Nós usamos cookies para criar uma experiência de navegação melhor. Ao acessar o site da MENTORAMA, você concorda com nossa Política de Cookies.
Entendi
Close
Nós usamos cookies para criar uma experiência de navegação melhor. Ao acessar o site da MENTORAMA, você concorda com nossa Política de Cookies.
Entendi
Close

UX Design do Zero

Escola online das profissões
mais procuradas
Oferta especial de 55% de desconto apenas para as primeiras 20 vagas
Atenção, esta promoção exclusiva acaba em:
10 : 44 : 16
0 :
Horas
Minutos
Segundos
Dias
Programação
Módulo 1 - A importância do Design.CX/UX e UI
Neste módulo, introduziremos conceitos fundamentaiscomo: a importância do design na era do cliente, a definição de UX e UI, os benefícios de aplicação do design a produtos ou serviços, a evolução do design e o retorno do investimento em design. 


Vamos nos concentrar em projetos de design que mudam indústrias e mercados inteiros. O objetivo principal é inspirar as pessoas. O design não é apenas um elemento visual do objeto. Design é uma maneira de pensar.

  • Projeção para as pessoas: Introdução ao conceito de User-Centered Design
  • Importância do design
  • Definições de UX e UI design
  • Cases que afetaram o mercado
Módulo 2 - ​​Product Discovery - Fundamentos do Product Discovery (estratégia e entendimento dos usuários)
 Para trabalhar com produtos digitais, é importante ter um mindset. Aqui, iremos apresentar as habilidades de um empreendedor e por que temos que nos esforçar para sairmos da nossa zona de conforto. 

  • As diferenças entre user research e market research
  • Métodos e tipos de pesquisa de UX
  • Conceito e aplicação do Product Market-Fit
  • A importância das personas e jornada do usuário
  • Ferramentas úteis no processo: canvas da proposta de valor e árvore de oportunidades
Módulo 3 - Product Discovery - Etapa de experimentação no processo de Discovery e definição da visão do produto
Neste módulo, vamos aprofundar a etapa de experimentação, que envolve a ideação e a prototipação das ideias e possíveis soluções.

  • Atividades de ideação e prototipação de soluções
  • Cultura de experimentação
  • Experimentos: técnicas e validações das soluções
  • As diferentes possibilidades de protótipos
  • Mudança de mindset: outputs over outcomes
Módulo 4 - Mapa de empatia e Design Thinking
Aqui, vamos falar sobre o que é Design Thinking e como implementá-lo em projetos. Explicaremos a diferença entre usuários e partes interessadas e como mapear os interesses das partes para entender melhor as metas do negócio.


  • Design da experiência do usuário
  • O que é UX e porque passou a ser uma área com tanto destaque?
  • Duplo Diamante do design thinking
  • Comentar brevemente sobre o fato de existirem diversos métodos
  • Destacar o duplo diamante e como ele representa bem o processo de resolução criativa de problemas
  • A relação entre UX e design thinking
Módulo 5 - UX Research e sua importância
Já neste módulo, iremos analisar o conceito de que o objetivo da pesquisa de UX é ver o impacto real do design nos usuários, não nossas suposições e expectativas. A ideia é coletar e analisar as informações para melhorar a experiência do usuário.


  • Por que devemos pesquisar?
  • Quando é o melhor momento para pesquisar?
  • Tipos de pesquisa e conceitos:
  • Pesquisa qualitativa vs pesquisa quantitativa
  • Pesquisa de atitudinal vs. pesquisa comportamental
  • Matriz de pesquisa (Definida, Hipótese e Dúvida)
Módulo 6 - Sintetizando pesquisa e definindo o problema
Após a fase de pesquisa, vamos explorar uma matriz que ajudará os designers a visualizar os resultados da pesquisa.


  • Mapa de afinidade
  • Mapa de Empatia
  • Mapa de jornada do usuário
  • Personas
  • Declarações "How we might"
  • Definição de POV - (Point of view)
Módulo 7 - Arquitetura de Informação e navegação
Aqui, iremos explorar a questão da arquitetura das informações em aplicativos e sites, que determina quais dados devem ser colocados em cada página e como as páginas são vinculadas uma à outra.


  • O que é Arquitetura de Informação?
  • Sistemas da Arquitetura de Informação
  • Os entregáveis
  • Card Sorting e outros métodos para testar arquitetura de informação
Módulo 8 - Usabilidade
Neste módulo, você irá aprender como projetar protótipos de vários níveis. Também irá conferir variedades importantes de elementos que criam a conveniência da interação do design. Isso ajudará a melhorar os protótipos e o processo de teste.

  • O que é usabilidade
  • Princípios e diretrizes de Usabilidade
  • Heurística de Nielsen
  • Entendendo a Avaliação Heurística
Módulo 9 - UX Writing
Neste módulo, vamos definir o que é a escrita UX e sua função de guiar o usuário e ajudá-lo a realizar ações ao interagir com produtos digitais.

  • Os conceitos básicos para criação de textos em UX
  • As diferenças entre microcopy, webwriting e copywriting
  • Os elementos mais importantes na construção de um guia de redação e estilo
  • Técnicas que podem tornar o texto mais inclusivo
Módulo 10 - Teste de Loop e Aprimoramento
Neste módulo, iremos abordar várias maneiras de testar seu conceito, soluções e interfaces com um usuário real.

  • A importância da prototipação
  • Design iterativo
  • O conceito de Mágico de Oz
  • Teste de Usabilidade
  • Tipos de protótipos e aplicação
  • Paper First, pixel after
  • Técnicas de prototipagem de papel
  • Práticas recomendadas para wireframing
  • Práticas recomendadas para prototipagem em alta fidelidade
  • Ferramentas para criar protótipos e como escolher a mais adequada
Módulo 11 - Leis de UX
Aqui, vamos examinar alguns princípios importantes que os designers podem considerar ao criar uma interface de usuário.


  • O efeito da usabilidade estética
  • Princípios da Gestalt
  • Região Comum
  • Proximidade
  • Similaridade
  • Conexão Uniforme
  • Efeito Von Restorff
  • Lei de Fitts
  • Lei de Hick
  • Lei de Jakob
  • Lei de Miller
  • Princípio de Pareto
  • Efeito de posição sequencial
  • Regra do Pico-Fim
Módulo 12 - Princípios básicos de UI
Passando para os módulos de interface do usuário, vamos aprender o básico do design de interface, tanto para a web, quanto para dispositivos móveis.


  • Interface/Experiência mobile x desktop
  • Projetando interfaces Mobile
  • Projetando interfaces Desktop
  • Alinhamento
  • Balanço
  • Preenchimento e espaço em branco
  • Contraste
  • Grades e alinhamento
  • Sequência
Módulo 13 - UX Mobile
Neste módulo, aprenderemos que UX independe de dispositivos, contextos históricos de dispositivos e devidas interações e como isso foi se transformando ao longo do tempo, desde o DOS até o Windows. 

Vamos falar sobre ergonomia e usabilidade e como isso é vital para um bom produto UX. Iremos avaliar as vantagens da padronização das diretrizes dos OSs.

  • Design system
  • Styleguide
  • A construção de um protótipo dentro do XD de uma aplicação mobile para restaurantes
Módulo 14 - Princípios de acessibilidade
Vamos fazer uma introdução ao mundo do design inclusivo. Você irá aprender como tornar seus produtos e serviços mais acessíveis. Vamos conhecer as práticas recomendadas, também conhecidas como heurísticas, quando se trata de projetar interfaces de usuário.
Módulo 15 - Design emocional
Aqui, examinaremos os elementos de aparência e sensações, os fundamentos importantes do design emocional. Você irá aprender como o usuário pode se sentir antes, durante e depois de usar uma interface, aspecto-chave da experiência do usuário. 

  • Componentes da aparência e das sensações
  • Paletas de cores
  • Iconografia
  • Tipografia
  • Ilustrações
  • Atração
  • Quadro de avisos
  • Esquemas de design
  • Instrumento
Módulo 16 - Métricas em UX

Neste módulo, iremos explorar como mensurar os resultados do UX Design. Os designers fazem pesquisas, criam protótipos e realizam testes de usabilidade, na esperança de fornecer aos usuários uma ótima experiência. As métricas de UX nos ajudam a saber se, de fato, estamos melhorando o produto.


As principais métricas pertencem a uma das três principais categorias:
  • envolvimento do usuário
  • o negócio
  • atendimento ao cliente.
Módulo 17 - Processos de design: construção e dimensionamento
Como dimensionar os processos de design em uma equipe ou empresa? Aqui,  vamos considerar várias maneiras de manter um equilíbrio de trabalho na equipe de design em diferentes projetos.


  • Estrutura atômica
  • Design System
  • Lean UX
  • Workshops e Design Sprint
Módulo 18 - Portfólio em UX
Você irá aprender a criar um portfólio, elaborar um currículo, escrever cartas de apresentação e a fazer entrevistas. Vamos abordar o caminho desde a procura de vaga e a primeira tarefa de teste, até entrevistas e propostas de emprego.
Módulo 19 - Tarefa final
O objetivo geral será investigar a fundo todas as informações brutas que estão sendo fornecidas para que a partir disto vocês interpretem, produzam um relatório e ofereçam soluções para os problemas listados para o redesign do site da Mapa do Imóvel.
As entregas finais deste projeto serão:
  • Um relatório contendo no mínimo Customer Journey Map, Sitemap, Persona e Auditoria do site
  • Apresentação de um protótipo, apontando cada uma das soluções para os problemas apresentados e a justificativa, embasada e relacionada ao relatório feito por vocês.
Módulo 1 -  A importância do Design.CX/UX e UI
Neste módulo, introduziremos conceitos fundamentaiscomo: a importância do design na era do cliente, a definição de UX e UI, os benefícios de aplicação do design a produtos ou serviços, a evolução do design e o retorno do investimento em design. 


Vamos nos concentrar em projetos de design que mudam indústrias e mercados inteiros. O objetivo principal é inspirar as pessoas. O design não é apenas um elemento visual do objeto. Design é uma maneira de pensar.

  • Projeção para as pessoas: Introdução ao conceito de User-Centered Design
  • Importância do design
  • Definições de UX e UI design
  • Cases que afetaram o mercado
Módulo 2 - ​​Product Discovery - Fundamentos do Product Discovery (estratégia e entendimento dos usuários
 Para trabalhar com produtos digitais, é importante ter um mindset. Aqui, iremos apresentar as habilidades de um empreendedor e por que temos que nos esforçar para sairmos da nossa zona de conforto. 

  • As diferenças entre user research e market research
  • Métodos e tipos de pesquisa de UX
  • Conceito e aplicação do Product Market-Fit
  • A importância das personas e jornada do usuário
  • Ferramentas úteis no processo: canvas da proposta de valor e árvore de oportunidades
Módulo 3 - Product Discovery - Etapa de experimentação no processo de Discovery e definição da visão do produto
Neste módulo, vamos aprofundar a etapa de experimentação, que envolve a ideação e a prototipação das ideias e possíveis soluções.

  • Atividades de ideação e prototipação de soluções
  • Cultura de experimentação
  • Experimentos: técnicas e validações das soluções
  • As diferentes possibilidades de protótipos
  • Mudança de mindset: outputs over outcomes
Módulo 4 - Mapa de empatia e Design Thinking
Aqui, vamos falar sobre o que é Design Thinking e como implementá-lo em projetos. Explicaremos a diferença entre usuários e partes interessadas e como mapear os interesses das partes para entender melhor as metas do negócio.


  • Design da experiência do usuário
  • O que é UX e porque passou a ser uma área com tanto destaque?
  • Duplo Diamante do design thinking
  • Comentar brevemente sobre o fato de existirem diversos métodos
  • Destacar o duplo diamante e como ele representa bem o processo de resolução criativa de problemas
  • A relação entre UX e design thinking
Módulo 5 - UX Research e sua importância
Já neste módulo, iremos analisar o conceito de que o objetivo da pesquisa de UX é ver o impacto real do design nos usuários, não nossas suposições e expectativas. A ideia é coletar e analisar as informações para melhorar a experiência do usuário.


  • Por que devemos pesquisar?
  • Quando é o melhor momento para pesquisar?
  • Tipos de pesquisa e conceitos:
  • Pesquisa qualitativa vs pesquisa quantitativa
  • Pesquisa de atitudinal vs. pesquisa comportamental
  • Matriz de pesquisa (Definida, Hipótese e Dúvida)
Módulo 6 - Sintetizando pesquisa e definindo o problema
Após a fase de pesquisa, vamos explorar uma matriz que ajudará os designers a visualizar os resultados da pesquisa.


  • Mapa de afinidade
  • Mapa de Empatia
  • Mapa de jornada do usuário
  • Personas
  • Declarações "How we might"
  • Definição de POV - (Point of view)
Módulo 7 - Arquitetura de Informação e navegação
Aqui, iremos explorar a questão da arquitetura das informações em aplicativos e sites, que determina quais dados devem ser colocados em cada página e como as páginas são vinculadas uma à outra.


  • O que é Arquitetura de Informação?
  • Sistemas da Arquitetura de Informação
  • Os entregáveis
  • Card Sorting e outros métodos para testar arquitetura de informação
Módulo 8 - Usabilidade
Neste módulo, você irá aprender como projetar protótipos de vários níveis. Também irá conferir variedades importantes de elementos que criam a conveniência da interação do design. Isso ajudará a melhorar os protótipos e o processo de teste.

  • O que é usabilidade
  • Princípios e diretrizes de Usabilidade
  • Heurística de Nielsen
  • Entendendo a Avaliação Heurística
Módulo 9 - UX Writing
Neste módulo, vamos definir o que é a escrita UX e sua função de guiar o usuário e ajudá-lo a realizar ações ao interagir com produtos digitais.

  • Os conceitos básicos para criação de textos em UX
  • As diferenças entre microcopy, webwriting e copywriting
  • Os elementos mais importantes na construção de um guia de redação e estilo
  • Técnicas que podem tornar o texto mais inclusivo
Módulo 10 - Teste de Loop e Aprimoramento
Neste módulo, iremos abordar várias maneiras de testar seu conceito, soluções e interfaces com um usuário real.

  • A importância da prototipação
  • Design iterativo
  • O conceito de Mágico de Oz
  • Teste de Usabilidade
  • Tipos de protótipos e aplicação
  • Paper First, pixel after
  • Técnicas de prototipagem de papel
  • Práticas recomendadas para wireframing
  • Práticas recomendadas para prototipagem em alta fidelidade
  • Ferramentas para criar protótipos e como escolher a mais adequada
Módulo 11 - Leis de UX
Aqui, vamos examinar alguns princípios importantes que os designers podem considerar ao criar uma interface de usuário.


  • O efeito da usabilidade estética
  • Princípios da Gestalt
  • Região Comum
  • Proximidade
  • Similaridade
  • Conexão Uniforme
  • Efeito Von Restorff
  • Lei de Fitts
  • Lei de Hick
  • Lei de Jakob
  • Lei de Miller
  • Princípio de Pareto
  • Efeito de posição sequencial
  • Regra do Pico-Fim
Módulo 12 - Princípios básicos de UI
Passando para os módulos de interface do usuário, vamos aprender o básico do design de interface, tanto para a web, quanto para dispositivos móveis.


  • Interface/Experiência mobile x desktop
  • Projetando interfaces Mobile
  • Projetando interfaces Desktop
  • Alinhamento
  • Balanço
  • Preenchimento e espaço em branco
  • Contraste
  • Grades e alinhamento
  • Sequência
Módulo 13 - UX Mobile
Neste módulo, aprenderemos que UX independe de dispositivos, contextos históricos de dispositivos e devidas interações e como isso foi se transformando ao longo do tempo, desde o DOS até o Windows. 

Vamos falar sobre ergonomia e usabilidade e como isso é vital para um bom produto UX. Iremos avaliar as vantagens da padronização das diretrizes dos OSs.

  • Design system
  • Styleguide
  • A construção de um protótipo dentro do XD de uma aplicação mobile para restaurantes
Módulo 14 - Princípios de acessibilidade
Vamos fazer uma introdução ao mundo do design inclusivo. Você irá aprender como tornar seus produtos e serviços mais acessíveis. Vamos conhecer as práticas recomendadas, também conhecidas como heurísticas, quando se trata de projetar interfaces de usuário.
Módulo 15 - Design emocional
Aqui, examinaremos os elementos de aparência e sensações, os fundamentos importantes do design emocional. Você irá aprender como o usuário pode se sentir antes, durante e depois de usar uma interface, aspecto-chave da experiência do usuário. 

  • Componentes da aparência e das sensações
  • Paletas de cores
  • Iconografia
  • Tipografia
  • Ilustrações
  • Atração
  • Quadro de avisos
  • Esquemas de design
  • Instrumento
Módulo 16 - Métricas em UX

Neste módulo, iremos explorar como mensurar os resultados do UX Design. Os designers fazem pesquisas, criam protótipos e realizam testes de usabilidade, na esperança de fornecer aos usuários uma ótima experiência. As métricas de UX nos ajudam a saber se, de fato, estamos melhorando o produto.


As principais métricas pertencem a uma das três principais categorias:
  • envolvimento do usuário
  • o negócio
  • atendimento ao cliente.
Módulo 17 - Processos de design: construção e dimensionamento
Como dimensionar os processos de design em uma equipe ou empresa? Aqui,  vamos considerar várias maneiras de manter um equilíbrio de trabalho na equipe de design em diferentes projetos.


  • Estrutura atômica
  • Design System
  • Lean UX
  • Workshops e Design Sprint
Módulo 18 - Portfólio em UX
Você irá aprender a criar um portfólio, elaborar um currículo, escrever cartas de apresentação e a fazer entrevistas. Vamos abordar o caminho desde a procura de vaga e a primeira tarefa de teste, até entrevistas e propostas de emprego.
Módulo 19 - Tarefa final
O objetivo geral será investigar a fundo todas as informações brutas que estão sendo fornecidas para que a partir disto vocês interpretem, produzam um relatório e ofereçam soluções para os problemas listados para o redesign do site da Mapa do Imóvel.
As entregas finais deste projeto serão:
  • Um relatório contendo no mínimo Customer Journey Map, Sitemap, Persona e Auditoria do site
  • Apresentação de um protótipo, apontando cada uma das soluções para os problemas apresentados e a justificativa, embasada e relacionada ao relatório feito por vocês.
Inscreva-se no curso
Garanta seu desconto e nós entraremos em contato
R$ 90,64*
Até 12 vezes de
*Crédito sujeito à aprovação pelo parceiro financeiro com incidência de juros.
preço total sem desconto
R$ 1.087,65
preço total a vista
R$ 2.4170,00
UX Design do Zero
Days
Hours
Minutes
Seconds
Escola online das profissões mais procuradas
Av. Brg. Faria Lima, 2369 - São Paulo -SP
© Mentorama, 2020-2021 | CNPJ: 36.860.664/0001-78