escola online das profissões
mais procuradas

UX Design

Expanda seus horizontes com as ferramentas básicas de UX design.Torne-se um Designer que oferece a melhor experiência do usuário usando os principais conceitos e técnicas exigidas de profissionais pelo mercado hoje.
curso online
-40%
de desconto até 23 de janeiro

19 módulos

5 meses

Projeto de conclusão

Um mentor expert

de material exclusivo sobre UX design
de aprendizagem na prática
para um cliente real
da área
Entre para um mercado aquecido e em constante expansão!
R$ 5.000,00 por mês
é o salário de um UX designer com experiência a partir de 1 ano
R$ 9.245,00 por mês
é o salário médio de um UX designer com experiência a partir de 3 anos
Fonte: Glassdoor
Atualmente existem 2500 vagas abertas para UX designer apenas no linkedin.com.br
a profissão de UX designer é um trabalho bem remunerado em empresas modernas.
com a liberdade que essa profissão tem, os UX designers podem trabalhar de qualquer lugar do planeta.
os UX/UI designers estão sendo demandados em muitas áreas: agências, bancos, empresas de TI, pequenos e-commerces no Instagram.
a profissão de UX promete crescer até 2050 para cerca de 100 milhões de profissionais.
empresas que contratam constantemente UX designers
para quem é o curso de UX Design
01
expanda seus horizontes com as ferramentas básicas de UX design: aprenda a colocar a usabilidade em foco na criação de interfaces.
web designers
diretores de arte
entenda como criar um equilíbrio entre negócio, usuários e arte.
02
03
aprenda a colocar em prática os princípios do UX design e avalie as principais métricas de negócios. Mergulhe em métodos para gerenciar uma equipe de design com eficiência.
gerentes de projetos
04
atualize seu conhecimento: depois desse curso você será capaz de descobrir novas oportunidades de carreira e atrair novos clientes.
ux designers
O que você vai aprender?
segredos do Design Visual
aprenda a criar gráficos de front-end em um período de tempo curto.
melhores práticas de UX design
entenda como conduzir pesquisas de público-alvo e de mercado, faça testes de usabilidade e mais.
design thinking
compreenda a diferença entre usuários e partes interessadas e demais conceitos.
métodos de design conceitual
otimize a sua criatividade e crie soluções visuais e de interface únicas.
prototipagem
aprenda o que afeta a usabilidade da interface, e projete a diferentes níveis de protótipos.
sutilezas do design de serviço e design de produto
domine a tecnologia e entenda as particularidades no trabalho de design de produto.
processos de design
aprenda a dimensionar os processos de design em uma equipe para manter o equilíbrio do trabalho.
portfólio
desenvolva seu próprio portfólio e se destaque no mercado.
O que você vai aprender?
Especialistas de Recursos Humanos irão responder às perguntas dos nossos alunos, selecionarão as melhores vagas e ajudarão cada aluno a conseguir o emprego dos sonhos!
Gisele Sales Custódio de Menezes
Head do Centro de Carreiras
webinars ao vivo do Centro de Carreiras
auxílio para preparar seu currículo e portfólio
canais exclusivos de vagas
centro de carreiras Mentorama
Ao clicar no botão de "Inscrever-se no curso", declaro que li e estou ciente das condições presentes na Política de Privacidade e concordo com os termos do Contrato Mentorama EAD aplicáveis à empresa Mentorama e seus serviços.
inscrever-se no curso ou obter uma consulta gratuita
mentores
PicPay
Luiz Felipe Parussolo
head of product design @PicPay. Luiz tem uma vasta experiência, liderando equipes de UX research em empresas como: GetNinjas, Webmotors e OLX Brasil
user researcher na Dextra Digital. Trabalha em uma equipe multidisciplinar de cem pessoas, responsável pela Experiência Digital de clientes do setor de telefonia na América Latina
Dextra Digital
Laryssa Tertuliano
UX/UI Designer, mestre em comunicação e semiótica. Consultora para startups, professora na FIAP e palestrante
FIAP
Carla De Bona
Vinícius é Sócio e Designer Gráfico/Motion na Duck. Atua com Branding, garantindo a expressão da marca dentro das interfaces desenvolvidas
Duck Design Studio
Vinicius Müller
sócio e UI Designer na Duck, formado em Design Digital pela Infnet. Já participou de projetos para diversas empresas e teve projetos premiados pela galeria Awwwards
Duck Design Studio
Eduardo Matos
mestre em Design na área de interações e interfaces comunicacionais pela UDESC e mentora de diversos programas. Diretora de negócios e UX Strategist na Catarinas
Catarinas
Priscilla Albuquerque
mentores
empresas onde os mentores do curso atuam
projetos finais dos alunos
Rafael Yamanouti
ver mais
Arianne Anabuki
ver mais
ver mais
Luciano Franco Ribeiro
Fabrício Carvalho
ver mais
Felipe Barretti
ver mais
ver mais
Marianna Ferreira Oliva
Beatriz Guerreiro de Oliveira
ver mais
Rafael Yamanouti
ver mais
Rafael Yamanouti
ver mais
Arianne Anabuki
ver mais
ver mais
Luciano Franco Ribeiro
Fabrício Carvalho
ver mais
Felipe Barretti
ver mais
ver mais
Marianna Ferreira Oliva
Beatriz Guerreiro de Oliveira
ver mais
Redesign do site da Mapa do Imóvel
Rafael Yamanouti
Redesign do site da Mapa do Imóvel
Arianne Anabuki
Redesign do site da Mapa do Imóvel
Luciano Franco
Redesign do site da Mapa do Imóvel
Fabrício Carvalho
Redesign do site da Mapa do Imóvel
Felipe Barretti
Redesign do site da Mapa do Imóvel
Marianna Oliva
Redesign do site da Mapa do Imóvel
Beatriz Guerreiro
como o treinamento acontece
сom qualidade 4K de qualquer dispositivo, em qualquer hora e lugar.
assista aulas online
aperfeiçoe seu conhecimento com tarefas práticas para empresas reais.
aprenda na prática
receba feedback e acompanhamento personalizado do mentor ao longo do curso.
obtenha feedback
desenvolva seu projeto profissional ao final do curso e turbine seu portfólio.
realize seu projeto
01
02
03
04
como o treinamento acontece
programação
28 h.
de teoria
40 h.
de prática
Módulo 1 - A importância do Design.CX/UX e UI
Neste módulo, introduziremos conceitos fundamentaiscomo: a importância do design na era do cliente, a definição de UX e UI, os benefícios de aplicação do design a produtos ou serviços, a evolução do design e o retorno do investimento em design. 


Vamos nos concentrar em projetos de design que mudam indústrias e mercados inteiros. O objetivo principal é inspirar as pessoas. O design não é apenas um elemento visual do objeto. Design é uma maneira de pensar.

  • Projeção para as pessoas: Introdução ao conceito de User-Centered Design
  • Importância do design
  • Definições de UX e UI design
  • Cases que afetaram o mercado
Módulo 2 - ​​Product Discovery - Fundamentos do Product Discovery (estratégia e entendimento dos usuários)
 Para trabalhar com produtos digitais, é importante ter um mindset. Aqui, iremos apresentar as habilidades de um empreendedor e por que temos que nos esforçar para sairmos da nossa zona de conforto. 

  • As diferenças entre user research e market research
  • Métodos e tipos de pesquisa de UX
  • Conceito e aplicação do Product Market-Fit
  • A importância das personas e jornada do usuário
  • Ferramentas úteis no processo: canvas da proposta de valor e árvore de oportunidades
Módulo 3 - Product Discovery - Etapa de experimentação no processo de Discovery e definição da visão do produto
Neste módulo, vamos aprofundar a etapa de experimentação, que envolve a ideação e a prototipação das ideias e possíveis soluções.

  • Atividades de ideação e prototipação de soluções
  • Cultura de experimentação
  • Experimentos: técnicas e validações das soluções
  • As diferentes possibilidades de protótipos
  • Mudança de mindset: outputs over outcomes
Módulo 4 - Mapa de empatia e Design Thinking
Aqui, vamos falar sobre o que é Design Thinking e como implementá-lo em projetos. Explicaremos a diferença entre usuários e partes interessadas e como mapear os interesses das partes para entender melhor as metas do negócio.


  • Design da experiência do usuário
  • O que é UX e porque passou a ser uma área com tanto destaque?
  • Duplo Diamante do design thinking
  • Comentar brevemente sobre o fato de existirem diversos métodos
  • Destacar o duplo diamante e como ele representa bem o processo de resolução criativa de problemas
  • A relação entre UX e design thinking
Módulo 5 - UX Research e sua importância
Já neste módulo, iremos analisar o conceito de que o objetivo da pesquisa de UX é ver o impacto real do design nos usuários, não nossas suposições e expectativas. A ideia é coletar e analisar as informações para melhorar a experiência do usuário.


  • Por que devemos pesquisar?
  • Quando é o melhor momento para pesquisar?
  • Tipos de pesquisa e conceitos:
  • Pesquisa qualitativa vs pesquisa quantitativa
  • Pesquisa de atitudinal vs. pesquisa comportamental
  • Matriz de pesquisa (Definida, Hipótese e Dúvida)
Módulo 6 - Sintetizando pesquisa e definindo o problema
Após a fase de pesquisa, vamos explorar uma matriz que ajudará os designers a visualizar os resultados da pesquisa.


  • Mapa de afinidade
  • Mapa de Empatia
  • Mapa de jornada do usuário
  • Personas
  • Declarações "How we might"
  • Definição de POV - (Point of view)
Módulo 7 - Arquitetura de Informação e navegação
Aqui, iremos explorar a questão da arquitetura das informações em aplicativos e sites, que determina quais dados devem ser colocados em cada página e como as páginas são vinculadas uma à outra.


  • O que é Arquitetura de Informação?
  • Sistemas da Arquitetura de Informação
  • Os entregáveis
  • Card Sorting e outros métodos para testar arquitetura de informação
Módulo 8 - Usabilidade
Neste módulo, você irá aprender como projetar protótipos de vários níveis. Também irá conferir variedades importantes de elementos que criam a conveniência da interação do design. Isso ajudará a melhorar os protótipos e o processo de teste.

  • O que é usabilidade
  • Princípios e diretrizes de Usabilidade
  • Heurística de Nielsen
  • Entendendo a Avaliação Heurística
Módulo 9 - UX Writing
Neste módulo, vamos definir o que é a escrita UX e sua função de guiar o usuário e ajudá-lo a realizar ações ao interagir com produtos digitais.

  • Os conceitos básicos para criação de textos em UX
  • As diferenças entre microcopy, webwriting e copywriting
  • Os elementos mais importantes na construção de um guia de redação e estilo
  • Técnicas que podem tornar o texto mais inclusivo
Módulo 10 - Teste de Loop e Aprimoramento
Neste módulo, iremos abordar várias maneiras de testar seu conceito, soluções e interfaces com um usuário real.

  • A importância da prototipação
  • Design iterativo
  • O conceito de Mágico de Oz
  • Teste de Usabilidade
  • Tipos de protótipos e aplicação
  • Paper First, pixel after
  • Técnicas de prototipagem de papel
  • Práticas recomendadas para wireframing
  • Práticas recomendadas para prototipagem em alta fidelidade
  • Ferramentas para criar protótipos e como escolher a mais adequada
Módulo 11 - Leis de UX
Aqui, vamos examinar alguns princípios importantes que os designers podem considerar ao criar uma interface de usuário.


  • O efeito da usabilidade estética
  • Princípios da Gestalt
  • Região Comum
  • Proximidade
  • Similaridade
  • Conexão Uniforme
  • Efeito Von Restorff
  • Lei de Fitts
  • Lei de Hick
  • Lei de Jakob
  • Lei de Miller
  • Princípio de Pareto
  • Efeito de posição sequencial
  • Regra do Pico-Fim
Módulo 12 - Princípios básicos de UI
Passando para os módulos de interface do usuário, vamos aprender o básico do design de interface, tanto para a web, quanto para dispositivos móveis.


  • Interface/Experiência mobile x desktop
  • Projetando interfaces Mobile
  • Projetando interfaces Desktop
  • Alinhamento
  • Balanço
  • Preenchimento e espaço em branco
  • Contraste
  • Grades e alinhamento
  • Sequência
Módulo 13 - UX Mobile
Neste módulo, aprenderemos que UX independe de dispositivos, contextos históricos de dispositivos e devidas interações e como isso foi se transformando ao longo do tempo, desde o DOS até o Windows. 

Vamos falar sobre ergonomia e usabilidade e como isso é vital para um bom produto UX. Iremos avaliar as vantagens da padronização das diretrizes dos OSs.

  • Design system
  • Styleguide
  • A construção de um protótipo dentro do XD de uma aplicação mobile para restaurantes
Módulo 14 - Princípios de acessibilidade
Vamos fazer uma introdução ao mundo do design inclusivo. Você irá aprender como tornar seus produtos e serviços mais acessíveis. Vamos conhecer as práticas recomendadas, também conhecidas como heurísticas, quando se trata de projetar interfaces de usuário.
Módulo 15 - Design emocional
Aqui, examinaremos os elementos de aparência e sensações, os fundamentos importantes do design emocional. Você irá aprender como o usuário pode se sentir antes, durante e depois de usar uma interface, aspecto-chave da experiência do usuário. 

  • Componentes da aparência e das sensações
  • Paletas de cores
  • Iconografia
  • Tipografia
  • Ilustrações
  • Atração
  • Quadro de avisos
  • Esquemas de design
  • Instrumento
Módulo 16 - Métricas em UX

Neste módulo, iremos explorar como mensurar os resultados do UX Design. Os designers fazem pesquisas, criam protótipos e realizam testes de usabilidade, na esperança de fornecer aos usuários uma ótima experiência. As métricas de UX nos ajudam a saber se, de fato, estamos melhorando o produto.


As principais métricas pertencem a uma das três principais categorias:
  • envolvimento do usuário
  • o negócio
  • atendimento ao cliente.
Módulo 17 - Processos de design: construção e dimensionamento
Como dimensionar os processos de design em uma equipe ou empresa? Aqui,  vamos considerar várias maneiras de manter um equilíbrio de trabalho na equipe de design em diferentes projetos.


  • Estrutura atômica
  • Design System
  • Lean UX
  • Workshops e Design Sprint
Módulo 18 - Portfólio em UX
Você irá aprender a criar um portfólio, elaborar um currículo, escrever cartas de apresentação e a fazer entrevistas. Vamos abordar o caminho desde a procura de vaga e a primeira tarefa de teste, até entrevistas e propostas de emprego.
Módulo 19 - Tarefa final
O objetivo geral será investigar a fundo todas as informações brutas que estão sendo fornecidas para que a partir disto vocês interpretem, produzam um relatório e ofereçam soluções para os problemas listados para o redesign do site da Mapa do Imóvel.
As entregas finais deste projeto serão:
  • Um relatório contendo no mínimo Customer Journey Map, Sitemap, Persona e Auditoria do site
  • Apresentação de um protótipo, apontando cada uma das soluções para os problemas apresentados e a justificativa, embasada e relacionada ao relatório feito por vocês.
Módulo bônus — Guia de cores: qual sua importância?
  • Psicologia das cores
  • Teoria da cor: Círculo cromático de Itten
  • Tipos de relação entre as cores. Como fazer a escolha?
  • Regra das duas cores + cor de destaque
  • Regra de abordagem individual
  • Influência da iluminação na cor
mentor do módulo bônus
Thiago Lopes
formado em Design gráfico, pós-graduado em Design Editorial, atua como designer gráfico e ilustrador desde2005
já ilustrou mais de 40 livros publicados em diversos países, França, Espanha, Coreia do Sul, EUA, Austrália, Malta, Colômbia e Japão
clientes
PNUD Brasil
Santander
Editora Moderna
Sesc SP
Faber Castell
FTD
Suzano
Editora Melhoramentos
Editora do Brasil
avaliações
Tenho tido uma experiência muito boa no curso Profissão UX/UI. As aulas e as informações sobre elas são bem organizadas e de fácil compreensão. Também acho o suporte que a Mentorama oferece à nós um diferencial, tem uma equipe dedicada à disposição para corrgir atividades, tirar dúvidas e inclusive te ajudar a se inserir no mercado de trabalho.
Aracele Torres
Instagram
com todas as avaliações recebidas em 2021, temos uma média de 9,5 de satisfação com a nossa metodologia
estou gostando demais da Mentorama, do suporte, das aulas, da turma e dos feedbacks que o mentor fornece, dá para ver que ele responde pessoalmente e não com uma resposta automática.
9,5
Tenho tido uma experiência muito boa no curso Profissão UX/UI. As aulas e as informações sobre elas são bem organizadas e de fácil compreensão. Também acho o suporte que a Mentorama oferece à nós um diferencial, tem uma equipe dedicada à disposição para corrgir atividades, tirar dúvidas e inclusive te ajudar a se inserir no mercado de trabalho.
Aracele Torres
Instagram
com todas as avaliações recebidas em 2021, temos uma média de 9,5 de satisfação com a nossa metodologia
estou gostando demais da Mentorama, do suporte, das aulas, da turma e dos feedbacks que o mentor fornece, dá para ver que ele responde pessoalmente e não com uma resposta automática.
9,5
A Mentorama entrou no momento certo da minha vida.
No começo não sabia exatamente o que me esperava pela frente, mas o acompanhamento dos mentores foi quebrando meu gelo e fui desbravando um caminho novo no curso de UX/UI Design.
Em alguns momentos bateu um desespero, mas a equipe acolheu minhas frustrações e me incentivou a seguir em frente.
As aulas e os professores estão em um formato que amei. Sem falar no suporte do Discord.
Mentorama, obrigado por ter aparecido na minha vida no momento certo.
Luciano Franco Ribeiro