei de Miller 
- Princípio de Pareto 
- Efeito de posição sequencial 
- Regra do Pico-Fim
 
Módulo 12 - Princípios básicos de UI
 
Passando para os módulos de interface do usuário, agora vamos aprender o básico do design de interface, tanto para a web quanto para dispositivos móveis. 
	- Interface: experiência mobile x desktop: Projetando interfaces mobile, Projetando interfaces desktop 
- Alinhamento 
- Balanço 
- Preenchimento e espaço em branco 
- Contraste 
- Grades e alinhamento 
- Sequência
 
Módulo 13 - UX mobile
 
Neste módulo, veremos que UX independe de dispositivos, bem como de seus respectivos contextos históricos e interações. Veremos também como isso foi se transformando ao longo do tempo, desde o DOS até o Windows. 
Falaremos sobre ergonomia e usabilidade e como isso é vital para um bom produto UX. Iremos também avaliar as vantagens de padronização das diretrizes dos OSs. 
	- Design system 
- Style Guide
- Construção de um protótipo dentro do XD de uma aplicação mobile para restaurantes
 
Módulo 14 - Princípios de acessibilidade
 
Faremos uma introdução ao mundo do design inclusivo. Você irá aprender como tornar seus produtos e serviços mais acessíveis. Vamos explorar as práticas recomendadas, também conhecidas como heurísticas, quando se trata de projetar interfaces de usuário.
 
Módulo 15 - Design emocional
 
Aqui, examinaremos os elementos da aparência e das sensações, bem como os fundamentos importantes do design emocional. Você irá aprender como o usuário pode se sentir antes, durante e depois de usar uma interface, assim como os aspectos-chave da experiência do usuário. 
	- Componentes da aparência e das sensações 
- Paletas de cores 
- Iconografia 
- Tipografia
- Ilustrações 
- Atração 
- Quadro de avisos 
- Esquemas de design 
- Instrumento
 
Módulo 16 - Métricas em UX
 
Neste módulo, iremos explorar como mensurar os resultados de UX design. Os designers fazem pesquisas, criam protótipos e realizam testes de usabilidade, na esperança de fornecer aos usuários uma ótima experiência. As métricas de UX nos ajudam a saber se, de fato, estamos melhorando o produto. 
As principais métricas pertencem a uma das três seguintes categorias: 
	- Envolvimento do usuário
- Negócio 
- Atendimento ao cliente
 
Módulo 17 - Processos de design: construção e dimensionamento
 
Como dimensionar os processos de design em uma equipe ou empresa? Aqui, vamos considerar várias maneiras de manter um equilíbrio de trabalho na equipe de design em diferentes projetos. 
	- Estrutura atômica 
- Design System 
- Lean UX 
- Workshops e Design Sprint
 
Módulo 18 - Portfólio em UX
 
Você irá aprender a criar um portfólio, elaborar um currículo, escrever cartas de apresentação e fazer entrevistas. Vamos abordar o caminho desde a procura de vagas, passando pela primeira tarefa de teste, até entrevistas e propostas de emprego.
 
Módulo 19 - Tarefa final
 
O objetivo geral será investigar a fundo todas as informações brutas fornecidas, para que a partir disso seja possível interpretar as informações, produzir um relatório e oferecer soluções para os problemas listados acerca do redesign do site Mapa do Imóvel.
As entregas finais deste projeto serão:
	- Um relatório contendo: customer journey map, sitemap, persona e auditoria do site.
- Apresentação de um protótipo, apontando cada uma das soluções para os problemas apresentados e sua justificativa – embasada e relacionada ao relatório produzido.
Módulo Bônus — Guia de cores: qual sua importância?
 
	- Psicologia das cores
- Teoria da cor: Círculo cromático de Itten
- Tipos de relação entre as cores: como escolher?
- Regra de duas cores + cor de destaque
- Regra de abordagem individual
- Influência da iluminação na cor