CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS

MODALIDADE DE ENSINO A DISTÂNCIA – EAD

Atualizado em 01.10.2021 
Última versão de 12.01.2021

CURSO - NONONONONONONO
CONTRATANTE: FULANO DE TAL, brasileiro, estado civil, inscrito no CPF 000.000.000-00, portador do RG 0.000.000-0 SSPX , residente e domiciliado na Rua Nononononon, Bairo Tal, CEP 00.000-00, Celular (00) 00000-0000, e endereço eletrônico nononono@nono.com.br, doravante apenas (“Contratante”). 
CONTRATADA: MENTORAMA TREINAMENTOS E CONSULTORIA ONLINE, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/ME sob o nº 36.860.664/0001-78, com sede na Avenida Brigadeiro Faria Lima nº 2.369, Bairro Jardim Paulistano, São Paulo/SP, CEP 01.452-922 e endereço eletrônico oi@mentorama.com.br neste ato representada pelo seu administrador OLEG YURYEVICH FOMIN, doravante denominada (“Contratada”). 

1. DO ESCOPO DO CONTRATO 
1.1.       As partes acima qualificadas, na melhor forma de direito, firmam o presente CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS NA MODALIDADE DE ENSINO A DISTÂNCIA - EAD, com fundamento nos na Lei nº. 9394/96Decreto nº 5.154/04 e a Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97), bem como nos decretos estaduais e municipais pertinentes e aplicáveis à espécie, concordam as partes em pactuar as cláusulas e condições abaixo descritas, obrigando-se mutuamente por seu fiel cumprimento. 

2. DO OBJETO DO CONTRATO
2.1.      Tem-se por objeto do presente contrato a prestação de serviços educacionais pela Contratada, (descrever o curso) sendo este ministrado na modalidade de ensino a distância (EAD), condicionada à sua comprovação de conclusão. 
2.2.     Entende-se como serviços educacionais, o conjunto de atividades pedagógicas obrigatórias e indispensáveis à integralização dos módulos do curso ofertado e aqui contratado. 
2.3.     O curso contratado será ministrado integralmente na modalidade de ensino a distância (EAD), utilizando a Plataforma Digital de Cursos da Mentorama Treinamentos disponibilizada pela Contratada, sendo as aulas ministradas e assistidas remotamente pela internet por meio de uma plataforma LMS - Learning Management System. (nome – podendo ser substituída)

2.4.     O curso ofertado será ministrado pela utilização dos meios tecnológicos de informação e comunicação utilizando-se a internet, em ambiente totalmente virtual. 
2.5.     O curso será prestado em regime modular, totalizando (00) módulos, tendo como duração aproximada 00 (nono) meses, de acordo com o calendário acadêmico vigente, cujo planejamento e replanejamento são de responsabilidade exclusiva da Contratada, no exercício de sua livre faculdade. 
2.6.     Ao firmar o presente instrumento, o Contratante submete-se, irrestritamente, aos Termos de Uso da Contratada, as normas administrativas gerais, além das demais obrigações constantes na legislação aplicável à área de ensino a distância, devendo ainda, ser observado os princípios de conduta éticos, morais e disciplinares, assumindo inteira responsabilidade por qualquer fato ou problema advindo da não observância destes regramentos. 

3. DOS VALORES DOS SERVIÇOS CONTRATADOS E DO SEU INADIMPLEMENTO
3.1.      Em contraprestação aos serviços ofertados objeto deste contrato, o Contratante concorda em pagar o valor de R$ 0.000,00 (nononono reais), observadas campanhas promocionais pontuais, eventuais descontos, planos de pagamento e, outras opções pontuais ofertadas por livre faculdade da Contratada.
3.2.     Na hipótese de o Contratante ter optado pela forma de pagamento por cartão de crédito de terceiros (pais, filhos, parentes, amigos), assume assim plena responsabilidade civil e criminalmente por sua respectiva autorização, existência de saldo, exigibilidade de reembolso, ou ainda repetição de indébito, sob pena de resolução do presente contrato.
3.3.     O Contratante assume o compromisso de pagar as devidas parcelas contratadas mediante esse contrato por meio de cartão de crédito, ou pelos meios disponibilizados pela Contratada, gestora administrava do presente curso.
3.4.     No caso do pagamento mediante cartão de crédito, este somente será processada de acordo com a bandeira utilizada pela Contratada.
3.5.     Na hipótese de a Contratada autorizar a emissão de boletos, para fins de pagamento, será cobrada taxa bancária para este fim, a qual será devidamente destacada no documento.
3.6.     Em caso de impontualidade no pagamento das obrigações assumidas, o Contratante ficará constituído em mora, nos termos do art. 397 do Código Civil Brasileiro, independentemente de interpelação ou notificação judicial ou extrajudicial, passando o valor não pago a constituir dívida líquida, certa e exigível, podendo tais providências serem tomadas isolada, gradativa ou cumulativamente.
3.7.     O valor devido será atualizado monetariamente com base no INPC/IBGE ou outro índice que venha a substituí-lo em caso de sua extinção, acrescido ainda de multa moratória de 2% (dois por cento) sobre o valor corrigido, além de juros de 1% (um por cento) ao mês, calculados pro rata die
3.8.     Após 30 (trinta) dias do vencimento da parcela ou título, não havendo o pagamento e objetivando uma composição amigável, a Contratada adotará procedimentos de cobrança extrajudiciais, valendo-se de serviços especializados de cobrança por escritórios de advocacia, ocasião que, sobre o débito apurado na forma acima, incidirão encargos de 10% (dez por cento) a título de honorários advocatícios. 
3.9.     Inadimplência superior a 30 (trinta) dias poderá acarretar, inclusão do nome do Contratante nos cadastros de proteção ao crédito, bem como a lavratura de protesto junto ao competente cartório de títulos. 
3.10.    A renegociação dos valores inadimplidos ocorrerá por meio da formalização de instrumento particular de confissão de dívida, perfazendo desde já pleno título executivo extrajudicial, nos termos do art. 585, II, do CPC.
3.11.     Resta claro para o Contratante que o valor pago em contraprestação aos serviços contratados independe de sua respectiva utilização, de modo que sua obrigação de pagar mantém-se válida e eficaz, independentemente de o Contratante ter optado por não fazer os módulos ou tenha sido impossibilitado de assistir às aulas do curso, por razões que não sejam imputadas a contratada.

4. DAS OBRIGAÇÕES E RESPONSABILIDADES DA CONTRATADA 
4.1.      São obrigações da Contratada, sem prejuízo de outras inerentes aos serviços contratados: 
4.1.1     Executar e cumprir o planejamento e o projeto pedagógico do curso ofertado, especialmente em relação à disponibilização dos módulos de ensinos em todos os aspectos que o compõe; 
4.1.2. Cumprir com as normas emanadas do poder público relativas à regulação do ensino e ao direito do consumidor; 
4.1.3. Disponibilizar de forma adequada os módulos da grade curricular, conforme programação a ser informada para o Contratante; 
4.1.4. Disponibilizar acesso ao ambiente virtual da plataforma digital os conteúdos pedagógicos e as atividades educacionais referentes ao curso contratado; 
4.1.5.   Emitir certificado de conclusão de curso em favor do Contratante, quando do cumprimento e aprovação deste em todas as atividades educacionais previstas no projeto pedagógico do curso.

5. DAS OBRIGAÇÕES E RESPONSABILIDADES DO CONTRATANTE 
5.1.      São obrigações do Contratante, sem prejuízo de outras inerentes aos serviços contratados: 
5.1.1.    Dispor, para realização do curso, de equipamentos de informática com acesso à internet banda larga, assim como dos softwares correspondentes, de acordo com os requisitos mínimos exigidos e indicados no site da Contratada; 
5.1.2. Cumprir fielmente o cronograma de atividades programadas de cada módulo do curso, conforme estabelecido pela Contratada, ficando ciente que a Contratada fica desobrigada de reabrir módulos e/ou atividades já encerradas; 
5.1.3. Manter atualizado junto aos cadastros da Contratada, suas informações pessoais, assim como endereço, endereço eletrônico e telefones para contato; 
5.1.4. Zelar pela confidencialidade do login e senha de acesso a plataforma digital Mentorama de estudos, de modo a impedir seu compartilhamento indevido e o acesso por pessoa estranha ao presente contrato; 
5.1.5. Não reproduzir, sob qualquer forma ou meio, qualquer material referente ao curso contratado, respondendo, por dolo ou culpa, civil e criminalmente, em caso de violação da propriedade intelectual, nos termos da Lei n° 9.609/1998.

6. DA VIGÊNCIA DO CONTRATO, DISPONIBILIZAÇÃO DOS MÓDULOS, SUSPENSÃO, ABANDONO E RESCISÃO 
6.1.      A vigência do presente contrato se iniciará na data de sua assinatura, até a finalização dos módulos de ensino disponibilizados, conforme previsto no cronograma curricular do curso contratado. 
6.2.     Não será permitida o acesso ao modulo subsequente em caso de inadimplemento financeiro, seja total ou parcial.
6.3.     O vínculo contratual entre as partes poderá ser interrompido mediante suspensão por até 24 (vinte e quatro meses), por meio de comunicado formal realizado pelo Contratante, sendo que a possibilidade desta suspensão somente poderá ser requisitada mediante aferição do estado de adimplemento do contrato. 
6.4.     O Contratante fica desde logo ciente que não possui direito adquirido à matriz curricular do curso contratado, ou seja, cabe exclusivamente a Contratada realizar as alterações que entender serem necessárias ao bom andamento do curso, sendo esta decisão sua prerrogativa exclusiva. 
6.5.     Desta feita fica plenamente ciente o Contratante, que na hipótese de pedido de suspensão, cancelamento ou abandono de curso, em eventual novo ingresso, deverá submeter-se a matriz curricular vigente no momento de sua volta.  
6.6.     Abandono ou pedido de cancelamento do curso não dá direito ao aproveitamento de módulos já realizados, devendo o Contratante iniciar novamente os módulos da grade curricular do curso contratado. 
6.8.     O presente contrato poderá ser rescindido nas seguintes hipóteses: 
(i) cancelamento de matrícula, respeitando os termos e regramentos para tanto; 
(ii)  abandono do curso, decorrente do não acesso a plataforma digital por um período de 24 (vinte e quatro meses); 
(iii) Não retomada em até 30 (trintas) dias das atividades curriculares do curso após o prazo de suspensão de 24 (vinte e quatro) meses;
(iv) vencimento antecipado do contrato, decorrente do seu inadimplemento;
(v) pelo falecimento do Contratante;
(vi) constatação, a qualquer tempo, de apresentação de documento falso ou irregular;
(vii) por decisão judicial;
(viii) por fatos alheios ao arbítrio de vontade das partes.

7. DO CANCELAMENTO DO CURSO E POLÍTICAS DE DEVOLUÇÃO DE VALORES
7.1.       O Contratante poderá cancelar a contratação, sem nenhum custo, dentro do prazo de 14 (quatorze) dias contados da data de liberação do acesso à plataforma, nos termos do artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/1990).
7.2.      No caso de ultrapassado os 14 (quatorze) dias iniciais, e já se tendo iniciado o conteúdo, não haverá reembolso.  
7.3.     Para todos os efeitos, a data do cancelamento do curso será a data em que o Contratante comunicar a Contratada formalmente sobre sua intenção, mediante envio de e-mail para o seguinte endereço: suporte@mentorama.com.br, momento em que também deverá indicar os dados bancários (banco, agência, conta, CPF) para receber o reembolso, caso faça jus a este benefício.
7.4.     A falta de frequência ao curso, por não acesso ao sistema da plataforma digital, a não formalização da suspenção, ou a sua desistência sem o atendimento da comunicação prévia acima disposta, não implica em abono da obrigação de pagamento integral das parcelas vincendas referente ao mês da desistência e até dos meses subsequentes, independentemente da fração de dias na qual este fato tenha ocorrido.
7.5.     O reembolso ocorrerá em até 20 (vinte) dias úteis após a indicação da conta bancária pelo Contratante, sendo que o cancelamento do curso não poderá ser requisitado caso o Contratante esteja inadimplente com a Contratada.
7.6.     A Contratada disponibiliza ao Contratante a possibilidade de migração para outros cursos ofertados, devendo o Contratante expressar sua vontade de modo formal mediante comunicado por e-mail junto ao endereço eletrônico suporte@mentorama.com.br. Todas as comunicações entre as partes, seja sobre este assunto, ou qualquer outro, se dará por meio de troca de mensagens via e-mail.
7.7.      Não haverá restituição de valores pagos na hipótese de rescisão contratual em razão de apresentação de documentação falsa/irregular, por decisão judicial ou por ato da administração pública. 

8. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS 
8.1.      O Contratante, durante toda a contratualidade, é integralmente responsável pela veracidade e exatidão das informações prestadas por ocasião da matrícula, bem como pela veracidade e fidelidade dos documentos apresentados, tudo sob as penas da lei. 
8.2.     Na hipótese de eventual irregularidade de informação ou documentação, apurada no decorrer do curso, a Contratada reserva-se no direito de cancelar a matrícula ou não renová-la e, se a irregularidade for constatada somente após a conclusão do curso, a Contratada fará a retenção do certificado de conclusão do curso. 
8.3.     Será de inteira responsabilidade do Contratante a obrigação de manter atualizados os seus dados cadastrais junto à secretaria/administração da Contratada, bem como de seu representante legal e devedor solidário, caso exista. 
8.4.     A Contratada não se responsabiliza por qualquer tipo de dano ou prejuízo seja de qualquer natureza, decorrentes do uso inadequado ou defeitos nos programas de computador ou sistemas de tecnologia utilizados pelo Contratante.
8.5.     A Contratada também não garante, sob nenhuma circunstância a qualidade do sistema de conexão de internet - seja por qual modalidade for - utilizado pelo Contratante. Também não se responsabiliza por possíveis falhas ou interrupções, ou pela qualidade da rede utilizada para acesso ao conteúdo do curso, posto que esta rede é mantida por empresas privadas autônomas, não possuindo a Contratada qualquer ligação ou ingerência com os serviços por elas prestados.
8.6.     O Contratante declara que está ciente que pequenas falhas de sistema podem ocorrer sem que isso possa vir a responsabilizar a Contratada por qualquer prejuízo supostamente causado. Sua responsabilidade fica limitada estritamente a exercer à correção das intercorrências eventualmente encontradas durante o cumprimento deste Contrato.
8.7.     Quaisquer alterações que impactem especificamente em ônus financeiro ao Contratante serão feitas mediante comunicação prévia ao mesmo através de seu e-mail de cadastro, que poderá manifestar a sua concordância ou não.
8.8.     O Contratante autoriza a Contratada, livre de quaisquer ônus ou custo, sem nenhum vínculo comercial, a utilizar-se de sua imagem, para fins exclusivos de divulgação de suas atividades acadêmicas e institucionais, podendo reproduzi-la, divulgá-la e/ou exibi-la, em qualquer tempo, junto aos meios de comunicação, público ou privado, desde que o material elaborado tenha conteúdo lícito, podendo o Contratante se opor a tanto, a qualquer tempo, mediante manifestação formal. 
8.9.     A expedição de documentos, assim como as respostas a requerimentos diversos, se dará dentro do prazo previsto em regulamentos internos. 
8.10.    Qualquer tolerância das partes quanto ao descumprimento das cláusulas do presente contrato constituirá mera liberalidade, não configurando renúncia ou novação do contrato ou de suas cláusulas que poderão ser exigidos a qualquer tempo. 
8.11.     Se qualquer disposição deste Contrato for considerada nula, anulável, inválida ou ineficaz, as demais permanecerão em pleno vigor, válidas e exequíveis, como se a disposição nula, anulável, inválida ou ineficaz não estivesse contida neste Instrumento. 
8.12.    O Contratante menor de 18 (dezoito) anos e maior de 16(dezesseis) anos, firma o presente contrato devidamente assistido por seu representante legal, que ao final subscreve. 

9. SOBRE A LEI APLICÁVEL E JURISDIÇÃO
9.1.      O presente Contrato será regido pela legislação da República Federativa do Brasil, sendo que seu texto deverá ser interpretado no idioma português, submetendo-se as partes ao Foro Central da Comarca da cidade de São Paulo/SP para dirimirem quaisquer questões referentes a este instrumento.
9.2.     Ao firmar o presente contrato, assim como ao declarar seu aceite de maneira eletrônica, o Contratante declara ter tomado conhecimento de suas cláusulas e condições, assim como das demais normas atinentes ao objeto contratado, tendo, portanto, total conhecimento das relações ora ajustadas, as quais se obriga a cumpri-las integralmente e as quais não poderá alegar desconhecimento. 
9.3.     O Contratante por fim declara ter pleno conhecimento dos termos e condições do presente Contrato de Prestação de Serviços Educacionais na Modalidade de Ensino a Distância, responsabilizando-se ao fiel cumprimento do que aqui é pactuado, renovando a aplicação da integralidade de seus termos até que cesse seus vínculos com a Contratada.  
Estando justas e contratadas, o Contratante DECLARA ter lido o presente Contrato e concordado previamente com suas cláusulas e condições, bem como declara ter recebido via deste por ocasião da matrícula e assim sendo, firmam-no juntamente com 02(duas) testemunhas juridicamente capazes, para que se produzam todos os efeitos legais. 

São Paulo, XX de nononononono de 2021.

FULANO DE TAL

CPF 000.000.000-00

Contratante


MENTORAMA TREINAMENTOS E CONSULTORIA ONLINE

CNPJ 36.860.664/0001-78

Contratada


Testemunhas

1) ____________________________    
Nome              
CPF               

2) ____________________________
Nome
 CPF
POLÍTICA DE PRIVACIDADE DA PLATAFORMA DIGITAL DE CURSOS DA MENTORAMA TREINAMENTOS E CONSULTORIA ONLINE LTDA
MENTORAMA TREINAMENTOS E CONSULTORIA ONLINE LTDA, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ no 36.860.664/0001-78, com sede na Avenida Brigadeiro Faria Lima, no 2.369, Bairro Jardim Paulistano na cidade de São Paulo-SP estabelece a POLÍTICA DE PRIVACIDADE para utilização de sua plataforma virtual de cursos on-line estabelecendo as obrigações e responsabilidade de seus usuários.

Você USUÁRIO, não pode usar a PLATAFORMA DIGITAL DE CURSOS DA MENTORAMA TREINAMENTOS E CONSULTORIA ONLINE LTDA se não estiver de acordo com nossa Política de Privacidade.

Igualmente, você compreende que MENTORAMA TREINAMENTOS E CONSULTORIA ONLINE LTDA tem liberdade para modificar esta Política de Privacidade, publicando as alterações em seu website na área própria. O uso da PLATAFORMA DIGITAL DE CURSOS DA MENTORAMA TREINAMENTOS E CONSULTORIA ONLINE LTDA indica que você USUÁRIO aceita e concorda com quaisquer alterações por ventura implementadas à presente Política de Privacidade.

Ao utilizar a PLATAFORMA DIGITAL DE CURSOS DA MENTORAMA TREINAMENTOS E CONSULTORIA ONLINE LTDA , o USUÁRIO, concorda em cumprir com os termos e condições desta Política de Privacidade e, também, atesta que está ciente e de acordo com o fato de que a PLATAFORMA DIGITAL DE CURSOS DA MENTORAMA TREINAMENTOS E CONSULTORIA ONLINE LTDA pode processar os seus dados pessoais de USUÁRIO (ou seja, coletar alguns dados e utilizar especificamente para simplificação de acesso à sistemas de acesso a plataforma digital de vídeo aula e cobrança dos serviços prestados desde que apenas nos moldes identificados nesta Política de Privacidade e nos Termos de Uso do Serviço contratado.

LEIA ATENTAMENTE as informações aqui prestadas e se tiver alguma dúvida antes de realizar a contratação entre em contato com nossa equipe através do e-mail oi@mentorama.com.br, pois a presente política de privacidade descreve como seus dados pessoais são coletados, utilizados e protegidos pela equipe MENTORAMA TREINAMENTOS E CONSULTORIA ONLINE LTDA.

Ao fornecer informações pessoais ou navegar no site, você estará automaticamente concordando com as regras de utilização, proteção e segurança estabelecidas neste instrumento.


1. DEFINIÇÕES
As definições abaixo descritas servem para efeito de compreensão deste documento
considerado não só por si mesmo, mas, também em conjunto com o restante do conteúdo do presente termo de uso:

a) INTERNET: o sistema constituído do conjunto de protocolos lógicos, estruturado em escala mundial para uso público e irrestrito, com a finalidade de possibilitar a comunicação de dados entre terminais por meio de diferentes redes.

b) IP - Endereço de Protocolo de Internet: código atribuído a um Terminal de uma rede para permitir sua identificação, definido segundo parâmetros internacionais.

c) COOKIES: são pequenos arquivos que podem ser adicionados ou não ao terminal do usuário a seu critério. Os Cookies permitem o reconhecimento de dados de navegação.

d) PLATAFORMA DIGITAL: modelo de negócio que permite a conexão entre produtores e consumidores, para que ambos se conectem a esse ambiente e interajam entre si.

e) DADOS CADASTRAIS: a filiação, o endereço e a qualificação pessoal, entendida como nome, prenome, estado civil, profissão, número de CPF, endereço físico e de e-mail e telefone para contato.

f) USUÁRIO: a pessoa que utiliza os serviços disponibilizados na plataforma digital de vídeo aulas da MENTORAMA TREINAMENTOS E CONSULTORIA ONLINE LTDA.

g) SENHA: conjunto de caracteres que podem ser constituídos por letras e/ou números, com a finalidade de verificar a identidade do Usuário para acesso a plataforma digital de vídeo aulas da MENTORAMA TREINAMENTOS E CONSULTORIA ONLINE LTDA.
h) TRATAMENTO DE DADOS/ INFORMAÇÕES PESSOAIS: Toda operação realizada com dados pessoais, como as que se referem a coleta, produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transmissão, distribuição, processamento, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação ou controle da informação, modificação, comunicação, transferência, difusão ou extração.


2. DA POLÍTICA DE PRIVACIDADE ADOTADA PELA MENTORAMA TREINAMENTOS E
CONSULTORIA ONLINE LTDA.

A presente Política de Privacidade foi elaborada para reafirmar o compromisso da empresa MENTORAMA TREINAMENTOS E CONSULTORIA ONLINE LTDA com a privacidade e a segurança das informações coletadas dos usuários que o acessam. Esta política de privacidade detalha como os dados dos USUÁRIOS são coletados e usados, devendo ser lida em sua integralidade. Aqui, encontram-se as regras sobre que informações são colhidas, como são tratadas e utilizadas e, ainda, o destino que recebem:

a) o USUÁRIO se declara ciente de que, a partir da inscrição PLATAFORMA DIGITAL DE CURSOS DA MENTORAMA TREINAMENTOS E CONSULTORIA ONLINE LTDA armazenamosE CONSULTORIA ONLINE LTDA armazenamos o seu endereço de e-mail, endereço IP e os demais dados sigilosos que foram informados ao site em nosso banco de dados. Comprometemo-nos a manter confidencialidade de suas
informações.

b) ao se logar em nosso site, armazenaremos um cookie em seu computador ou outro dispositivo com finalidade de identificar a sua conta no Portal e melhorarmos a qualidade de sua navegação, podendo armazenar algumas preferências do usuário.

c) a maioria dos navegadores é configurada para aceitar cookies. Porém o usuário pode redefinir o seu navegador para que recuse todos os cookies ou indique quando um cookie está sendo enviado. No entanto, alguns recursos do Portal podem não funcionar adequadamente se os cookies estiverem desativados.

d) os registros de eventos e atividades da PLATAFORMA DIGITAL DE CURSOS DA MENTORAMA TREINAMENTOS E CONSULTORIA ONLINE LTDA serão utilizados apenas para fins estatísticos e de métricas dos serviços disponibilizados. Contudo, o Portal reserva-se ao direito de utilizar-se de tais registros, de forma individualizada, caso exista ordem judicial neste sentido ou mediante a ocorrência de eventos que exijam estas medidas, incluindo, mas não se limitando, a investigações que se promovam na tentativa de elucidar casos de evidência de autoria ou acesso, fraudes, alterações indevidas nos sistemas, o fornecimento de prova em procedimentos judiciais, etc.

e) utilizamos os seus dados para identificar seus assuntos de maior interesse e mostrar a você cursos, aulas e quaisquer conteúdo que acreditarmos estar alinhados aos seus interesses. Você poderá a qualquer momento solicitar através do endereço de email oi@mentorama.com.br a retirada de seu endereço de e-mail de nossas listas de envio.

f) o usuário tem ciência de que algumas de suas informações pessoais ficarão disponíveis a outros usuários de nossa plataforma digital.

g) esta Política de Privacidade aplica-se apenas a nossa plataforma digital não controlamos os sites exibidos como resultados de post em nossos Fóruns, Murais, Blogs, Biblioteca ou Links. Esses outros sites podem enviar seus próprios cookies ou outros arquivos para o seu computador, coletar dados ou solicitar informações pessoais.

h) a MENTORAMA TREINAMENTOS E CONSULTORIA ONLINE LTDA declara que não comercializa, não aluga, não vende e não compartilha as informações pessoais com outras pessoas ou com empresas, exceto com objetivo de fornecer a você serviços solicitados, tendo obtido para tanto a sua permissão, ou em circunstâncias específicas como ordem judicial ou advindas de lei. Se decidirmos utilizar essas informações para alguma outra finalidade diferente da original, pediremos o seu consentimento antes.

i) a MENTORAMA TREINAMENTOS E CONSULTORIA ONLINE LTDA exige de suas empresas parceiras e prestadores de serviços a garantia de proteção e privacidade de dados assegurados em nossa política, quando há necessidade de compartilhamento dos mesmos.

j) o USUÁRIO INSCRITO concorda em não reproduzir, duplicar, copiar, vender, revender ou explorar com quaisquer fins comerciais, qualquer porção do conteúdo da plataforma digital de cursos da MENTORAMA TREINAMENTOS E CONSULTORIA ONLINE LTDA, uso do "site" ou o acesso ao "site" para o fim de vendas de bens ou serviços.

k) a MENTORAMA TREINAMENTOS E CONSULTORIA ONLINE LTDA poderá eventualmente atualizar esta política sem aviso prévio. As mudanças mais significativas, quando oportuno, poderão ser comunicadas em área de destaque no website ou através de e-mail.

l) após o cancelamento de sua inscrição, suas informações continuarão armazenadas em nosso banco de dados. Caso você queira que estes dados sejam removidos, é necessário o envio de solicitação formal para o e-mail oi@mentorama.com.br

As regras e normas de uso aqui descritas aplicam-se a todos os usuários da PLATAFORMA DIGITAL DE CURSOS DA MENTORAMA TREINAMENTOS E CONSULTORIA ONLINE LTDA. As disposições registradas nestes Termos de Uso são aderidas pelos respectivos usuários em sua forma e teor. Assim, ao fazer uso de nossa plataforma digital de curso o USUÁRIO concorda e declara estar ciente que:

a) deverá cumprir os termos e condições do Termo de Uso e da nossa Política de Privacidade;

b) a utilização da plataforma se dará conforme aqui permitido e unicamente para seu uso pessoal, não estando o USUÁRIO autorizado a revender ou cobrar de outros para uso ou acesso ao conteúdo da PLATAFORMA DIGITAL DE CURSOS DA MENTORAMA TREINAMENTOS E CONSULTORIA ONLINE LTDA.

c) não pode duplicar, transferir, dar acesso, copiar ou distribuir qualquer parte do conteúdo PLATAFORMA DIGITAL DE CURSOS sem autorização prévia por escrito da equipe DA MENTORAMA TREINAMENTOS E CONSULTORIA ONLINE LTDA.

d) é VEDADO ao usuário tentar executar engenharia reversa, alterar ou modificar qualquer parte da plataforma. Se constatada a prática de tal fato pelo USUÁRIO responderá o mesmos pelas perdas e danos eventualmente sofridos pela MENTORAMA TREINAMENTOS E CONSULTORIA ONLINE LTDA bem como será comunicado tal prática a autoridade policial para adoção das medidas penais cabíveis.

A transmissão de dados pela Internet não pode ser garantida como absolutamente segura. PLATAFORMA DIGITAL DE CURSOS DA MENTORAMA TREINAMENTOS E CONSULTORIA ONLINE LTDA detêm medidas de segurança projetadas para proteção contra a perda, desvio de finalidade e alteração das informações sob seu controle, empregando técnicas comercialmente usuais e adequadas para preservar a integridade e segurança de suas informações pessoais, tais como criptografia e conexões seguras (SSL).

Tais medidas, no entanto, não podem proteger o USUÁRIO nos casos em que este, por si só, divulgue, compartilhe ou revele suas 'Informações Pessoais' para terceiros, bem como quando negligencie o cuidado com as mesmas. Utilizar PLATAFORMA DIGITAL DE CURSOS DA MENTORAMA TREINAMENTOS E CONSULTORIA ONLINE LTDA por meio de redes wi-fi sem garantia ou outras redes desprotegidas nunca é recomendado.

A presente política de privacidade é regida pela legislação brasileira. Quaisquer
disputas ou controvérsias oriundas de quaisquer atos praticados no âmbito da
PLATAFORMA DIGITAL DE CURSOS DA MENTORAMA TREINAMENTOS E CONSULTORIA ONLINE LTDA pelos Usuários, inclusive com relação ao descumprimento da política de privacidade aqui estabelecida serão processadas na Comarca de São Paulo-SP
Deixe um pedido de consulta e teste o acesso ao curso "UX Design" totalmente gratuito por 3 dias!
Ao clicar no botão de "Enviar", declaro que li e estou ciente das condições presentes na Política de Privacidade e concordo com os Termos de uso aplicáveis à empresa Mentorama e seus serviços.
Deixe um pedido de consulta e teste o acesso ao curso "UX Design" totalmente gratuito por 3 dias!
Ao clicar no botão de "Enviar", declaro que li e estou ciente das condições presentes na Política de Privacidade e concordo com os Termos de uso aplicáveis à empresa Mentorama e seus serviços.

UX Design

Expanda seus horizontes com as ferramentas básicas de UX design.Torne-se um Designer que oferece a melhor experiência do usuário usando os principais conceitos e técnicas exigidas de profissionais pelo mercado hoje.
Escola online das profissões
mais procuradas
CURSO ONLINE
-40%
para os primeiros 20 alunos

19 módulos

de material exclusivo sobre UX design

5 meses

de aprendizagem na prática

Projeto de conclusão

para um cliente real

Um mentor expert

da área
+1 módulo bônus
Entre para um mercado aquecido e em constante expansão!
Atualmente existem 2500 vagas abertas para UX designer apenas no linkedin.com.br
*Fontes: glassdoor.com.br
por mês
É o salário de um UX designer com experiência a partir de 1 ano.
É o salário médio de um UX designer com experiência a partir de 3 anos.

*Ref. Glassdoor.com.br para a região de São Paulo
R$ 9.245,00
Trailer UX Design
A profissão de UX designer é um trabalho bem remunerado em empresas modernas.
Com a liberdade que essa profissão tem, os UX designers podem trabalhar de qualquer lugar do planeta.
Os UX/UI designers estão sendo demandados em muitas áreas: agências, bancos, empresas de TI, pequenos e-commerces no Instagram.
A profissão de UX promete crescer até 2050 para cerca de 100 milhões de profissionais.
R$ 5.000,00
por mês
Empresas que contratam constantemente UX designers
Para quem é o curso de UX Design
Atualize seu conhecimento: depois desse curso você será capaz de descobrir novas oportunidades de carreira e atrair novos clientes.
UX designers
Aprenda a colocar em prática os princípios do UX design e avalie as principais métricas de negócios. Mergulhe em métodos para gerenciar uma equipe de design com eficiência.
Gerentes de projetos
Entenda como criar um equilíbrio entre negócio, usuários e arte.
Diretores de arte
Expanda seus horizontes com as ferramentas básicas de UX design: aprenda a colocar a usabilidade em foco na criação de interfaces.
Web designers
O que você vai aprender?
Desenvolva seu próprio portfólio e se destaque no mercado.
Portfólio
Aprenda o que afeta a usabilidade da interface, e projete a diferentes níveis de protótipos.
Prototipagem
Otimize a sua criatividade e crie soluções visuais e de interface únicas.
Métodos de design conceitual
Design thinking
Compreenda a diferença entre usuários e partes interessadas e demais conceitos.
Entenda como conduzir pesquisas de público-alvo e de mercado, faça testes de usabilidade e mais.
Melhores práticas de UX design
Aprenda a criar gráficos de front-end em um período de tempo curto.
Segredos do Design Visual
Domine a tecnologia e entenda as particularidades no trabalho de design de produto.
Sutilezas do design de serviço e design de produto
Processos de design
Aprenda a dimensionar os processos de design em uma equipe para manter o equilíbrio do trabalho.
Segredos do Design Visual
Aprenda a criar gráficos de front-end em um período de tempo curto.
Melhores práticas de UX design
Entenda como conduzir pesquisas de público-alvo e de mercado, faça testes de usabilidade e mais.
Design thinking
Compreenda a diferença entre usuários e partes interessadas e demais conceitos.
Métodos de design conceitual
Otimize a sua criatividade e crie soluções visuais e de interface únicas.
Prototipagem
Aprenda o que afeta a usabilidade da interface, e projete a diferentes níveis de protótipos.
Sutilezas do design de serviço e design de produto
Domine a tecnologia e entenda as particularidades no trabalho de design de produto.
Processos de design
Aprenda a dimensionar os processos de design em uma equipe para manter o equilíbrio do trabalho.
Portfólio
Desenvolva seu próprio portfólio e se destaque no mercado.
Inscrever-se no curso ou obter uma consulta gratuita
Ao clicar no botão de "Inscrever-se no curso", declaro que li e estou ciente das condições presentes na Política de Privacidade e concordo com os Contrato Mentorama EAD aplicáveis à empresa Mentorama e seus serviços.
Especialistas de Recursos Humanos irão responder às perguntas dos nossos alunos, selecionarão as melhores vagas e ajudarão cada aluno a conseguir o emprego dos sonhos!
Gisele Sales Custódio de Menezes
Head do Centro de Carreiras
Centro de Carreiras Mentorama
Canais exclusivos de vagas
Webinars ao vivo do Centro de Carreiras
Auxílio para preparar seu currículo e portfólio
Mentores
PicPay
Head of product design @PicPay. Luiz tem uma vasta experiência, liderando equipes de UX research em empresas como: GetNinjas, Webmotors e OLX Brasil.
Luiz Felipe Parussolo
Dextra Digital
User Researcher na Dextra Digital. Trabalha em uma equipe multidisciplinar de cem pessoas, responsável pela Experiência Digital de clientes do setor de telefonia na América Latina.
Laryssa Tertuliano
FIAP
UX/UI Designer, mestre em comunicação e semiótica. Consultora para startups, professora na FIAP e palestrante.
Carla De Bona
Duck Design Studio
Vinícius é Sócio e Designer Gráfico/Motion na Duck. Atua com Branding, garantindo a expressão da marca dentro das interfaces desenvolvidas.
Vinicius Müller
Duck Design Studio
Sócio e UI Designer na Duck, formado em Design Digital pela Infnet. Já participou de projetos para diversas empresas e teve projetos premiados pela galeria Awwwards.
Eduardo Matos
Catarinas
Mestre em Design na área de interações e interfaces comunicacionais pela UDESC e mentora de diversos programas. Diretora de negócios e UX Strategist na Catarinas.
Priscilla Albuquerque
Empresas onde os mentores do curso atuam:
Rafael Yamanouti
ver mais
Arianne Anabuki
ver mais
ver mais
Luciano Franco Ribeiro
Fabrício Carvalho
ver mais
Felipe Barretti
ver mais
ver mais
Marianna Ferreira Oliva
Beatriz Guerreiro de Oliveira
ver mais
Projetos finais dos alunos
Redesign do site da Mapa do Imóvel
Rafael Yamanouti
Redesign do site da Mapa do Imóvel
Arianne Anabuki
Redesign do site da Mapa do Imóvel
Luciano Franco
Redesign do site da Mapa do Imóvel
Fabrício Carvalho
Redesign do site da Mapa do Imóvel
Felipe Barretti
Redesign do site da Mapa do Imóvel
Marianna Oliva
Redesign do site da Mapa do Imóvel
Beatriz Guerreiro
Trabalhos dos alunos
Como o curso de UX é organizado
Você assiste as aulas on-line
Faz suas atividades
Recebe dicas e conselhos sobre o seu desenvolvimento.
Defende o projeto de conclusão
Realiza um projeto ao final do curso.
Curso de ux design
Curso de ux design
Curso de ux design
Curso de ux design
De qualquer dispositivo na hora que você quiser.
Tarefas práticas, similares à projetos reais.
Você assiste as aulas on-line
Conversa com о tutor
Conversa com о tutor
Programação
+20
h. de teoria
+40
h. de prática
Módulo 1 -  A importância do Design.CX/UX e UI
Neste módulo, introduziremos conceitos fundamentaiscomo: a importância do design na era do cliente, a definição de UX e UI, os benefícios de aplicação do design a produtos ou serviços, a evolução do design e o retorno do investimento em design. 


Vamos nos concentrar em projetos de design que mudam indústrias e mercados inteiros. O objetivo principal é inspirar as pessoas. O design não é apenas um elemento visual do objeto. Design é uma maneira de pensar.

  • Projeção para as pessoas: Introdução ao conceito de User-Centered Design
  • Importância do design
  • Definições de UX e UI design
  • Cases que afetaram o mercado
Módulo 2 - ​​Product Discovery - Fundamentos do Product Discovery (estratégia e entendimento dos usuários)
 Para trabalhar com produtos digitais, é importante ter um mindset. Aqui, iremos apresentar as habilidades de um empreendedor e por que temos que nos esforçar para sairmos da nossa zona de conforto. 

  • As diferenças entre user research e market research
  • Métodos e tipos de pesquisa de UX
  • Conceito e aplicação do Product Market-Fit
  • A importância das personas e jornada do usuário
  • Ferramentas úteis no processo: canvas da proposta de valor e árvore de oportunidades
Módulo 3 - Product Discovery - Etapa de experimentação no processo de Discovery e definição da visão do produto
Neste módulo, vamos aprofundar a etapa de experimentação, que envolve a ideação e a prototipação das ideias e possíveis soluções.

  • Atividades de ideação e prototipação de soluções
  • Cultura de experimentação
  • Experimentos: técnicas e validações das soluções
  • As diferentes possibilidades de protótipos
  • Mudança de mindset: outputs over outcomes
Módulo 4 - Mapa de empatia e Design Thinking
Aqui, vamos falar sobre o que é Design Thinking e como implementá-lo em projetos. Explicaremos a diferença entre usuários e partes interessadas e como mapear os interesses das partes para entender melhor as metas do negócio.


  • Design da experiência do usuário
  • O que é UX e porque passou a ser uma área com tanto destaque?
  • Duplo Diamante do design thinking
  • Comentar brevemente sobre o fato de existirem diversos métodos
  • Destacar o duplo diamante e como ele representa bem o processo de resolução criativa de problemas
  • A relação entre UX e design thinking
Módulo 5 - UX Research e sua importância
Já neste módulo, iremos analisar o conceito de que o objetivo da pesquisa de UX é ver o impacto real do design nos usuários, não nossas suposições e expectativas. A ideia é coletar e analisar as informações para melhorar a experiência do usuário.


  • Por que devemos pesquisar?
  • Quando é o melhor momento para pesquisar?
  • Tipos de pesquisa e conceitos:
  • Pesquisa qualitativa vs pesquisa quantitativa
  • Pesquisa de atitudinal vs. pesquisa comportamental
  • Matriz de pesquisa (Definida, Hipótese e Dúvida)
Módulo 6 - Sintetizando pesquisa e definindo o problema
Após a fase de pesquisa, vamos explorar uma matriz que ajudará os designers a visualizar os resultados da pesquisa.


  • Mapa de afinidade
  • Mapa de Empatia
  • Mapa de jornada do usuário
  • Personas
  • Declarações "How we might"
  • Definição de POV - (Point of view)
Módulo 7 - Arquitetura de Informação e navegação
Aqui, iremos explorar a questão da arquitetura das informações em aplicativos e sites, que determina quais dados devem ser colocados em cada página e como as páginas são vinculadas uma à outra.


  • O que é Arquitetura de Informação?
  • Sistemas da Arquitetura de Informação
  • Os entregáveis
  • Card Sorting e outros métodos para testar arquitetura de informação
Módulo 8 - Usabilidade
Neste módulo, você irá aprender como projetar protótipos de vários níveis. Também irá conferir variedades importantes de elementos que criam a conveniência da interação do design. Isso ajudará a melhorar os protótipos e o processo de teste.

  • O que é usabilidade
  • Princípios e diretrizes de Usabilidade
  • Heurística de Nielsen
  • Entendendo a Avaliação Heurística
Módulo 9 - UX Writing
Neste módulo, vamos definir o que é a escrita UX e sua função de guiar o usuário e ajudá-lo a realizar ações ao interagir com produtos digitais.

  • Os conceitos básicos para criação de textos em UX
  • As diferenças entre microcopy, webwriting e copywriting
  • Os elementos mais importantes na construção de um guia de redação e estilo
  • Técnicas que podem tornar o texto mais inclusivo
Módulo 10 - Teste de Loop e Aprimoramento
Neste módulo, iremos abordar várias maneiras de testar seu conceito, soluções e interfaces com um usuário real.

  • A importância da prototipação
  • Design iterativo
  • O conceito de Mágico de Oz
  • Teste de Usabilidade
  • Tipos de protótipos e aplicação
  • Paper First, pixel after
  • Técnicas de prototipagem de papel
  • Práticas recomendadas para wireframing
  • Práticas recomendadas para prototipagem em alta fidelidade
  • Ferramentas para criar protótipos e como escolher a mais adequada
Módulo 11 - Leis de UX
Aqui, vamos examinar alguns princípios importantes que os designers podem considerar ao criar uma interface de usuário.


  • O efeito da usabilidade estética
  • Princípios da Gestalt
  • Região Comum
  • Proximidade
  • Similaridade
  • Conexão Uniforme
  • Efeito Von Restorff
  • Lei de Fitts
  • Lei de Hick
  • Lei de Jakob
  • Lei de Miller
  • Princípio de Pareto
  • Efeito de posição sequencial
  • Regra do Pico-Fim
Módulo 12 - Princípios básicos de UI
Passando para os módulos de interface do usuário, vamos aprender o básico do design de interface, tanto para a web, quanto para dispositivos móveis.


  • Interface/Experiência mobile x desktop
  • Projetando interfaces Mobile
  • Projetando interfaces Desktop
  • Alinhamento
  • Balanço
  • Preenchimento e espaço em branco
  • Contraste
  • Grades e alinhamento
  • Sequência
Módulo 13 - UX Mobile
Neste módulo, aprenderemos que UX independe de dispositivos, contextos históricos de dispositivos e devidas interações e como isso foi se transformando ao longo do tempo, desde o DOS até o Windows. 

Vamos falar sobre ergonomia e usabilidade e como isso é vital para um bom produto UX. Iremos avaliar as vantagens da padronização das diretrizes dos OSs.

  • Design system
  • Styleguide
  • A construção de um protótipo dentro do XD de uma aplicação mobile para restaurantes
Módulo 14 - Princípios de acessibilidade
Vamos fazer uma introdução ao mundo do design inclusivo. Você irá aprender como tornar seus produtos e serviços mais acessíveis. Vamos conhecer as práticas recomendadas, também conhecidas como heurísticas, quando se trata de projetar interfaces de usuário.
Módulo 15 - Design emocional
Aqui, examinaremos os elementos de aparência e sensações, os fundamentos importantes do design emocional. Você irá aprender como o usuário pode se sentir antes, durante e depois de usar uma interface, aspecto-chave da experiência do usuário. 

  • Componentes da aparência e das sensações
  • Paletas de cores
  • Iconografia
  • Tipografia
  • Ilustrações
  • Atração
  • Quadro de avisos
  • Esquemas de design
  • Instrumento
Módulo 16 - Métricas em UX

Neste módulo, iremos explorar como mensurar os resultados do UX Design. Os designers fazem pesquisas, criam protótipos e realizam testes de usabilidade, na esperança de fornecer aos usuários uma ótima experiência. As métricas de UX nos ajudam a saber se, de fato, estamos melhorando o produto.


As principais métricas pertencem a uma das três principais categorias:
  • envolvimento do usuário
  • o negócio
  • atendimento ao cliente.
Módulo 17 - Processos de design: construção e dimensionamento
Como dimensionar os processos de design em uma equipe ou empresa? Aqui,  vamos considerar várias maneiras de manter um equilíbrio de trabalho na equipe de design em diferentes projetos.


  • Estrutura atômica
  • Design System
  • Lean UX
  • Workshops e Design Sprint
Módulo 18 - Portfólio em UX
Você irá aprender a criar um portfólio, elaborar um currículo, escrever cartas de apresentação e a fazer entrevistas. Vamos abordar o caminho desde a procura de vaga e a primeira tarefa de teste, até entrevistas e propostas de emprego.
Módulo 19 - Tarefa final
O objetivo geral será investigar a fundo todas as informações brutas que estão sendo fornecidas para que a partir disto vocês interpretem, produzam um relatório e ofereçam soluções para os problemas listados para o redesign do site da Mapa do Imóvel.
As entregas finais deste projeto serão:
  • Um relatório contendo no mínimo Customer Journey Map, Sitemap, Persona e Auditoria do site
  • Apresentação de um protótipo, apontando cada uma das soluções para os problemas apresentados e a justificativa, embasada e relacionada ao relatório feito por vocês.
Módulo 1 -  A importância do Design.CX/UX e UI
Neste módulo, introduziremos conceitos fundamentaiscomo: a importância do design na era do cliente, a definição de UX e UI, os benefícios de aplicação do design a produtos ou serviços, a evolução do design e o retorno do investimento em design. 


Vamos nos concentrar em projetos de design que mudam indústrias e mercados inteiros. O objetivo principal é inspirar as pessoas. O design não é apenas um elemento visual do objeto. Design é uma maneira de pensar.

  • Projeção para as pessoas: Introdução ao conceito de User-Centered Design
  • Importância do design
  • Definições de UX e UI design
  • Cases que afetaram o mercado
Módulo 2 - ​​Product Discovery - Fundamentos do Product Discovery (estratégia e entendimento dos usuários
 Para trabalhar com produtos digitais, é importante ter um mindset. Aqui, iremos apresentar as habilidades de um empreendedor e por que temos que nos esforçar para sairmos da nossa zona de conforto. 

  • As diferenças entre user research e market research
  • Métodos e tipos de pesquisa de UX
  • Conceito e aplicação do Product Market-Fit
  • A importância das personas e jornada do usuário
  • Ferramentas úteis no processo: canvas da proposta de valor e árvore de oportunidades
Módulo 3 - Product Discovery - Etapa de experimentação no processo de Discovery e definição da visão do produto
Neste módulo, vamos aprofundar a etapa de experimentação, que envolve a ideação e a prototipação das ideias e possíveis soluções.

  • Atividades de ideação e prototipação de soluções
  • Cultura de experimentação
  • Experimentos: técnicas e validações das soluções
  • As diferentes possibilidades de protótipos
  • Mudança de mindset: outputs over outcomes
Módulo 4 - Mapa de empatia e Design Thinking
Aqui, vamos falar sobre o que é Design Thinking e como implementá-lo em projetos. Explicaremos a diferença entre usuários e partes interessadas e como mapear os interesses das partes para entender melhor as metas do negócio.


  • Design da experiência do usuário
  • O que é UX e porque passou a ser uma área com tanto destaque?
  • Duplo Diamante do design thinking
  • Comentar brevemente sobre o fato de existirem diversos métodos
  • Destacar o duplo diamante e como ele representa bem o processo de resolução criativa de problemas
  • A relação entre UX e design thinking
Módulo 5 - UX Research e sua importância
Já neste módulo, iremos analisar o conceito de que o objetivo da pesquisa de UX é ver o impacto real do design nos usuários, não nossas suposições e expectativas. A ideia é coletar e analisar as informações para melhorar a experiência do usuário.


  • Por que devemos pesquisar?
  • Quando é o melhor momento para pesquisar?
  • Tipos de pesquisa e conceitos:
  • Pesquisa qualitativa vs pesquisa quantitativa
  • Pesquisa de atitudinal vs. pesquisa comportamental
  • Matriz de pesquisa (Definida, Hipótese e Dúvida)
Módulo 6 - Sintetizando pesquisa e definindo o problema
Após a fase de pesquisa, vamos explorar uma matriz que ajudará os designers a visualizar os resultados da pesquisa.


  • Mapa de afinidade
  • Mapa de Empatia
  • Mapa de jornada do usuário
  • Personas
  • Declarações "How we might"
  • Definição de POV - (Point of view)
Módulo 7 - Arquitetura de Informação e navegação
Aqui, iremos explorar a questão da arquitetura das informações em aplicativos e sites, que determina quais dados devem ser colocados em cada página e como as páginas são vinculadas uma à outra.


  • O que é Arquitetura de Informação?
  • Sistemas da Arquitetura de Informação
  • Os entregáveis
  • Card Sorting e outros métodos para testar arquitetura de informação
Módulo 8 - Usabilidade
Neste módulo, você irá aprender como projetar protótipos de vários níveis. Também irá conferir variedades importantes de elementos que criam a conveniência da interação do design. Isso ajudará a melhorar os protótipos e o processo de teste.

  • O que é usabilidade
  • Princípios e diretrizes de Usabilidade
  • Heurística de Nielsen
  • Entendendo a Avaliação Heurística
Módulo 9 - UX Writing
Neste módulo, vamos definir o que é a escrita UX e sua função de guiar o usuário e ajudá-lo a realizar ações ao interagir com produtos digitais.

  • Os conceitos básicos para criação de textos em UX
  • As diferenças entre microcopy, webwriting e copywriting
  • Os elementos mais importantes na construção de um guia de redação e estilo
  • Técnicas que podem tornar o texto mais inclusivo
Módulo 10 - Teste de Loop e Aprimoramento
Neste módulo, iremos abordar várias maneiras de testar seu conceito, soluções e interfaces com um usuário real.

  • A importância da prototipação
  • Design iterativo
  • O conceito de Mágico de Oz
  • Teste de Usabilidade
  • Tipos de protótipos e aplicação
  • Paper First, pixel after
  • Técnicas de prototipagem de papel
  • Práticas recomendadas para wireframing
  • Práticas recomendadas para prototipagem em alta fidelidade
  • Ferramentas para criar protótipos e como escolher a mais adequada
Módulo 11 - Leis de UX
Aqui, vamos examinar alguns princípios importantes que os designers podem considerar ao criar uma interface de usuário.


  • O efeito da usabilidade estética
  • Princípios da Gestalt
  • Região Comum
  • Proximidade
  • Similaridade
  • Conexão Uniforme
  • Efeito Von Restorff
  • Lei de Fitts
  • Lei de Hick
  • Lei de Jakob
  • Lei de Miller
  • Princípio de Pareto
  • Efeito de posição sequencial
  • Regra do Pico-Fim
Módulo 12 - Princípios básicos de UI
Passando para os módulos de interface do usuário, vamos aprender o básico do design de interface, tanto para a web, quanto para dispositivos móveis.


  • Interface/Experiência mobile x desktop
  • Projetando interfaces Mobile
  • Projetando interfaces Desktop
  • Alinhamento
  • Balanço
  • Preenchimento e espaço em branco
  • Contraste
  • Grades e alinhamento
  • Sequência
Módulo 13 - UX Mobile
Neste módulo, aprenderemos que UX independe de dispositivos, contextos históricos de dispositivos e devidas interações e como isso foi se transformando ao longo do tempo, desde o DOS até o Windows. 

Vamos falar sobre ergonomia e usabilidade e como isso é vital para um bom produto UX. Iremos avaliar as vantagens da padronização das diretrizes dos OSs.

  • Design system
  • Styleguide
  • A construção de um protótipo dentro do XD de uma aplicação mobile para restaurantes
Módulo 14 - Princípios de acessibilidade
Vamos fazer uma introdução ao mundo do design inclusivo. Você irá aprender como tornar seus produtos e serviços mais acessíveis. Vamos conhecer as práticas recomendadas, também conhecidas como heurísticas, quando se trata de projetar interfaces de usuário.
Módulo 15 - Design emocional
Aqui, examinaremos os elementos de aparência e sensações, os fundamentos importantes do design emocional. Você irá aprender como o usuário pode se sentir antes, durante e depois de usar uma interface, aspecto-chave da experiência do usuário. 

  • Componentes da aparência e das sensações
  • Paletas de cores
  • Iconografia
  • Tipografia
  • Ilustrações
  • Atração
  • Quadro de avisos
  • Esquemas de design
  • Instrumento
Módulo 16 - Métricas em UX

Neste módulo, iremos explorar como mensurar os resultados do UX Design. Os designers fazem pesquisas, criam protótipos e realizam testes de usabilidade, na esperança de fornecer aos usuários uma ótima experiência. As métricas de UX nos ajudam a saber se, de fato, estamos melhorando o produto.


As principais métricas pertencem a uma das três principais categorias:
  • envolvimento do usuário
  • o negócio
  • atendimento ao cliente.
Módulo 17 - Processos de design: construção e dimensionamento
Como dimensionar os processos de design em uma equipe ou empresa? Aqui,  vamos considerar várias maneiras de manter um equilíbrio de trabalho na equipe de design em diferentes projetos.


  • Estrutura atômica
  • Design System
  • Lean UX
  • Workshops e Design Sprint
Módulo 18 - Portfólio em UX
Você irá aprender a criar um portfólio, elaborar um currículo, escrever cartas de apresentação e a fazer entrevistas. Vamos abordar o caminho desde a procura de vaga e a primeira tarefa de teste, até entrevistas e propostas de emprego.
Módulo 19 - Tarefa final
O objetivo geral será investigar a fundo todas as informações brutas que estão sendo fornecidas para que a partir disto vocês interpretem, produzam um relatório e ofereçam soluções para os problemas listados para o redesign do site da Mapa do Imóvel.
As entregas finais deste projeto serão:
  • Um relatório contendo no mínimo Customer Journey Map, Sitemap, Persona e Auditoria do site
  • Apresentação de um protótipo, apontando cada uma das soluções para os problemas apresentados e a justificativa, embasada e relacionada ao relatório feito por vocês.
Módulo bônus — Guia de cores: qual sua importância?
  • Psicologia das cores
  • Teoria da cor: Círculo cromático de Itten
  • Tipos de relação entre as cores. Como fazer a escolha?
  • Regra das duas cores + cor de destaque
  • Regra de abordagem individual
  • Influência da iluminação na cor
Módulo bônus — Guia de cores: qual sua importância?
  • Psicologia das cores
  • Teoria da cor: Círculo cromático de Itten
  • Tipos de relação entre as cores. Como fazer a escolha?
  • Regra das duas cores + cor de destaque
  • Regra de abordagem individual
  • Influência da iluminação na cor
mentor do módulo bônus
Thiago Lopes
Formado em Design gráfico, pós-graduado em Design Editorial, atua como designer gráfico e ilustrador desde 2005.
Já ilustrou mais de 40 livros publicados em diversos países, França, Espanha, Coreia do Sul, EUA, Austrália, Malta, Colômbia e Japão.
Clientes
PNUD Brasil, Santander, Editora Moderna, Sesc SP, Faber Castell, FTD, Suzano, Editora Melhoramentos, Editora do Brasil
Faça projetos reais e entre diretamente no mercado com nossos parceiros!
Parceiro do curso
A Duck é um estúdio de design criado em 2018 em Gramado/RS. Em uma equação que junta criatividade e arte baseadas em ciência e pesquisa, os três designers/sócios constroem projetos em ritmo artesanal, focando em qualidade. Esse processo garantiu 4 Awwwards para o estúdio, além de diversas menções em várias revistas e perfis de design.
A Duck é um estúdio de design criado em 2018 em Gramado/RS que acredita que o design resolve problemas. Em uma equação que junta criatividade e arte baseadas em ciência e pesquisa, os três designers/sócios constroem projetos em ritmo artesanal, distanciando-se do grande volume de projetos e focando em qualidade. Esse processo bastante próprio garantiu 4 Awwwards para o estúdio, além de diversas menções em várias revistas e perfis de design.
Avaliações do curso UX Design do Zero
Avaliações do curso UX Design do Zero
Luciano Franco Ribeiro
linkedin
A Mentorama entrou no momento certo da minha vida.
No começo não sabia exatamente o que me esperava pela frente, mas o acompanhamento dos mentores foi quebrando meu gelo e fui desbravando um caminho novo no curso de UX/UI Design.
Em alguns momentos bateu um desespero, mas a equipe acolheu minhas frustrações e me incentivou a seguir em frente.
As aulas e os professores estão em um formato que amei. Sem falar no suporte do Discord.
Mentorama, obrigado por ter aparecido na minha vida no momento certo.
Aracele Torres
Instagram
Tenho tido uma experiência muito boa no curso Profissão UX/UI. As aulas e as informações sobre elas são bem organizadas e de fácil compreensão. Também acho o suporte que a Mentorama oferece à nós um diferencial, tem uma equipe dedicada à disposição para corrgir atividades, tirar dúvidas e inclusive te ajudar a se inserir no mercado de trabalho.
Mayumi Adati Guimaraes
Estudar de maneira prática, aplicada e com feedback é fundamental para o profissional em tecnologia. É exatamente essa a abordagem da Mentorama. As aulas teóricas reunem os melhores profissionais da área e os mentores dão toda atenção na correção dos trabalhos e feedback. Tenho aproveitado muito as atividades extras (webinars, grupos no discord) e todo o apoio da equipe também. Valeu, Mentorama!
Diego Henrique Coelho
Instagram
Em relação ao conteúdo achei muito bom e completo! Os primeiros módulos são mais introdutórios, mas logo são apresentados exemplos mais práticos, além da explicação teórica que é super importante. A qualidade dos vídeos é muito boa e da para ter acesso às apresentações usadas nos vídeos.
Yuri de Oliveira Santana
Facebook
Didático, prático e sucinto. Descobri a área de atuação em UX, de maneira oportuna encontrei a Mentorama e acredito que foi uma escolha certeira. Ótimos profissionais da área, explicando os tópicos de maneira objetiva, com um conteúdo essencial. As atividades sempre reforçam a prática dos módulos, com os mentores sempre pontuais e trazendo uma perspectiva de quem já conhece a área. Recomendo muito, é um investimento que vale o conhecimento que se obtém.
Thayany Azevedo Silveira
linkedin
1. Mesmo já atuando na área, eu sentia que precisava me atualizar em alguns dos assuntos em UX abordados no mercado e a grade de estudos da Mentorama me mostrou uma visão geral de UX muito enriquecedora, que poderia ajudar a cumprir meus objetivos profissionais